30042024Ter
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Uso de metformina e incidência de câncer

metformina 1Revisão sistemática e meta-análise buscou investigar a associação entre o uso de metformina e o risco de câncer, com avaliação por tipo específico de câncer, quando possível. Publicados no Journal of the National Cancer Institute (JNCI), os resultados sugerem um possível papel da metformina na diminuição do risco de muitos tipos de câncer, mas são necessários estudos adicionais para compreender melhor sua utilidade na prevenção.

“A metformina está entre os medicamentos contra a diabetes mais utilizados devido à sua toxicidade mínima, perfil de segurança favorável, disponibilidade e baixo custo. Além do seu papel no controle do diabetes, pesquisadores têm levantado a hipótese sobre um possível papel da metformina na redução do risco de câncer”, afirmam os autores.

Nessa revisão sistemática e meta-análise, os estudos aplicáveis foram identificados no PubMed/MEDLINE, Embase, Cochrane, Web of Science e Scopus até 7 de março de 2023. O uso de metformina foi categorizado como ‘nunca’ ou ‘sim’, com diagnóstico de câncer como desfecho. A qualidade do artigo foi avaliada usando as diretrizes do National Heart, Lung, and Blood Institute (NIH) e o viés de publicação avaliado usando o teste de Egger e o teste de Begg e gráfico de funil. As estimativas agrupadas de redução de risco (RR) foram calculadas usando modelos de efeitos aleatórios e análise de sensibilidade concluída por meio de validação cruzada de exclusão.

Resultados

Cento e sessenta e seis estudos com informações sobre incidência de câncer foram incluídos na meta-análise. A redução do risco geral de câncer foi observada em estudos de caso-controle (RR, 0,55; IC 95%, 0,30-0,80) e de coorte prospectiva (RR, 0,65; IC 95%, 0,37-0,93).

O uso de metformina foi associado à redução do risco de câncer gastrointestinal (RR, 0,79; IC 95%, 0,73-0,85), urológico (RR, 0,88; IC 95%, 0,78-0,99) e hematológico (RR, 0,87; IC 95%, 0,75-0,99). Viés de publicação significativo foi observado nos estudos (p < 0,001 de Egger).

“A metformina pode estar associada a uma diminuição do risco de muitos tipos de câncer, mas a elevada heterogeneidade e o risco de viés de publicação limitam a confiança nestes resultados. São necessários estudos adicionais em populações não diabéticas para compreender melhor a utilidade da metformina na prevenção do câncer”, concluíram os autores.

Referência: Lauren O’connor, Maeve Bailey-Whyte, Manami Bhattacharya, Gisela Buttera, Kaitlyn N Lewis Hardell, Andrew B Seidenberg, Philip E Castle, Holli A Loomans-Kropp, Association of metformin use and cancer incidence: a systematic review and meta-analysis, JNCI: Journal of the National Cancer Institute, 2024;, djae021, https://doi.org/10.1093/jnci/djae021

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519