29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Cigarro eletrônico afeta a saúde da próstata

cigarro eletronico bxVários estudos demonstraram efeitos nocivos do uso de cigarros eletrônicos, mas pesquisadores iranianos avaliaram pela primeira vez os efeitos dos chamados e-cigarettes na saúde da próstata, demonstrando que a toxicidade é comparável à do tabagismo convencional.

Neste estudo, o objetivo foi avaliar a toxicidade prostática dos cigarros eletrônicos e do fumo convencional e os efeitos sobre a expressão do fator de crescimento endotelial vascular A (VEGFA), fosfatase e tensina (PTEN) e proteína transmembrana prostática induzida por andrógeno 1 (PMEPA1).

Os pesquisadores utilizaram modelos animais (30 cobaias Wistar), que foram categorizados em três grupos (n = 10): o grupo controle, o grupo de fumantes convencionais e o grupo de cigarro eletrônico. Os grupos de intervenção foram expostos a cigarros ou e-cigarros por 40 minutos, 3 vezes ao dia, durante quatro meses. Parâmetros séricos, patologia da próstata e expressão gênica foram medidos no final da intervenção. Os dados foram analisados pelo prisma Graph Pad 9.

Os achados histopatológicos mostraram que ambos os tipos de cigarro foram prejudiciais, observando hiperemia induzida por cigarro e infiltração de células inflamatórias e hipertrofia do músculo liso da parede vascular no grupo do cigarro eletrônico. A expressão dos genes PMEPA1 e VEGFA aumentou significativamente em cigarros convencionais (2,67 vezes; P = 0,0108, 1,80 vezes; P = 0,0461, respectivamente) e cigarros eletrônicos (1,98 vezes; P = 0,0127, 1,34 vezes; P = 0,938, respectivamente) em comparação com o grupo controle. A expressão do gene PTEN diminuiu nos dois grupos em comparação com o grupo controle, não significativamente.

“Não encontramos diferenças significativas entre os dois grupos em termos de expressão de PTEN e PMEPA1, enquanto o VEGFA foi significativamente mais expresso em um grupo de fumantes convencionais em comparação com o grupo de cigarro eletrônico. Portanto, os cigarros eletrônicos não podem ser considerados uma opção melhor do que o tabagismo convencional, e parar de fumar ainda é a opção ideal”, concluem os autores.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Alireza Namazi Shabestari, Seyed Saeed Tamehri Zadeh, Parisa Zahmatkesh, Leila Zareian Baghdadabad, Akram Mirzaei, Rahil Mashhadi, Gholamreza Mesbah, Alireza Khajavi, Milad Akbarzadehmoallemkolaei, Mahdi Khoshchehreh, Ramin Rahimnia, Seyed Mohammad Kazem Aghamir. The impact of conventional smoking versus electronic cigarette on the expression of VEGF, PEMPA1, and PTEN in rat prostate. Prostate International, Volume 11, Issue 2, 2023, Pages 76-82, ISSN 2287-8882. https://doi.org/10.1016/j.prnil.2022.11.002.


 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519