29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Medo de recorrência do câncer entre sobreviventes de melanoma cutâneo localizado

paciente4Resultados de estudo qualitativo publicado no JAMA Dermatology sugerem que apesar do excelente prognóstico, os sobreviventes de melanoma localizado apresentam altas taxas de medo da recorrência do câncer e expressam intensas experiências negativas de sobrevida que podem afetar o bem-estar psicológico.

Este estudo qualitativo baseado em survey utilizou entrevistas semiestruturadas e a ferramenta de pesquisa Fear of Cancer Recurrence Inventory short form (FCRI-SF) com participantes recrutados em uma prática acadêmica de dermatologia afiliada à Universidade do Texas, Austin. As entrevistas foram realizadas por telefone ou pessoalmente no período de agosto de 2021 a setembro de 2022. Cada um dos 9 itens do FCRI-SF foi avaliado em uma escala Likert de 5 pontos, pontuada de 0 a 4, com pontuação máxima possível de 36 pontos. As análises dos dados foram realizadas entre fevereiro de 2022 e junho de 2023.

As entrevistas semiestruturadas foram analisadas quanto a temas e subtemas associados às experiências vividas por sobreviventes de melanoma cutâneo. As pontuações do FCRI-SF foram tabuladas, com pontuações de 13 ou mais identificando casos potenciais de medo de recorrência do câncer clinicamente significativo.

Resultados

No geral, 51 participantes (idade média [DP], 49,5 [11,7] anos; 34 [67%] mulheres e 17 [33%] homens) com histórico de melanoma localizado (estágio 0-IIA) completaram a entrevista e a pesquisa. Entre eles, 17 (33%) sobreviveram ao diagnóstico de melanoma em estágio 0 e o restante, a pelo menos 1 diagnóstico de melanoma invasivo (estágio I-IIA).

As entrevistas semiestruturadas revelaram vários temas: (1) emoções em torno das consultas de acompanhamento, (2) intensidade da vigilância do melanoma, (3) mudanças no estilo de vida em relação à exposição solar e (4) pensamentos sobre a vida e a morte. Trinta e oito dos 51 participantes tiveram uma pontuação FCRI-SF acima do limiar clínico para medo de recorrência do câncer.

“Este estudo qualitativo e baseado em survey demonstrou que apesar do prognóstico excelente, alguns sobreviventes de melanoma localizado, mesmo aqueles que tinham doença estádio 0, apresentam altas taxas de medo da recorrência do câncer e intensas experiências de sobrevida que afetam seu bem-estar psicológico”, concluem os autores.

Referência: Mahama AN, Haller CN, Labrada J, et al. Lived Experiences and Fear of Cancer Recurrence Among Survivors of Localized Cutaneous Melanoma. JAMA Dermatol. Published online February 14, 2024. doi:10.1001/jamadermatol.2023.6158

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519