25112020Qua
AtualizadoTer, 24 Nov 2020 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Da Biologia à Terapia

Imuno_Artigo_News_19_NET_OK.jpgPara discutir a aplicação na rotina clínica das novas drogas que em ensaios clínicos apresentam eficácia, relação custo-benefício favorável e melhor qualidade de vida para o paciente oncológico, o A.C.Camargo Cancer Center, em parceria com o Princess Margareth Cancer Centre, do Canadá, promove o Simpósio Da Biologia à Terapia entre os dias 12 e 14 de novembro.

O evento trará o relato de casos clínicos reais que adotaram as drogas geradas a partir do conhecimento recente. "Vamos antecipar a discussão sobre drogas que, inclusive, ainda não estão disponíveis no Brasil, para que já possamos, a partir desse exemplo prático, construir uma linha de raciocínio que leva a uma compreensão mais imediata desses avanços", destaca o oncologista clínico Marcello Ferretti Fanelli, diretor do Departamento de Oncologia Clínica do A.C.Camargo e coordenador da programação científica do Simpósio. 
 
Em sua unidade de pesquisa clínica, o Princess Margareth Cancer Centre possui cerca de 300 ensaios em andamento, sendo que 7 entre 10 pacientes da instituição estão sendo tratados em algum protocolo clínico.
 
Representando a instituição canadense, estarão presentes os oncologistas Eitan Amir, especialista com diversos trabalhos sobre tratamento de câncer de mama de acordo com a classificação molecular da doença, incluindo os novos protocolos de quebra da resistência à hormonioterapia; Natasha Leighl, com atuação focada em câncer de pulmão, líder de uma linha de pesquisa voltada para a custo-efetividade e incorporação dos novos fármacos; e Ronald Burkes, com ampla expertise em tumores do trato gastrointestinal baixo, incluindo ensaios clínicos envolvendo imunoterapia e os novos protocolos que avaliam, em casos de câncer de reto, poupar o paciente da radioterapia ou indicá-lo para a cirurgia minimamente invasiva.
 
Dentre os protocolos clínicos com resultados promissores que serão debatidos, um dos destaques é o estudo Heracles - http://meetinglibrary.asco.org/content/149690-156 - que propõe a dupla inibição do HER2 em câncer colorretal metastático. O ensaio clínico fase II sugere ser eficaz a combinação de trastuzumabe e lapatinibe em câncer colorretal metastático HER2­ positivo com KRAS selvagem. O protocolo foi adotado junto aos pacientes que eram resistentes, principalmente, a cetuximabe ou panitumumabe. Os autores demonstraram que a dupla inibição proporcionou uma taxa de resposta da ordem de 35%, relevante em se tratando de pacientes previamente submetidos à múltiplas linhas de tratamento. Os participantes tinham realizado, em média, cinco linhas anteriores de terapia.  
 
Informações sobre programação completa e inscrições estão disponíveis em http://www.accamargo.org.br/evento-detalhe/biologia-terapia/179.
 
Da Biologia à Terapia
Data:12 a 14 de novembro de 2015
Local: Auditório do A.C.Camargo Cancer Center - Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade – São Paulo/SP
Inscrições e informações: http://www.accamargo.org.br/evento-detalhe/biologia-terapia/179 
 


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519