27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2022

Incidência, timing e sobrevida de segundo câncer de pulmão primário em pacientes no NLST

Pulm o Horiz NET OKEstudo selecionado para apresentação oral na Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2022) buscou examinar a incidência, o timing e a sobrevida de um segundo câncer de pulmão primário utilizando dados do National Lung Screening Trial (NLST). “A incidência de um segundo câncer de pulmão primário no NLST foi de aproximadamente 4% entre toda a coorte de pacientes com câncer de pulmão, e chegou a 8% entre os pacientes submetidos à cirurgia para doença em estágio IA”, observam os autores.

“Um segundo câncer de pulmão primário refere-se a um novo câncer de pulmão primário que se desenvolve após a terapia para um primeiro câncer de pulmão primário ou quando dois cânceres de pulmão com histologias diferentes são encontrados no momento do diagnóstico”, esclarecem.

Nesse estudo, foram identificados para análise pacientes diagnosticados com um primeiro câncer de pulmão primário no NLST. Os pacientes foram agrupados de acordo com o diagnóstico de um segundo câncer de pulmão primário: síncrono - diagnosticado 6 semanas após o primeiro primário; metacrônico - diagnosticado mais de 6 semanas após o primeiro primário; ou nenhum segundo câncer de pulmão primário.

Foi avaliada a taxa de incidência por 100 pessoas-ano de câncer de pulmão primário metacrônico durante 5 anos após a data do primeiro diagnóstico de câncer de pulmão primário. A histologia do segundo câncer de pulmão primário foi comparada com a histologia do primeiro câncer de pulmão primário. A sobrevida em cinco anos de câncer de pulmão sincrônico e metacrônico foi avaliada a partir da data do primeiro diagnóstico de câncer de pulmão primário usando o método de Kaplan-Meier.

Resultados

Dos 2.053 pacientes que atenderam aos critérios de inclusão do estudo, 85 (4,14%) pacientes desenvolveram um segundo câncer primário de pulmão, dos quais 40 (47%) eram sincrônicos e 45 (53%) metacrônicos. A incidência de segundo câncer de pulmão primário variou de acordo com o tipo de tratamento e estágio e chegou a 8% entre os pacientes submetidos à cirurgia para doença em estágio IA.

Para câncer de pulmão primário metacrônico, o tempo médio desde o diagnóstico do câncer até a data do diagnóstico do Segundo primário foi de 32,0 (IQR: 14,3-50,5) meses. A incidência de câncer de pulmão primário metacrônico aumentou conforme o tempo desde a data do diagnóstico do primeiro câncer de pulmão. A distribuição do segundo câncer de pulmão primário por histologia foi de 46% adenocarcinoma, 25% células escamosas, 8% adenocarcinoma lepídico e 6% pequenas células.

Aproximadamente 44% (n=37) dos pacientes foram diagnosticados com segundo câncer de pulmão primário do mesmo subtipo histológico do primeiro câncer de pulmão primário. A sobrevida em cinco anos dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão sincrônico e metacrônico foi de de 45,6% (IC 95%: 29,9-60,1) e 80,3% (IC 95%: 63,0-90,1), respectivamente.

“Descobrimos que a incidência do segundo câncer de pulmão primário no NLST foi de aproximadamente 1-2% ao ano entre toda a coorte de pacientes com câncer de pulmão. Entre os pacientes submetidos à cirurgia para doença em estágio IA, a taxa de incidência do segundo câncer de pulmão primário aumentou ao longo do tempo após o primeiro diagnóstico de câncer de pulmão primário”, afirmou Potter. “Mesmo 5 anos após a data do primeiro diagnóstico de câncer de pulmão primário, a taxa de incidência do segundo câncer de pulmão primário entre pacientes submetidos à cirurgia para doença em estágio IA foi superior a 2% ao ano”, ressaltou.

Referência: OA05.03 - Incidence, Timing, and Survival of Second Primary Lung Cancer in Patients in the National Lung Screening Trial - Presenter: Alexandra Potter
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519