28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Dieta baseada em vegetais e qualidade de vida em sobreviventes de câncer de próstata

vegetaisEstudo prospectivo publicado na Cancer traz evidências de que o maior consumo de alimentos saudáveis à base de vegetais está associado a pontuações modestamente mais altas nos domínios da qualidade de vida entre pacientes com câncer de próstata.

“As dietas à base de vegetais trazem muitos benefícios à saúde, incluindo menor risco de câncer de próstata fatal e maior sustentabilidade ambiental. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto dessas dietas na qualidade de vida entre indivíduos diagnosticados com câncer de próstata. Nesse estudo, buscamos examinar a relação entre os índices da dieta baseada em vegetais pós-diagnóstico e a qualidade de vida”, esclarecem os autores.

Este estudo de coorte prospectivo incluiu 3.505 participantes do Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde (1986–2016) com câncer de próstata não metastático. Questionários de frequência alimentar foram utilizados para calcular índices gerais e saudáveis de dieta baseada em vegetais.

Os escores de qualidade de vida foram calculados usando o Expanded Prostate Cancer Index Composite. Equações de estimativa generalizadas foram usadas para examinar associações ao longo do tempo entre índices de dieta baseada em vegetais e domínios de qualidade de vida (funcionamento sexual, irritação/obstrução urinária, incontinência urinária, funcionamento intestinal, hormonal/vitalidade), ajustadas para dados demográficos, história oncológica, índice de massa corporal, ingestão calórica, comportamentos relacionados à saúde e comorbidades.

A idade média ao diagnóstico do câncer de próstata foi de 68 anos; 48% dos pacientes foram submetidos à prostatectomia radical e 35% receberam radioterapia como tratamento primário.A mediana de tempo desde o diagnóstico/tratamento até a primeira aplicação do questionário de qualidade de vida foi de 7,0 anos.

Um índice mais alto de dieta baseada em vegetais foi associado a melhores pontuações para função sexual, irritação/obstrução urinária, incontinência urinária e hormonal/vitalidade. O consumo de alimentos vegetais mais saudáveis também foi associado a uma melhor função sexual e intestinal, bem como a incontinência urinária e escores hormonais/vitalidade na análise ajustada por idade, mas não na análise multivariada.

“Este estudo prospectivo fornece evidências de que o maior consumo de alimentos saudáveis à base de vegetais está associado a pontuações modestamente mais altas nos domínios da qualidade de vida entre pacientes com câncer de próstata”, concluíram os autores.

Referência: Loeb S, Hua Q, Bauer SR, et al. Plant-based diet associated with better quality of life in prostate cancer survivors. Cancer. 2024; 1-11. doi:10.1002/cncr.35172

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519