29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Consenso discute biossimilares na oncologia latinoamericana

biossimilaresA edição de julho do Lancet Oncology apresenta artigo de Teran et al., que discute barreiras que restringem o acesso a biossimilares na América Latina, especificamente para pacientes com câncer de mama e câncer colorretal. O artigo reflete um consenso de especialistas e aponta que desafios regulatórios ainda estão entre os grandes entraves para aumentar a oferta de biossimilares e o acesso aos cuidados.

Teran e colegas destacam que regulações heterogêneas, a não adesão às vias regulatórias, ou mesmo o uso de nomenclaturas inadequadas continuam dificultando a expansão de biossimilares na oncologia latinoamericana, assim como o uso impreciso da intercambialidade e ações insuficientes de farmacovigilância.

Entre as recomendações, o Consenso propõe melhorar a implementação de vias regulatórias e estratégias de aquisição confiáveis para aumentam o acesso aos biossimilares, defendendo esforços para que essas terapias tenham rastreabilidade adequada e resultados medidos com transparência. ” Essas recomendações podem servir como estratégia para adoção de biossimilares em outros países em situação semelhante”, propõem os autores.

Referências: Streamlining breast cancer and colorectal cancer biosimilar regulations to improve treatment access in Latin America: an expert panel perspective - Prof Enrique Teran, PhD; Henry Gomez, MD; Damian Hannois, MD; Mauricio Lema, MD; William Mantilla, MD; Mariana Rico-Restrepo, MD et al. - Published: July, 2022 DOI: https://doi.org/10.1016/S1470-2045(22)00121-8

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519