22042024Seg
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2023

Conquer Cancer premia pesquisadores brasileiros no ASCO 2023

mosaico asco2023Conquer Cancer Foundation, fundação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), anunciou os ganhadores do 2023 ASCO Annual Meeting Merit Awards. Os oncologistas brasileiros que receberam o reconhecimento esse ano foram Priscila Barreto Coelho (University of Miami Miller School of Medicine)Guilherme Nader-Marta (Institut Jules Bordet/Université Libre de Bruxelles)Adriana Kahn (Yale University); Gabriel Aleixo (Cleveland Clinic Foundation); João Paulo Solar Vasconcelos (BC Cancer, Vancouver Cancer Centre); além da estudante Laynara Vitória Vieira (Universidade Federal do Piauí). A oncologista Maria Alice Franzoi, contemplada com o Career Development Award (CDA) ano passado, está entre os pesquisadores com estudos financiados pela fundação apresentados na edição desse ano.

Young Investigator Awards

Concedido pela primeira vez em 1984, o prêmio oferece financiamento de pesquisa para jovens médicos promissores durante os anos finais de treinamento para apoiar a transição para uma nomeação de corpo docente e incentivar pesquisas de qualidade em oncologia clínica.

A oncologista Priscila Barreto Coelho, da University of Miami Miller School of Medicine, foi escolhida para receber o Young Investigator Award (YIA) por seu trabalho que avalia o cenário hormonal e inflamatório do câncer de mama receptor hormonal positivo em mulheres negras e latinas na pós-menopausa e o impacto do tratamento hormonal nessas pacientes.

Guilherme Nader Marta, do Institut Jules Bordet, recebeu o reconhecimento por sua pesquisa sobre o PSMA (antígeno prostático específico), proteína de membrana celular já utilizada com sucesso como alvo terapêutico para o tratamento do câncer de próstata. “Esse antígeno não é expresso apenas pelas neoplasias prostáticas, mas também em outros tipos de câncer. Após um estudo inicial, verificamos que algumas pacientes com câncer de mama triplo negativo apresentam alta expressão de PSMA. O projeto selecionado para o Young Investigator Award tem como objetivo testar a eficácia do radiofármaco lutécio-PSMA em pacientes com câncer de mama triplo negativo metastático que apresentem alta expressão de PSMA”, explica. O estudo foi selecionado para a sessão de Poster Discussion de câncer de mama avançado.    

Outra brasileira contemplada com o YIA este ano, a oncologista Adriana Kahn, da Yale University, foi contemplada por seu trabalho sobre análise molecular de câncer de mama com resultados de imuno-histoquímica discordantes para receptor de estrogênio entre os tumores primários e metástases à distância. 

Annual Meeting Merit Awards

Annual Meeting Merit Awards é destinado a jovens oncologistas que são os primeiros autores de trabalhos de alta qualidade selecionados para apresentação no congresso de Chicago.

Na ASCO 2023, Gabriel Aleixo, da Cleveland Clinic Foundation, foi um dos vencedores do prêmio por seu trabalho que avalia as diferenças raciais nas medidas de perda de massa muscular e sobrevida entre idosos com tumores gastrointestinais. João Paulo Solar Vasconcelos, do BC Cancer, Vancouver Cancer Centre, teve seu trabalho ‘Pet Net Study’, que avalia prospectivamente a utilidade de imagens simultâneas de 18F-FDG PET/CT e 68Ga-DOTA-TOC em neoplasias neuroendócrinas gastroenteropancreáticas, selecionado para Poster Discussion. Outra brasileira premiada esse ano, Laynara Vitória da Silva Vieira, estudante do quarto ano de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi escolhida por sua meta-análise que compara a cirurgia robótica e laparoscópica versus a cirurgia berta no colangiocarcinoma perihilar. 

Conquer Cancer-Funded Research

Premiada com o Career Development Award ano passado, a oncologista Maria Alice Franzoi, do Gustave Roussy Cancer Campus, figura na lista de pesquisadores com estudos financiados pela Conquer Cancer que foram selecionados para o encontro de Chicago. Na sessão de pôster, a pesquisadora brasileira apresenta os resultados de uma avaliação de padrões longitudinais de longo prazo da qualidade de vida relatada pelo paciente após o câncer de mama para informar a implementação de caminhos personalizados de atendimento. Selecionado para Poster Discussion, o outro trabalho traz os resultados de uma pesquisa que busca melhorar os cuidados oncológicos por meio da tecnologia digital através da implementação do sistema de monitoramento remoto de resiliência de pacientes (RPM) em 19 hospitais na Europa.

Para acessar a relação completa dos vencedores do 2023 Conquer Cancer Grants & Awards, clique aqui.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519