28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SAN ANTONIO 2021

Contraceptivos orais combinados e risco de câncer de mama

anticoncepcionais bxO mastologista Joaquim Teodoro Araujo Neto, da Unifesp, é primeiro autor de estudo aceito para apresentação em pôster no San Antonio Breast Cancer Symposium 2021, que discute uso de contraceptivos orais combinados e risco de câncer de mama. Afonso Celso Pinto Nazário é o autor sênior do trabalho.

O aumento do risco de câncer de mama é o fator adverso mais controverso e mais temido pelas mulheres em relação ao uso de contraceptivos orais combinados (COC). Nesta análise, os pesquisadores calcularam e compararam o receptor de estrogênio α (ERα) e o receptor de progesterona (PR) na expressão no epitélio mamário na primeira, segunda, terceira e quarta semanas, em pacientes que não fazem usam de COC (ciclo natural) e naquelas que usam um ciclo de COC composto por 30 µg de etinilestradiol (EE) e 150 µg de levonorgestrel (LNG).

Este estudo retrospectivo envolveu 118 mulheres com blocos de parafina disponíveis, inscritas de fevereiro de 2001 a fevereiro de 2004. Foram inscritas mulheres na pré-menopausa que apresentavam um nódulo na mama com triplo diagnóstico de benignidade e eumenorreicas nos últimos seis meses.

As pacientes foram submetidas à excisão dos nódulos mamários e de fragmentos de tecido mamário normal adjacente, fixados em formalina tamponada a 10%. Trinta e um pacientes foram excluídas e 87 pacientes compuseram a base de análise, divididas em dois grupos: grupo A (com COC, N = 42) e o grupo B (sem COC, N= 45).

Os autores descrevem que a reação imunohistoquímica foi automatizada e foram utilizados os seguintes anticorpos: ERα antibody clone SP1 titer 1:500 e PR antibody clone PgR636 titer 1:400. A leitura histológica das lâminas foi realizada com microscopia óptica convencional. Depois de identificadas as áreas epiteliais, foram avaliados 7 campos com aumento de 40X. Análise estatística para a paridade foi realizada pelo teste exato de Fisher. Para ajuste conforme idade, o teste de Student-t foi aplicado. As contagens de ERα e PRas foram avaliadas no modelo de Equações de Estimativas Generalizadas (EEG). Para comparar as contagens totais de ERα e PR foram utilizados o teste de Kolmogorov-Smirnov e a Análise de Variância (ANOVA).  As análises estatísticas foram realizadas utilizando os programas SPSS 20.0 e STATA 12. Para todos os testes estatísticos foi adotado o nível de significância de 5% (p ≤ 0,05). 

Resultados

O grupo controle (sem COC) teve média de idade superior de 23,7 ± 5,9 anos em relação ao grupo de estudo (com COC), com média de idade de 20,5 ± 5,1 anos. Em relação à paridade, o grupo de estudo (com COC) tinha 83,9% de nulíparas contra 73,3% no grupo controle (sem COC). No modelo EEG, a diferença média estatisticamente significativa na expressão de ERα foi observada na quarta semana no grupo com COC, na comparação com o grupo controle (sem COC) com p <0,001. A comparação da expressão de PR no grupo controle (sem COC) na quarta semana ou na fase lútea tardia (LLP) com as expressões ERα, também na quarta semana (LLP) do grupo controle (sem COC) mostrou que a expressão de PR foi maior e estatisticamente significativa comparada a expressão de ERα (p <0,001).

O grupo de mulheres que usam COC apresentou maior percentual médio de ERα (p <0,001) e PR (p <0,001) em comparação com as mulheres do grupo controle (sem COC).

Em conclusão, “A média das expressões de ERα e PR em usuários de um ciclo de COC composto por 30 µg de EE e 150 µg LNG foi maior em ERα (p <0,001) e PR (p <0,001) na comparação com mulheres do grupo controle (sem COC). A expressão de ERα no grupo de estudo (com COC) na quarta semana (pausa) foi maior do que a expressão de ERα na quarta semana (LLP) no grupo controle (sem COC), diferença estatisticamente significativa (p <0,001). A expressão de PR na quarta semana no grupo controle (sem COC) ou LLP foi maior do que ERα e esta diferença foi estatisticamente significativa (p<0,001)”, concluem os autores.

O estudo conta com a participação dos médicos Celso Kazuto Taniguchi, Anastasio Berrettini e Rogério Fenile, da Unifesp-EPM.

Referência: Publication Number: P2-11-18 Weekly evaluation of α estrogen and progesterone receptors in women´s breast epithelium after oral combined hormonal contraceptive use for one month - Joaquim Teodoro Araujo Neto, MD, PhD, Afonso Celso Pinto Nazário, MD, PhD, Celso Kazuto Taniguchi, MD, MsC, Anastasio Berrettini Jr, MD, PhD and Rogério Fenile, MD, PhD. Federal University of Sao Paulo, São Paulo, Brazil

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519