29112020Dom
AtualizadoSex, 27 Nov 2020 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral

congresso_sbnpe_NET_OK.jpgO XXI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral acontece em Brasília, entre os dias 18 e 21 de outubro. No evento serão apresentados os resultados de uma investigação, realizada em 2014, sobre o estado nutricional do paciente oncológico idoso, além da segunda edição do Consenso Nacional de Nutrição Oncológica.

O levantamento sobre a nutrição do paciente idoso com câncer foi realizado com mais de 3,5 mil pessoas em 44 instituições do Brasil e em seis de Portugal. A investigação traz os déficits funcionais e neurológicos que causam impacto nutricional ao enfermo, bem como as deficiências no peso, nas reservas de gordura e músculo e na ingestão calórica e proteica.
 
De acordo com a publicação, mais da metade (51%) desses pacientes relatam alguma história de perda de peso já no momento da internação, enquanto 73% apresentam risco de desnutrição ou já se encontram desnutridos. “São dados muito preocupantes, pois os indivíduos desnutridos tendem a ter uma tolerância menor ao tratamento. Estratégias precisam ser desenvolvidas, e o Inquérito vai ser uma ferramenta para a construção delas”, avalia Nivaldo Pinho, Coordenador da Divisão de Apoio Técnico do HC I- INCA.
 
Na ocasião também será apresentada a segunda edição do Consenso Nacional de Nutrição Oncológica. O novo Consenso traz a atualização das recomendações nacionais das condutas terapêuticas nutricionais para pacientes com câncer, adultos ou crianças, submetidos a quimioterapia, radioterapia, cirurgia e transplante de medula óssea. “A publicação é importante para unificar a abordagem terapêutica nutricional ao paciente oncológico, de forma que todos os pacientes sejam atendidos com a mesma qualidade”, explica Nivaldo.
 
Segundo Robson Moura, Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), além da apresentação destas importantes publicações, a programação do congresso está bastante diversificada. "Será uma boa oportunidade para reunirmos pessoas de diversas especialidades da área para trocarmos experiências, além de apresentações com as principais novidades sobre nutrição parenteral e enteral, com os principais especialistas da atualidade na área”, finaliza o presidente da SBNPE.
 
XXI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 - SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul
Data: 18 a 21 de outubro
Informações: http://cbnpe2015.com.br/ 
 


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519