29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova trastuzumabe deruxtecana em tumores sólidos HER2+ irressecáveis ou metastáticos

aprovado 21 bxA Agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação acelerada ao conjugado de anticorpo-medicamento (ADC) trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®, Daiichi Sankyo, AstraZeneca) para pacientes adultos com tumores sólidos HER2-positivo (IHC3+) irressecáveis ou metastáticos que receberam tratamento sistêmico prévio e não têm opções alternativas de tratamento satisfatórias. Anunciada no dia 05 de abril, a indiciação agnóstica é baseada nos resultados dos estudos multicêntricos DESTINY-PanTumor02, DESTINY-Lung01 e DESTINY- CRC02.

Os três ensaios excluíram pacientes com história de doença pulmonar intersticial (DPI)/pneumonite que necessitavam de tratamento com esteroides ou DPI/pneumonite no rastreio e doença cardíaca clinicamente significativa. Os pacientes também foram excluídos por metástases cerebrais ativas ou performance status ECOG >1. O tratamento foi administrado até progressão da doença, morte, retirada do consentimento ou toxicidade inaceitável.

O principal endpoint em todos os três ensaios foi a taxa de resposta objetiva (ORR) confirmada, e um endpoint adicional foi a duração da resposta (DOR). Todos os resultados foram avaliados por revisão central independente (ICR) com base no RECIST v1.1.

No DESTINY-PanTumor02, a ORR foi de 51,4% (IC 95%: 41,7; 61,0) e a mediana de duração de resposta foi de 19,4 meses (intervalo 1,3; 27,9+).  No DESTINY-Lung01, a ORR foi de 52,9% (IC 95%: 27,8; 77,0) e a mediana de duração de resposta foi de 6,9 meses (intervalo 4,0; 11,7+). No DESTINY-CRC02, a ORR foi de 46,9% (IC 95%: 34,3, 59,8) e a duração de resposta foi de 5,5 meses (intervalo 1,3+, 9,7+).

As reações adversas mais comuns (≥20%), incluindo anomalias laboratoriais, foram leucopenia, náuseas, anemia, neutropenia, fadiga, linfopenia, trombocitopenia, aumento da aspartato aminotransferase, aumento da alanina aminotransferase, aumento fosfatase alcalina no sangue, vômitos, diminuição do apetite, alopecia, diarreia, hipocalemia, prisão de ventre, diminuição do sódio, estomatite e infecção do trato respiratório superior. As informações de prescrição incluem um aviso em caixa alertando sobre o risco de doença pulmonar intersticial e toxicidade embriofetal.

A dosagem recomendada de trastuzumabe deruxtecana para esta indicação é de 5,4 mg/kg administrada por infusão intravenosa uma vez a cada 3 semanas (ciclo de 21 dias) até progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

A decisão do FDA foi conduzida no âmbito do Projeto Orbis, iniciativa que fornece uma estrutura para submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos entre parceiros internacionais. Para esta revisão, o FDA contou com a colaboração da Australian Therapeutic Goods Administration (TGA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Health Canada e a Health Sciences Authority (HSA) de Singapura.

Referência: FDA grants accelerated approval to fam-trastuzumab deruxtecan-nxki for unresectable or metastatic HER2-positive solid tumors

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519