30112020Seg
AtualizadoSeg, 30 Nov 2020 1am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

As lições do Atlas para a pesquisa do câncer

Nota5_Diversos_Teste_Gen__tico_3_OK.jpgO fim do projeto Atlas, um consórcio internacional que desde 2006 consumiu mais de US$ 375 milhões no esforço de decifrar geneticamente cerca de 10 mil tumores, convida a uma reflexão. Essa é a proposta do artigo assinado por Heidi Ledford, publicado na edição de janeiro da revista Nature, que faz uma crítica aos exageros da genômica.

"Sempre haverá novas mutações que estarão associadas a um tipo particular de câncer. A pergunta é: qual é a relação custo-benefício ?”, questiona.

A tecnologia de sequenciamento adotada no Atlas também desperta debates. O programa trabalhou apenas em tecido fresco congelado e como a maioria das biópsias clínicas são fixadas em parafina, encontrar e pagar por amostras de tecido fresco se tornou a maior despesa do Atlas, apontou  Louis Staudt, diretor do Instituto de Genômica no Instituto Nacional do Câncer (NCI) dos Estados Unidos, em Bethesda, Maryland.


Outro problema apontado pelaNature foi o mecanismo de resistência a uma série de drogas- alvo. Tipicamente, os tumores se tornam resistentes ativando genes diferentes para driblar o bloqueio imposto pelo tratamento. Haverá uma saída?  

De certa forma, ainda que a euforia inicial do programa Atlas tenha dado lugar a um olhar mais cauteloso, Bert Vogelstein, geneticista da Universidade Johns Hopkins argumenta que o programa sem dúvida trouxe benefícios em todos os aspectos da pesquisa sobre o câncer, entre eles novas formas de classificar os tumores e o desenvolvimento de agentes terapêuticos mais eficientes.

Agora, depois desse esforço ampliado, o consórcio internacional do programa Atlas anuncia que deve se concentrar em sequenciar intensamente apenas três tipos de câncer: de ovário, colorretal e adenocarcinoma de pulmão.
 
Referência: http://www.nature.com/news/end-of-cancer-genome-project-prompts-rethink-1.16662


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519