28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2023

177Lu-DOTATATE mostra resultados em tumores neuroendócrinos pancreáticos

pancreas 19 bxEstudo (NeoLuPaNET) apresentado em sessão mini-oral no ESMO 2023 mostrou que o tratamento neoadjuvante com 177Lu-Dotatate seguido de cirurgia para tumores neuroendócrinos pancreáticos não funcionantes é seguro e eficaz, com evidências de alta taxa de resposta radiológica.

“A ressecção cirúrgica do tumor neuroendócrino pancreático não funcionante (NF-PanNET) é curativa na maioria dos casos. Tratamentos neoadjuvantes em pacientes com NF-PanNET ressecável com alto risco de recorrência nunca foram investigados. Nesse estudo, o objetivo é testar a segurança e eficácia do tratamento neoadjuvante com radionuclídeos com receptor de peptídeos (PRRT) com 177Lu-DOTATATE seguido de cirurgia em pacientes com NF-PanNET ressecável de alto risco”, esclarecem os autores.

Nesse estudo multicêntrico de fase 2, braço único, o tratamento foi PRRT com 177Lu-DOTATATE (Lutathera) seguido de cirurgia em pacientes com alto risco de recorrência de NF-PanNET ressecável. NF-PanNET de alto risco foi definido pela presença de pelo menos uma das seguintes características: tamanho do tumor> 4 cm, invasão de órgãos próximos, Ki67> 10%, invasão vascular, metástase hepática única ou envolvimento nodal. Os endpoints primários foram morbidade e mortalidade pós-operatória. O endpoint secundário foi a taxa de resposta radiológica objetiva.

Resultados

Trinta e um pacientes foram incluídos no estudo. Vinte e seis (84%) toleraram 4 ciclos de 177Lu-DOTATATE, enquanto 4 pacientes não completaram 4 ciclos devido a eventos adversos. Um paciente interrompeu voluntariamente o tratamento após 2 ciclos. Uma resposta radiológica parcial foi observada em 17 pacientes (59%) enquanto não ocorreu progressão da doença. Dois pacientes recusaram a cirurgia após 177Lu-DOTATATE.

29 pacientes foram submetidos à cirurgia após um período médio de 281 dias (261,5–309 dias) a partir da inscrição no estudo. A ressecção do NF-PanNET foi realizada em 28 pacientes (96,5%), enquanto um paciente foi submetido à laparotomia exploradora.

Pancreaticoduodenectomia (n= 11) e pancreatectomia distal (n= 11) foram as operações mais frequentes. Na histologia final, a maioria dos pacientes apresentava NF-PanNET G2 (n = 16) e um envolvimento nodal (N1) estava presente em 52% dos casos. Não houve mortalidade pós-operatória. Complicações pós-operatórias graves ocorreram em 24% dos pacientes e a fístula pancreática pós-operatória foi a complicação mais frequente após a cirurgia (34%).

“O tratamento neoadjuvante com radionuclídeos com receptor de peptídeos (PRRT) com 177Lu-DOTATATE seguido de cirurgia para NF-PanNET é seguro e eficaz, demonstrando evidências de alta taxa de resposta radiológica”, concluíram os autores.

O estudo foi financiado pela Advanced Accelerator Applications (companhia da Novartis), e está registrado em ClinicalTrials.Gov, NCT04385992.

Referência: 1186MO - A prospective phase II single-arm trial on neoadjuvant peptide receptor radionuclide therapy (PRRT) with 177Lu-DOTATATE followed by surgery for pancreatic neuroendocrine tumors (NeoLuPaNET)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519