29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Atividade física melhora disfunção sexual causada pelo tratamento do câncer de próstata

Exercicios Homem NET OKA combinação de exercícios aeróbicos e de resistência pode melhorar a função sexual em pacientes com câncer de próstata. Os resultados são de estudo realizado na Austrália e foram selecionados para apresentação no 2023 American Society of Clinical Oncology (ASCO) Breakthrough Meeting, que acontece entre os dias 03 e 05 de agosto em Yokohama, Japão. “Nosso estudo mostra que esses pacientes podem se beneficiar imediatamente de intervenções de exercícios supervisionados para melhorar sua saúde sexual. O exercício deve ser considerado parte integrante do tratamento do câncer de próstata”, disse o principal autor do estudo, Daniel Galvão, do Exercise Medicine Research Institute na Universidade Edith Cowan, em Perth, Austrália.

A disfunção sexual é um efeito colateral comum, angustiante e persistente do tratamento do câncer de próstata. Quase metade dos pacientes com câncer de próstata relata ter necessidades de saúde sexual não atendidas, destacando uma lacuna nos serviços de saúde para atender adequadamente à demanda de tratamento da disfunção sexual após o tratamento do câncer de próstata.

Este estudo clínico randomizado multicêntrico, de grupos paralelos, de 3 braços foi realizado entre 2014 e 2018. Os participantes elegíveis eram homens com câncer de próstata que já haviam feito ou estavam em tratamento e preocupados com a disfunção sexual. Os pesquisadores randomizaram 112 pacientes para 6 meses de exercícios aeróbicos e de resistência supervisionados em grupo (39 pacientes); o mesmo programa de exercícios mais terapia psicossexual (36 pacientes); ou cuidados habituais (37 pacientes). As atividades físicas ocorreram três dias por semana e a terapia psicossexual consistiu em uma breve intervenção de autogestão que abordou o bem-estar psicológico e sexual.

O desfecho primário foi a saúde sexual avaliada com o International Index of Erectile Function. Os resultados secundários incluíram composição corporal, função física e força muscular. As análises foram realizadas usando uma abordagem de intenção de tratar.

Resultados

Os dados apresentados no ASCO Breakthrough 2023 mostraram que a função erétil aumentou 5,1 pontos (excede o MICD) com exercícios e 1 ponto (P interação = 0,010) com cuidados habituais, enquanto a satisfação sexual aumentou 2,2 pontos com exercícios e 0,2 pontos com cuidados habituais (P interação = 0,026). A terapia psicossexual autogerenciada não resultou em melhorias adicionais.

Em comparação com os cuidados habituais, o exercício impediu o aumento da massa gorda (interação P = 0,028) e melhorou os resultados da função física, bem como a força muscular superior e inferior do corpo.

“Os exercícios aeróbicos e de resistência supervisionados melhoraram a função erétil e a satisfação sexual em homens com câncer de próstata; no entanto, a terapia psicossexual autogerenciada não resultou em melhorias adicionais. Homens com câncer de próstata preocupados com a disfunção sexual devem ser encorajados a praticar exercícios como uma possível contramedida. Mais pesquisas são necessárias para estabelecer os resultados a longo prazo do exercício na saúde sexual em homens com câncer de próstata”, observaram os autores.

O estudo foi financiado pelo National Health and Medical Research Council in Australia.

Referência: Effects of supervised exercise and self-managed psychosexual therapy on sexual health in men with prostate cancer: A randomized clinical trial.
First Author: Daniel Abido Galvao
Meeting: 2023 ASCO Breakthrough
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session A
Track: Breast Cancer,Central Nervous System Tumors,Developmental Therapeutics,Genitourinary Cancer,Hematologic Malignancies,Thoracic Cancers,Other Malignancies or Topics
Sub Track: Local Disease
Clinical Trial Registration Number: ACTRN12613001179729

Citation: JCO Global Oncology 9, 2023 (suppl 1; abstr 71)
DOI: 10.1200/GO.2023.9.Supplement_1.71
Abstract #71

Poster Bd #D7


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519