29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Gemcitabina intravesical e docetaxel no câncer de bexiga

BexigaOs regimes de quimioterapia intravesical de agente único têm sido historicamente comparados desfavoravelmente ao Bacillus Calmette-Guerin (BCG) como tratamento inicial após a ressecção para pacientes com câncer de bexiga não músculo invasivo de alto risco (NMIBC). No entanto, existem poucos relatos de regimes de quimioterapia intravesical multiagentes neste cenário. Estudo publicado na Clinical Genitourinary Cancer buscou determinar a eficácia do uso sequencial de gemcitabina intravesical e docetaxel (Gem/Doce) em pacientes com câncer de bexiga não músculo invasivo virgens de BCG.

Nesta análise retrospectiva, foram inscritos pacientes com NMIBC que foram tratados com Gem/Doce entre 6/2009 e 5/2018. Foi identificada uma subcoorte de pacientes sem BCG prévio tratados com Gem/Doce. O tratamento consistiu em 6 instilações semanais de gemcitabina (1 grama/50mL) seguidas de docetaxel (37,5 mg/50mL). A manutenção foi utilizada a critério do médico assistente. A sobrevida livre de recorrência (SLR), sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) foram avaliadas, além dos dados de segurança.

Os resultados mostram que 65 pacientes foram incluídos, com idade mediana de 75 anos e seguimento mediano de 15,2 meses. Dessa população, 77% tinham doença de alto grau e 40% tinham carcinoma in situ (CIS). A SLR foi de 82%, 76% e 66% em 6, 12 e 24 meses, respectivamente. Entre os pacientes com doença de alto grau, a SLR foi de 85%, 78% e 66% em 6, 12 e 24 meses, respectivamente. Um paciente evoluiu para câncer de bexiga músculo-invasivo.

“O esquema Gem/Doce pode ser um tratamento eficaz para NIMBC em pacientes virgens de BCG e merece investigação adicional”, concluem os autores.

Em pacientes de alto risco, BCG é o tratamento adjuvante padrão-ouro após RTU para NMIBC, mas a escassez de produção infelizmente diminuiu a disponibilidade do BCG.

Em síntese, em uma coorte retrospectiva multi-institucional de 65 pacientes, o uso sequencial de gemcitabina intravesical e docetaxel (Gem/Doce) proporcionou alívio significativo da recorrência (66% de sobrevida livre de recorrência em 2 anos) e foi bem tolerado (97% concluíram o tratamento proposto). A avaliação prospectiva do Gem/Doce está em andamento.

As limitações deste estudo incluem o desenho retrospectivo, o pequeno tamanho da coorte e a falta de um braço comparador. 

Referência: Lewis J. Thomas, Ryan L. Steinberg, Vignesh T. Packiam, Ian M. McElree, Nathan Brooks, Andrew Vitale, Eric Hyndman, Trafford Crump, Mounica Y. Rao, Donald L. Lamm, Marcus J. Daniels, Max Kates, Supriya Nagaraju, Ashish M. Kamat, Trinity J. Bivalacqua, Sarah L. Mott, Kenneth G. Nepple, Michael A. O'Donnell, Multi-Institution Evaluation of Sequential Intravesical Gemcitabine and Docetaxel in the Treatment of Bacillus Calmette-Guerin Naïve Patients with Non-Muscle Invasive Bladder Cancer, Clinical Genitourinary Cancer, 2022, ISSN 1558-7673, https://doi.org/10.1016/j.clgc.2022.09.004


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519