30042024Ter
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ANS abre consulta pública para incorporação de osimertinibe adjuvante no câncer de pulmão

consulta publicaA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a Consulta Pública nº 125 para avaliar a incorporação de osimertinibe (Tagrisso®) no tratamento adjuvante com intenção curativa para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com mutação do EGFR atendidos pelo sistema privado de saúde. A Consulta Pública fica aberta até 28 de fevereiro e para participar basta acessar o link: https://www.gov.br/ans/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/consulta-publica-125.

O medicamento em análise comprovadamente promove melhora clínica e estatisticamente significativa na sobrevida dos pacientes com CPCNP com mutação EGFR diagnosticados em estágios IB a IIIA, conforme evidências do estudo ADAURA. Neste estudo duplo-cego de fase 3, pacientes elegíveis foram randomizados (1:1) para receber osimertinibe (80 mg uma vez ao dia) ou placebo. O principal endpoint foi a sobrevida livre de doença entre pacientes com doença em estágio II a IIIA. Os endpoints secundários incluíram sobrevida global, sobrevida livre de doença entre pacientes com doença em estágio IB a IIIA, além de análises de segurança.

Dos 682 pacientes participantes, 339 receberam osimertinibe e 343 receberam placebo. Entre os pacientes com doença em estágio II a IIIA, dados da atualização apresentada no ASCO em 2023 com publicação simultânea na New England Journal of Medicine mostram que a sobrevida global em 5 anos foi de 85% no grupo osimertinibe (razão de risco geral para morte, 0,49; intervalo de confiança [IC] de 95,03%, 0,33 a 0,73; P<0,001). Na população geral (pacientes com doença em estágio IB a IIIA), a sobrevida global em 5 anos foi de 88% no grupo osimertinibe (razão de risco geral para morte, 0,49; IC 95,03%, 0,34 a 0,70; P<0,001).

O tratamento com osimertinibe adjuvante proporcionou benefício significativo na sobrevida global entre pacientes com CPCNP estágio IB a IIIA, completamente ressecado e com mutação de EGFR. Diante dessas evidências, osimertinibe é a opção preferencial para essa população de pacientes, como recomendado por diretrizes internacionais e nacionais, como o National Comprehensive Cancer Network (NCCN), European Society for Medical Oncology (ESMO), American Society of Clinical Oncology (ASCO) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no Brasil e no mundo. Estima-se que, a cada ano, 2,2 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com câncer de pulmão no mundo, sendo 80-85% dos pacientes diagnosticados com o tipo de câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP).

A Consulta Pública é uma das etapas para a atualização periódica do chamado Rol da ANS, uma lista de tratamentos, exames, cirurgias e consultas que os planos de saúde são obrigados a oferecer. Deixe a sua contribuição e ajude a embasar o processo de tomada de decisão da ANS.

Referências:

Tsuboi, M; et al. Overall Survival with Osimertinib in Resected EGFR-Mutated NSCLC. N Engl J Med. 2023 Jul 13;389(2):137-147

NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines®). Non-Small Cell Lung Cancer Version 5.2023. Disponível em https://www.nccn.org/guidelines/guidelines-detail?category=1&id=1450. Acessado em 04 de dezembro de 2023.

J. Remon, J-C. Soria, S. Peters. Early and locally advanced non-small-cell lung cancer: an update of the ESMO Clinical Practice Guidelines focusing on diagnosis, staging and systemic and local therapy. ESMO Guidelines, 2021. Disponível em: https://www.esmo.org/guidelines/guidelines-by-topic/esmo-clinical-practice-guidelines-lung-and-chest-tumours/early-stage-and-locally-advanced-non-metastatic-non-small-cell-lung-cancer/eupdate-early-and-locally-advanced-non-small-cell-lung-cancer-nsclc-treatment-recommendations2. Acessado em 04 de dezembro de 2023.

Pisters, K; Kris, MG; Gaspar, LE; et al. Adjuvant Chemotherapy and Adjuvant Radiation Therapy for Stages I-IIIA Resectable Non-Small Cell Lung Cancer. American Society of Clinical Oncology. Rapid Recommendation Update, 2022. Disponível em: https://old-prod.asco.org/practice-patients/guidelines/thoracic-cancer. Acessado em Janeiro de 2024.

Calabrich, AF; Baldotto, C; Laloni, MT; et al. Diretrizes de tratamentos oncológicos recomendados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). 2022.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519