02052024Qui
AtualizadoQua, 01 Maio 2024 11pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo brasileiro analisa quercetina no tratamento do melanoma

quercetinMariana Salgado (foto) e colegas assinam revisão sistemática publicada no Nutrition and Cancer, com resultados que sinalizam a quercetina como um agente terapêutico promissor para o tratamento do melanoma. Ana Votto é a autora sênior do trabalho.

O melanoma é um câncer de pele com alta taxa de mortalidade e, apesar dos progressos proporcionados pelos avanços terapêuticos, o melanoma ainda tem necessidades médicas não atendidas. É nesse contexto que os pesquisadores brasileiros avaliaram a quercetina, um composto natural que demonstrou efeitos quimiopreventivos contra diversos tipos de tumores.

Neste estudo de revisão, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) buscaram fornecer evidências do potencial terapêutico da quercetina no melanoma e identificar seus principais alvos. Foram pesquisadas as bases de dados Scopus, Web of Science e PubMed, e foram incluídos estudos que utilizaram quercetina livre ou encapsulada em modelos de melanoma, excluindo associações, análogos e extratos.

Os resultados mostram 73 artigos recuperados, com achados que indicam múltiplos alvos celulares em modelos de melanoma, sendo as principais vias reguladas as de morte celular, metabolismo redox, metástase e melanização. A revisão revela ainda que quercetina também foi capaz de regular alvos importantes de vias de sinalização, como PKC, RIG-I, STAT e P53.

A pesquisa mostra que em modelos murinos, o tratamento com quercetina reduziu o crescimento e o peso do tumor, assim como diminuiu os nódulos metastáticos e a vasculatura angiogênica. “Vários estudos incorporaram quercetina em transportadores, demonstrando maior eficácia e entrega aos tumores. Assim, quercetina é um agente terapêutico promissor para o tratamento do melanoma”, concluem os autores, recomendando que mais estudos são necessários para avaliar a eficácia desse composto ensaios clínicos.

Referência: Mariana Teixeira Santos Figueiredo Salgado, Estela Fernandes e Silva, Mariana Amaral do Nascimento, Alessandra Costa Lopes, Luciana Souza de Paiva & Ana Paula de Souza Votto (2023) Potential Therapeutic Targets of Quercetin in the Cutaneous Melanoma Model and Its Cellular Regulation Pathways: A Systematic Review, Nutrition and Cancer, DOI: 10.1080/01635581.2023.2241698

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519