29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Revisão prioritária para enzalutamida no câncer de próstata não metastático sensível à castração com alto risco de recorrência bioquímica

prostata 23As farmacêuticas Astellas e Pfizer anunciaram que a Food and Drug Administration (FDA) aceitou para revisão a apresentação de uma nova aplicação suplementar (sNDA) de enzalutamida (xtandi®), agora para indicação de tratamento do câncer de próstata não-metastático sensível à castração (nmCSPC) com alto risco de recorrência bioquímica (BCR). A submissão é baseada nos resultados do estudo de Fase 3 EMBARK.

O estudo randomizado de Fase 3 EMBARK, multinacional, duplo-cego, controlado por placebo, incluiu 1.068 pacientes com nmCSPC com alto risco de recorrência bioquímica em locais nos EUA, Canadá, Europa, América do Sul e Ásia -Região do Pacífico. Os pacientes considerados com BCR de alto risco tiveram um tempo de duplicação do antígeno específico da próstata (PSA-DT) ≤ 9 meses; testosterona sérica ≥ 150 ng/dL (5,2 nmol/L); e triagem de PSA pelo laboratório central ≥ 1 ng/mL se submetidos à prostatectomia radical (com ou sem radioterapia) como tratamento primário para câncer de próstata, ou pelo menos 2 ng/mL acima do nadir se receberam radioterapia isolada como tratamento primário para câncer de próstata.

Os pacientes no estudo EMBARK foram randomizados para receber 160 mg de enzalutamida diariamente mais leuprolida (n=355), 160 mg de enzalutamida em monoterapia (n=355) ou placebo mais leuprolida (n=358). Leuprolida 22,5 mg foi administrada a cada 12 semanas.

O endpoint primário do estudo foi a sobrevida livre de metástases (MFS) para enzalutamida mais leuprolida versus placebo mais leuprolida. A MFS é definida como a duração do tempo em meses entre a randomização e a primeira evidência objetiva de progressão radiográfica por imagem central ou morte por qualquer causa, o que ocorrer primeiro.

O estudo atingiu seu endpoint primário de sobrevida livre de metástase (MFS) para o braço enzalutamida mais leuprolida, demonstrando uma redução estatisticamente significativa de 58% no risco de metástase ou morte em relação ao placebo mais leuprolida (hazard ratio [HR]: 0,42; 95% CI, 0,30–0,61; p<0,0001).

O perfil de segurança global foi consistente com o perfil de segurança conhecido de cada um dos medicamentos. Os eventos adversos mais comuns naqueles tratados com enzalutamida mais leuprolida foram fadiga, fogachos e artralgia; e naqueles tratados com monoterapia com enzalutamida foram fadiga, ginecomastia e artralgia. Os resultados do estudo foram apresentados em sessão plenária durante a Reunião Anual da American Urological Association, em 29 de abril.

“A recorrência bioquímica pode ser um dos primeiros indicadores de que o câncer de próstata está retornando ou se espalhará, especialmente entre os pacientes que apresentam tempos rápidos de duplicação do PSA”, disse Ahsan Arozullah, vice-presidente sênior e chefe de desenvolvimento oncológico da Astellas. “O objetivo do tratamento neste cenário é retardar a propagação das células cancerígenas para outras partes do corpo. A adição de enzalutamida à leuprolida mostrou maior benefício clínico em comparação com o placebo mais leuprolida, e estamos dispostos a trabalhar com o FDA e outras autoridades reguladoras globais para levar enzalutamida a esses pacientes", acrescentou.

O sNDA para enzalutamida no nmCSPC com alto risco de recorrência bioquímica está sendo revisado no âmbito do programa Real-Time Oncology Review (RTOR) e do Projeto Orbis, duas iniciativas da FDA projetadas para levar tratamentos de câncer seguros e eficazes aos pacientes o mais rápido possível. O RTOR permite que o FDA revise os componentes de um pedido antes do envio do pedido completo. O Projeto Orbis fornece uma estrutura para submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos pelos parceiros internacionais participantes.

Os dados EMBARK estão sendo discutidos com outras autoridades reguladoras em todo o mundo para apoiar potenciais pedidos de licença adicionais para enzalutamida nesta indicação.

O estudo EMBARK está registrado em ClinicalTrials.Gov, NCT02319837.

 

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519