28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

DIANA-5: dieta e recorrência do câncer de mama

dieta mediterranea 23O ensaio clínico randomizado DIANA-5 não conseguiu demonstrar a eficácia da dieta baseada nas tradições mediterrâneas e macrobióticas (dieta macromediterrânea) na redução da recorrência do câncer de mama. Os resultados foram publicados na Clinical Cancer Research, periódico da American Association for Cancer Research (AACR).

O estudo DIANA-5 envolveu 1.542 pacientes com câncer de mama com alto risco de recorrência pela doença receptor de estrogênio negativo, síndrome metabólica, ou níveis plasmáticos elevados de insulina ou testosterona. As mulheres foram randomizadas para intervenção dietética ativa (GI) ou grupo controle (GC). Ambos os grupos receberam as recomendações de 2007 para a prevenção do câncer do American Institute for Cancer Research/World Cancer Research Fund.

A intervenção consistiu em encontros com aulas de culinária, refeições comunitárias e recomendações dietéticas. Os alimentos recomendados incluíam cereais integrais, legumes, produtos de soja, vegetais, frutas, nozes, azeite e peixe. Os alimentos que deveriam ser evitados eram produtos refinados, batatas, açúcar e sobremesas, carnes vermelhas e processadas, laticínios e bebidas alcoólicas. Um Índice Dietético de Conformidade foi definido pela diferença entre alimentos recomendados e desencorajados.

Resultados

Ao longo dos 5 anos de acompanhamento, 95 pacientes do grupo de intervenção (GI) e 98 do grupo controle (GC) desenvolveram recidiva do câncer de mama [HR = 0,99; 95% CI: 0,69–1,40]. A análise por adesão às recomendações dietéticas (GI e GC em conjunto) mostrou que as mulheres no tercil superior de alteração do Índice Dietético tiveram um HR de recorrência de 0,59 (95% CI: 0,36–0,92) em comparação com as mulheres no tercil inferior.

“O ensaio de intervenção dietética DIANA-5 não conseguiu demonstrar uma redução na recorrência do câncer de mama, embora a dieta autorreferida no ano 1 nos grupos de intervenção e controle combinados tenha mostrado uma associação protetora com a maior alteração do Índice Dietético”, concluíram os autores.

Referência: Franco Berrino, Anna Villarini, Giuliana Gargano, Vittorio Krogh, Sara Grioni, Manuela Bellegotti, Elisabetta Venturelli, Milena Raimondi, Adele Traina, Maurizio Zarcone, Rosalba Amodio, Maria Piera Mano, Harriet Johansson, Salvatore Panico, Maria Santucci de Magistris, Maggiorino Barbero, Cristina Gavazza, Angelica Mercandino, Elena Consolaro, Rocco Galasso, Luciana Del Riccio, Maria Chiara Bassi, Milena Simeoni, Paolo Premoli, Patrizia Pasanisi, Bernardo Bonanni, Eleonora Bruno; The Effect of Diet on Breast Cancer Recurrence: The DIANA-5 Randomized Trial. Clin Cancer Res 2023; https://doi.org/10.1158/1078-0432.CCR-23-1615


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519