28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SAN ANTONIO 2023

Epidemiologista é premiado no SABCS 2023

jack cuzickO epidemiologista Jack Cuzick (foto) recebe o prêmio William L. McGuire Memorial Lecture na 46ª edição do San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS), que acontece de 5 a 9 de dezembro em San Antonio, Texas. Cuzick é chefe da unidade de Prevenção do Câncer na Queen Mary University of London e o reconhecimento reflete suas contribuições para a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Como estatístico envolvido em ensaios clínicos do câncer, Cuzick observou que pacientes com câncer de mama que receberam tamoxifeno adjuvante tiveram redução na incidência de um segundo câncer na mama contralateral. Isto levou Cuzick a propor o tamoxifeno como profilático para mulheres com risco aumentado de câncer de mama. Desde então, ele liderou vários ensaios internacionais que confirmaram a capacidade do tamoxifeno de reduzir o risco de câncer de mama.

Cuzick foi fundamental para o desenvolvimento do modelo Tyrer-Cuzick, um modelo líder de previsão de risco do câncer de mama, e resultados de um de seus ensaios, o International Breast Cancer Intervention Study I (IBIS-I), estabeleceram a densidade mamográfica como um biomarcador de risco modificável. Ele também foi um dos principais investigadores do ensaio seminal ATAC (Arimidex, Tamoxifen, Alone or in Combination), que estabeleceu que o inibidor da aromatase anastrozol era mais eficaz do que tamoxifeno no tratamento adjuvante de pacientes pós-menopáusicas com câncer de mama com receptor de estrogênio positivo (RE+). Com base nesses achados, Cuzick lançou o ensaio IBIS-II para avaliar o potencial preventivo do anastrozol em mulheres com alto risco de câncer de mama ou com diagnóstico de carcinoma ductal in situ (CDIS). Este ensaio confirmou que anastrozol foi mais eficaz como agente preventivo primário do que o tamoxifeno.

A premiação William L. McGuire Memorial Lecture foi instituída em 1992 para comemorar as contribuições significativas de McGuire para a oncologia mamária. Ao lado de Charles A. Coltman, McGuire fundou a SABCS em 1977.

A premiação está programada para quarta-feira, 6 de dezembro, às 8h30 CT.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519