28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Poluição do ar aumenta risco de diferentes tipos de câncer

poluicao arEstudo que avaliou a exposição de longo prazo (10 anos) a partículas finas (PM2,5) e dióxido de nitrogênio (NO2) e sua associação com o risco de câncer de mama, próstata, colorretal e endometrial publicou resultados no Environmental Epidemiology, sugerindo que uma carga substancial de câncer está associada a essas exposições, o que enfatiza a necessidade urgente de estratégias para mitigar os níveis de poluição do ar.

Os pesquisadores utilizaram dados do Medicare de 2000 a 2016 para construir coortes separadas para cada um dos 4 tipos de câncer em análise. Simultaneamente, avaliaram a associação das exposições a partículas finas e dióxido de nitrogênio ao longo do ano do diagnóstico e nos 2 anos anteriores, 3 a 5 anos anteriores e 6 a 10 anos anteriores, com risco do primeiro diagnóstico de câncer após 10 anos de acompanhamento.

As coortes incluíram de 2,2 a 6,5 milhões de indivíduos para os diferentes tipos de câncer. As exposições a PM2,5 e NO2 foram associadas a maior risco de câncer colorretal e de próstata, mas não foram associadas ao câncer de endométrio. A exposição a dióxido de nitrogênio foi associada a uma diminuição do risco de câncer de mama, enquanto a associação para PM2,5 permaneceu inconclusiva. Os pesquisadores descrevem que em níveis de exposição abaixo da recém-atualizada Diretriz de Qualidade do Ar (AQG) da Organização Mundial da Saúde, foram observadas associações substancialmente maiores entre a maioria das exposições e os riscos de todos os tipos de câncer, que foram traduzidas em centenas a milhares de novos casos de câncer por ano.

“Neste estudo de coorte de milhões de beneficiários do Medicare nos Estados Unidos, encontramos evidências claras de que exposições crônicas a PM2,5 e NO2 aumentaram os riscos de câncer colorretal e de próstata em uma janela de 10 anos antes do diagnóstico, consistente com os estudos epidemiológicos mais recentes”, destacam os autores. Em conclusão, o estudo sugere que uma carga substancial de câncer está associada às exposições a PM2,5 e NO2, enfatizando a necessidade urgente de estratégias para mitigar os níveis de poluição do ar.

Referência: Wei, Yaguanga,*; Danesh Yazdi, Mahdiehb; Ma, Tszshanc; Castro, Edgara; Liu, Cristina Sua; Qiu, Xinyea; Healy, Jamesa; Vu, Bryan N.a; Wang, Cuicuia; Shi, Liuhuac; Schwartz, Joela,dAdditive effects of 10-year exposures to PM2.5 and NO2 and primary cancer incidence in American older adults. Environmental Epidemiology 7(4):p e265, August 2023. | DOI: 10.1097/EE9.0000000000000265


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519