10082022Qua
AtualizadoTer, 09 Ago 2022 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Novos desafios para a cirurgia no câncer de pulmão

pulmao 2020O tratamento recomendado atualmente para o câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) é a cirurgia no estágio I da doença. No entanto, meta-análise de Dierr et al. publicada em acesso aberto na Lung mostra benefício de sobrevida de pacientes submetidos à cirurgia para estágio I e II em comparação aos controles.

Nesta meta-análise, os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática da literatura em 1º de dezembro de 2021, a partir das bases da Medline, Embase e Cochrane Library, considerando estudos publicados sobre o efeito da cirurgia no CPPC desde 2004.

Dos 6.826 registros identificados, sete estudos com um total de 11.241 pacientes foram incluídos na análise ('grupo cirúrgico': 3.911 pacientes; 'grupo não cirúrgico': 7.330; período de tratamento: 1984-2015). As características dos pacientes não diferiram entre os grupos (p-valor > 0,05). A mediana de sobrevida de pacientes no estágio I foi de 36,7 ± 10,8 meses para o ‘grupo cirúrgico’ e de 20,3 ± 5,7 meses para o ‘grupo não cirúrgico’ (p-valor = 0,0084). Uma análise combinada de pacientes em estágio I e II revelou sobrevida mediana de 32,0 ± 16,7 meses para o 'grupo cirúrgico' e de 19,1 ± 6,1 meses para o 'grupo não cirúrgico' (p-valor = 0,0391). Em uma análise separada do estágio II, os autores demonstraram benefício significativo de sobrevida após a cirurgia (21,4 ± 3,6 versus 16,2 ± 3,9 meses; valor p = 0,0493).

“Nossa meta-análise mostra benefício de sobrevida significativo após a cirurgia não apenas no estágio I recomendado, mas também no estágio II do CPPC. Nossos dados sugerem que ambos os estágios devem ser considerados para cirurgia de CPPC precoce”, concluem os autores.

Em síntese, esses achados podem sugerir a expansão do papel da cirurgia para o estágio II do CPPC, para o qual não há atualmente nenhuma recomendação clara de diretriz para ressecção.

Dierr et al. lembram que as diretrizes cirúrgicas atuais em CPPC são amplamente baseadas em três ensaios clínicos randomizados (ECRs) de Fox et al., Lad et al. e Liao et al., que mostram pouca ou nenhuma melhora da cirurgia em relação às opções alternativas de tratamento. No entanto, argumentam que recente revisão da Cochrane apontou dificuldades na interpretação desses estudos sob os padrões atuais.

“Acreditamos que avaliar o papel da cirurgia no CPPC com base nesses três ECRs parece não se justificar hoje por vários motivos. Primeiro, o período de recrutamento dos pacientes já começou em 1962. Em segundo lugar, o número total de pacientes é pequeno e os procedimentos de estadiamento levaram à inclusão de participantes em estágios avançados de CPPC, o que não seria adequado para cirurgia hoje. Terceiro, o tratamento nesses ECRs é heterogêneo e não atende aos padrões e recomendações cirúrgicas atuais, especialmente em relação ao alto número de pneumectomias e toracotomias exploratórias. Por fim, os resultados após a cirurgia são tendenciosos devido ao alto percentual de ressecções incompletas ou não executadas. Apesar de tudo, Lad et al. e Liao et ai. não relatam inferioridade significativa do tratamento cirúrgico “, analisam.

Com base nos dados desta meta-análise, Dierr et al. acreditam que pacientes com CPPC em estágio I e estágio II devem ser considerados para cirurgia. “No entanto, queremos pedir urgentemente um estudo controlado randomizado multi-institucional de alta qualidade e alto volume sobre o papel da cirurgia no CPPC, que claramente tem o potencial de mudar as diretrizes futuras”, destacam.

O câncer de pulmão é o tipo de neoplasia maligna mais comum, com incidência de aproximadamente dois milhões em todo o mundo. Embora o câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) represente apenas 15% de todos os tumores malignos de pulmão, é a quinta causa de morte por câncer. 

Referência: Doerr, F., Stange, S., Michel, M. et al. Stage I and II Small-Cell Lung Cancer—New Challenge for Surgery. Lung (2022). https://doi.org/10.1007/s00408-022-00549-8


Publicidade
Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
FARMAUSA
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519