26042024Sex
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Anvisa aprova regulamento para uso medicinal de produtos derivados da Cannabis

cannabis 2019 bxA Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 03 de dezembro, o novo regulamento para produtos derivados de Cannabis. A Resolução dispõe sobre os procedimentos para a concessão de autorização sanitária para fabricação e importação desses produtos, e estabelece requisitos para comercialização, prescrição, dispensação, monitoramento e fiscalização.

A decisão entra em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer nos próximos dias, e por se tratar de situação em transição regulatória deve ser revisada em até três anos.

"É uma regulamentação paliativa. Houve um pequeno avanço, porém a medicação ainda irá continuar com alto custo. Apenas com a permissão do plantio no Brasil o preço será justo, uma estimativa de 80 a 120 reais um frasco de 30 ml", observa Leandro Stelinato, presidente e fundador da Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab), com sede na Bahia.

Segundo texto publicado pela Assessoria de Comunicação da Agência (Ascom/Anvisa), ‘o desafio foi garantir o acesso, pela via da assistência farmacêutica, assegurando um mínimo de garantia para os usuários dos produtos, seja no sentido de eficácia (efeitos maiores e melhores do que aqueles advindos das terapias disponíveis) e segurança (mínimo de conhecimento que permita dizer quais as potenciais adversidades dos produtos)’.

A indicação e a forma de uso dos produtos de Cannabis são de responsabilidade do médico assistente. O paciente ou seu representante legal deve assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que detalha dados específicos do produto à base de Cannabis.

Em formulações com concentração de tetra-hidrocanabinol (THC) menor que 0,2%, o produto deverá ser prescrito por meio de receituário tipo B, com numeração fornecida pela Vigilância Sanitária local e renovação de receita em até 60 dias. Os produtos com concentrações de THC superiores a 0,2% serão prescritos por receituário tipo A, e só poderão ser indicados a pacientes terminais ou que tenham esgotado as alternativas terapêuticas de tratamento.

Os produtos à base de Cannabis devem ser dispensados exclusivamente por farmácias sem manipulação ou drogarias, mediante apresentação de prescrição por profissional médico legalmente habilitado. Já a dispensação dos produtos de Cannabis deve ser feita exclusivamente por profissional farmacêutico. Cada unidade comercializada deverá ser registrada no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), utilizados atualmente para a dispensação de medicamentos de uso controlado.

Para acessar a íntegra do relatório sobre o tema, clique aqui.

Com informações da Ascom/Anvisa

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519