02052024Qui
AtualizadoQua, 01 Maio 2024 11pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Proteômica na classificação de risco de GIST

GIST 1 NET OK 2Estudo de Sun et al. publicado na Gastroentherology buscou elucidar a caracterização proteômica do tumor estromal gastrointestinal (GIST) para compreender processos biológicos e vulnerabilidades de tratamento. Os resultados podem refinar a estratificação de risco.

O tumor estromal gastrointestinal (GIST) é o subtipo mais comum de sarcoma de partes moles, com incidência anual de aproximadamente 10–15 por milhão de população. A taxa de recorrência do GIST é alta e a taxa de sobrevida global (SG) em 5 anos após a cirurgia é de 54%. O GIST pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do trato gastrointestinal (estômago: 50–60%, jejuno e íleo:30–35%, duodeno: 4–5%, cólon e reto: 5% e esôfago: <1%)

Nesta análise, os pesquisadores consideraram dados quantitativos de proteômica e fosfoproteômica a partir de 193 pacientes de GIST. Os resultados mostram que o estudo proteômico revelou diferenças nas características moleculares dos GISTs de localização diferentes ou com diferentes graus histológicos. MAPK7 foi identificado e funcionalmente comprovado como associado à proliferação de células tumorais no GIST. A análise integrativa revelou que o aumento da expressão de SQSTM1 inibiu a resposta do paciente ao mesilato de imatinibe.

Os autores descrevem, ainda, que a subtipagem proteômica identificou quatro agrupamentos de tumores com diferentes atributos clínicos e moleculares. Experimentos funcionais confirmaram o papel do SRSF3 na promoção da proliferação de células tumorais, levando a um mau prognóstico.

“Nosso estudo fornece um valioso recurso de dados e destaca o potencial terapêutico de abordagens para GIST”, concluem Sun e colegas, acrescentando que a subtipagem proteômica pode complementar as atuais estratégias de classificação de risco de recaída em pacientes com GIST.

Referência: Sun M, Tong Y, Yuan W, Wang Y, Pu Y, Huang W, Lv B, Xu C, Jiang W, Luo R, Fang R, Tang S, Ren L, Wang J, Feng J, Sun C, Shen K, He F, Hou Y, Ding C, Proteomic characterization identifies clinically relevant subgroups of gastrointestinal stromal tumors, Gastroenterology (2023), doi: https://doi.org/10.1053/j.gastro.2023.11.284.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519