29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GU 2023

LuCAB: cabazitaxel e LuPSMA no câncer de próstata metastático resistente à castração

prostata 23Selecionado para apresentação na sessão Trials in Progress do ASCO GU 2023, LuCAB é um estudo de fase I/II que busca avaliar a segurança e a eficácia preliminar de cabazitaxel em combinação com [177Lu]Lu-PSMA-617 no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração.

Lu-PSMA foi recentemente aprovado pela agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) para uso no cenário pós-taxano e pós-antiandrogênico em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC). “Apesar de conferir um benefício de sobrevida, para muitos a resposta ao tratamento é curta e a progressão é inevitável”, observam os autores.

Um dos prováveis mecanismos que limitam a durabilidade das respostas à Lu-PSMA é a heterogeneidade na expressão de PSMA tumoral. Isso pode ser rastreado visualmente usando varreduras PSMA e FDG PET/CT e inspecionando doenças discordantes; no entanto, a doença micrometastática não pode ser avaliada dessa maneira.

Além disso, Lu-PSMA pode não ter como alvo eficaz a doença micrometastática devido ao maior comprimento de caminho dos emissores beta. Cabazitaxel apresenta propriedades radiossensibilizantes que podem aumentar o efeito citotóxico de Lu-PSMA, ao mesmo tempo em que trata qualquer doença negativa para PSMA. “Nossa hipótese é que a combinação de Lu-PSMA e cabazitaxel será bem tolerada e levará a respostas mais duradouras”, afirmam os autores.

Métodos

Esse estudo de fase I/II, de centro único e braço único, pretende incluir 32 a 38 pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração para avaliar a segurança e a eficácia preliminar da combinação de cabazitaxel e [177Lu]Lu-PSMA-617. Até 6 doses de Lu-PSMA (7,4 GBq) serão administradas por via intravenosa a cada 6 semanas. Cabazitaxel será administrado concomitantemente (intervalo de dose 12,5mg/m2 - 20mg/m2), no Dia 2 e Dia 23 de cada ciclo de 6 semanas. A dose de cabazitaxel será aumentada usando um esquema tradicional de 3+3.

Os principais critérios de elegibilidade incluem um diagnóstico de mCRPC com doença positiva para PSMA no PSMA PET/CT (SUVmax ≥15), sem evidência de doença medular difusa ou locais de discordância no FDG PET/CT. Os pacientes devem ter progredido após docetaxel prévio e um antiandrogênico de segunda geração, ter medula óssea e função orgânica adequadas e um performance status ECOG de 0-1.

O objetivo primário é estabelecer a dose máxima tolerada de cabazitaxel e Lu-PSMA. Os objetivos secundários incluem a avaliação da frequência e a gravidade dos eventos adversos, eficácia por meio da taxa de resposta de 50% do PSA, sobrevida livre de progressão radiográfica e PSA, sobrevida global, taxa de resposta objetiva do tumor e avaliação da dor e qualidade de vida relacionada à saúde ao longo dos primeiros 12 meses.

O sangue será coletado no baseline, durante o tratamento e na progressão para análise de ctDNA, cujos resultados serão correlacionados com as características iniciais do paciente e da doença e os resultados da resposta para determinar biomarcadores de resposta e resistência ao tratamento. O recrutamento de pacientes começou em agosto de 2022 e continuará por 18 meses.

O estudo (NCT05340374) é financiado pelo Peter MacCallum Cancer Center, Novartis e Prostate Cancer Foundation.

Referência: LuCAB: A phase I/II trial evaluating cabazitaxel in combination with [177Lu]Lu-PSMA-617 in patients (pts) with metastatic castration-resistant prostate cancer (mCRPC)
First Author: Arun Azad, PhD, MBBS, FRACP
Meeting: 2023 ASCO GU Cancers Symposium
Session Type: Trials in Progress Poster Session
Session Title: Trials in Progress Poster Session A: Prostate Cancer
Track: Prostate Cancer- Advanced
Subtrack: Therapeutics
Abstract #: TPS278

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519