14042024Dom
AtualizadoSex, 12 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Variante germline rara em ATM influencia o desenvolvimento de LLC

ASH Sangue NET OK 2Estudo de Lampson et al. buscou determinar se variantes raras de ATM de linhagem germinativa são mais frequentes na leucemia linfocítica crônica (LLC) em comparação com outras malignidades hematológicas e se influenciam as características clínicas da LLC. Os resultados mostram que sim, indicando que pacientes com LLC têm uma taxa excepcionalmente alta de variantes germinativas raras em ATM na comparação com pacientes com outras malignidades hematológicas.

Variantes missense de linhagem germinativa de significado desconhecido em genes relacionados ao câncer estão sendo cada vez mais identificados com o uso crescente de sequenciamento de próxima geração. O gene mutado da ataxia telangiectasia (ATM) no cromossomo 11 tem mais de 1.000 variantes germinativas de significado desconhecido e é um supressor de tumor. Nesta análise, os pesquisadores consideraram 3.128 pacientes (incluindo 825 pacientes com LLC) que tiveram sequenciada toda a região de codificação da ATM. “Verificamos comparativamente as frequências das variantes de linhagem germinativa de ATM em categorias de neoplasias hematológicas e em pacientes com LLC, além de determinar se essas variantes afetaram as características associadas à LLC, como a deleção somática de 11q”, destacam os autores.

Os dados de Lampson et al. publicados no JCO revelam que variantes raras de ATM de linhagem germinativa estão presentes em 24% dos pacientes com LLC, achado significativamente maior do que em pacientes com outras neoplasias linfoides (16% de prevalência), doença mieloide (15%) ou nenhuma neoplasia hematológica (14%). A análise também mostra que pacientes com LLC com variantes de ATM de linhagem germinativa são mais jovens ao diagnóstico e duas vezes mais propensos a ter deleção 11q. “A variante ATM p.L2307F está presente em 3% dos pacientes com LLC, está associada a um aumento de três vezes nas taxas de deleção somática de 11q e é um hipomorfo em ensaios baseados em células”, acrescenta a análise.

Em conclusão, este estudo indica que as variantes ATM de linhagem germinal se agrupam dentro da LLC e afetam o fenótipo da LLC, o que implica que algumas dessas variantes (como ATM p.L2307F) têm significado funcional e não devem ser ignoradas.

Em síntese, a alta frequência observada de variantes de ATM de linhagem germinativa tem implicações tanto na etiologia quanto nos resultados da LLC. 

Referência: Lampson BL, Gupta A, Tyekucheva S, Mashima K, Petráčková A, Wang Z, Wojciechowska N, Shaughnessy CJ, Baker PO, Fernandes SM, Shupe S, Machado JH, Fardoun R, Kim AS, Brown JR. Rare Germline ATM Variants Influence the Development of Chronic Lymphocytic Leukemia. J Clin Oncol. 2022 Oct 31:JCO2200269. doi: 10.1200/JCO.22.00269. Epub ahead of print.

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519