26042024Sex
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2022

DESTINY-Gastric04: T-DXd na segunda linha de tratamento do câncer gástrico e/ou de junção gastroesofágica HER2-positivo

fabio franke bxSelecionado para apresentação em pôster no ESMO GI 2022, como ongoing trial, o estudo DESTINY-Gastric04 tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança de trastuzumabe deruxtecana em comparação com a combinação de ramucirumabe e paclitaxel em pacientes com câncer gástrico ou de junção gastroesofágica HER2-positivo no cenário de segunda linha. O oncologista Fabio Franke (foto), diretor do Oncosite – Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia, é coautor do trabalho.

Na análise primária do DESTINYGastric01 (DS8201-A-J202; NCT03329690), um estudo aberto, multicêntrico, randomizado, de Fase 2, em pacientes com adenocarcinoma gástrico avançado ou de câncer de junção gastroesofágica HER2+, T-DXd demonstrou melhora clinicamente relevante em comparação com o padrão de tratamento na taxa de resposta objetiva (ORR; 51% versus 14%; P=0,01) na terceira linha ou posterior (Shitara, N Engl J Med 2020).

O DESTINY-Gastric04 (NCT04704934) é um estudo de fase 3 global, multicêntrico, aberto, de 2 braços, randomizado, em pacientes com adenocarcinoma gástrico metastático HER2+ e/ou câncer de junção gastroesofágica irressecável.

São elegíveis pacientes adultos, com performance status ECOG 0 ou 1 na triagem, com adenocarcinoma gástrico ou de junção gastroesofágica documentado que tenha sido tratado anteriormente no cenário metastático de primeira linha (incluindo terapia neoadjuvante ou adjuvante se progressão durante ou 6 meses após a conclusão da terapia) com um regime contendo trastuzumabe.

A positividade para HER2 (IHC 3+ ou IHC 2+/ISH+) deve ser confirmada centralmente em biópsias tumorais obtidas após progressão durante ou após trastuzumabe. Os pacientes não devem ter recebido terapia anticâncer após um regime de primeira linha contendo trastuzumabe. Os pacientes serão randomizados 1:1 para receber T-DXd (6,4 mg/kg a cada 3 semanas) ou ramucirumabe (8 mg/kg nos dias 1 e 15 de um ciclo de 28 dias) em combinação com paclitaxel (80 mg/m2 dias 1, 8 e 15 de um ciclo de 28 dias).

O estudo está com recrutamento ativo, com aproximadamente 490 participantes planejados. O endpoint primário é a sobrevida global. Os desfechos secundários incluem sobrevida livre de progressão, ORR, duração da resposta, taxa de controle da doença, segurança, farmacocinética e imunogenicidade de T-DXd.

"O estudo DESTINY-Gastric 04 com T-DXd tenta comprovar a eficácia desse importante medicamento no cenário de segunda linha de tratamento do câncer gástrico e/ou de junção gastroesofágica HER2-positivo. Sabemos dos resultados positivos em câncer de mama e é necessário avançarmos também no Câncer gástrico, que não possui uma segunda linha anti-HER2 específica aprovada. Infelizmente, por causa do nosso processo regulatório lento e burocrático, ainda não temos a aprovação para iniciar o recrutamento no Brasil. Aguardamos com ansiedade a possibilidade de participarmos ativamente no recrutamento e na produção de dados de pacientes brasileiros", afirma Franke. 

Identificação do ensaio clínico: NCT04704934.

O estudo é financiado pela Daiichi Sankyo, Inc., e AstraZeneca

Referência: P-159 Trastuzumab deruxtecan (T-DXd) in patients with HER2-positive gastric cancer (GC) or gastroesophageal junction (GEJ) adenocarcinoma who have progressed on or after a trastuzumab-containing regimen (DESTINY-Gastric04): A randomized phase 3 study - K. Shitara, F. Barlaskar, F. Franke, Y. Kawaguchi, L. Shen, T. Kamio, G. Meinhardt, J. Tabernero

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519