30042024Ter
AtualizadoTer, 30 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Novo escore de risco preditivo de SG após cirurgia de metástases hepáticas colorretais bilobares

felipe coimbra 2020 bxEstudo com participação de 70 centros de tratamento de câncer avaliou os determinantes clínicos e patológicos da sobrevida global e sobrevida livre de recorrência em pacientes submetidos à eliminação cirúrgica de metástases hepáticas bilobares de câncer colorretal. Os resultados foram publicados no BJS Open, em artigo com participação do cirurgião oncológico Felipe Coimbra (foto), Head do Centro de Referência em Oncologia Digestiva Alta e da Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center.

O estudo multicêntrico internacional retrospectivo incluiu pacientes submetidos à cirurgia para metástases hepáticas bilobares de câncer colorretal entre janeiro de 2012 e dezembro de 2018. Os desfechos primários avaliados foram a sobrevida global e a sobrevida livre de recorrência em 1, 2, 3 e 5 anos após a cirurgia. Os desfechos secundários foram a duração da internação hospitalar pós-operatória e as principais taxas de morbidade e mortalidade em 90 dias. 

Um nomograma prognóstico foi desenvolvido usando covariáveis selecionadas de um modelo de regressão de riscos proporcionais de Cox e validado internamente usando uma partição aleatória 3:1 em coortes de derivação e validação.

Resultados

Um total de 1.236 pacientes foram incluídos em 70 centros. A maioria (88%) dos pacientes apresentava metástases hepáticas síncronas. A sobrevida global em 1, 2, 3 e 5 anos foi de 86,4%, 67,5%, 52,6% e 33,8%, e as taxas de sobrevida livre de recorrência foram de 48,7%, 26,6%, 19,2% e 10,5%, respectivamente. Um total de 25% dos pacientes teve doença recorrente no período de 6 meses.

A positividade da margem e a doença em progressão antes da ressecção hepática foram fatores de mau prognóstico, enquanto a quimioterapia adjuvante nas ressecções com margem positiva melhorou a sobrevida global. As metástases hepáticas bilobares do nomograma de sobrevida global do câncer colorretal foram desenvolvidas a partir da coorte de derivação com base em fatores pré e pós-operatórios. A capacidade do nomograma de predizer a sobrevida global em 1, 2, 3 e 5 anos foi posteriormente validada na coorte de validação e mostrou alta precisão (índice C geral = 0,742).

Em síntese, apesar das altas taxas de recidiva, a sobrevida global dos pacientes submetidos à ressecção cirúrgica de metástases hepáticas bilobares de câncer colorretal é encorajadora. O novo nomograma de sobrevida global de metástases hepáticas bilobares de câncer colorretal vai ajudar na seleção e no aconselhamento para a tomada de decisões informadas de pacientes com planejamento de tratamento de metástases hepáticas bilobares de câncer colorretal”, concluíram os autores.

Além de Felipe Coimbra, o estudo contou com a participação do cirurgião Diego Greatti Vaz da Silva e da enfermeira pesquisadora Narimã Marques, do A.C.Camargo Cancer Center.

Referência: Bobby V M Dasari, Dimitri Raptis, Nicholas Syn, Alejandro Serrablo, Jose Manuel Ramia, Andrea Laurenzi, Christian Sturesson, Timothy M Pawlik, Ajith K Siriwardena, Mickael Lesurtel, on behalf of the Scientific Committee of E‐AHPBA, Development and validation of a novel risk score to predict overall survival following surgical clearance of bilobar colorectal liver metastases, BJS Open, Volume 7, Issue 5, October 2023, zrad085, https://doi.org/10.1093/bjsopen/zrad085

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519