26042024Sex
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2021

Imunoterapia com OncoTherad associado ao PRP no câncer de bexiga não músculo invasivo

bianca unicamp bxEstudo brasileiro selecionado para a Poster Session no ASCO GU 2021 demonstrou que o tratamento intravesical com OncoTherad associado ao Plasma Rico em Plaquetas (PRP) promoveu inibição significativa da progressão tumoral no tratamento do câncer de bexiga não músculo invasivo induzido quimicamente em camundongos. A bióloga Bianca Ribeiro de Souza Sasaki (foto), do Laboratório de Carcinogênese e Urogenital e Imunoterapia da UNICAMP, é a primeira autora do trabalho.

Terapias intravesicais eficazes para o câncer de bexiga não músculo invasivo (CBNMI) após falha do Bacilo Calmette-Guérin (BCG) ainda são escassas. O OncoTherad é um complexo nanoestruturado de fosfato inorgânico associado a uma proteína glicosídica desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Campinas (UNICAMP) Wagner José Fávaro e Nelson Durán, que desencadeia atividades imunomoduladoras e antitumorais. Estudos anteriores do grupo demonstraram que o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) atua na ativação imunológica e exerce efeitos antitumorais.

O trabalho buscou caracterizar os efeitos do OncoTherad associado ao Plasma Rico em Plaquetas (PRP) no tratamento do câncer de bexiga não músculo invasivo induzido quimicamente em camundongos, bem como a modulação promovida na via de sinalização dos receptores Toll-like (TLRs).

No estudo, quarenta e dois camundongos C57BL/6J foram divididos em grupos controle; câncer (carcinógeno N-etil-N-nitrosureia, 50 mg/ml); PRP (0,1 ml); OncoTherad (20 mg / ml); OncoTherad + PRP 10 mg / ml e OncoTherad + PRP 20 mg / ml. As doses intravesicais (0,1 ml) foram instiladas uma vez por semana durante 6 semanas após a indução.

A indução de câncer de bexiga não músculo invasivo reduziu (p <0,05) o peso corporal, embora após os tratamentos o peso corporal tenha sido recuperado de forma semelhante aos camundongos saudáveis. Os tratamentos não alteraram significativamente os padrões bioquímicos da urina e o consumo de ração e água. Não houve toxicidade aguda ou lesão renal, e a presença de hidroureter foi variável. As bexigas urinárias de camundongos tratados com Oncotherad, associado ou não ao PRP, apresentaram hiperemia associada ao quadro inflamatório.

O espessamento da parede da bexiga urinária no grupo de câncer foi mais evidente em comparação com os grupos tratados, nos quais havia bexigas sem espessamento ou lesões macroscópicas. O carcinoma plano in situ (pTis) estava presente em 100% dos camundongos do grupo câncer e a intensidade das imunorreatividades para TLR2, IL-6, TLR4 e IRF-3 foi significativamente mais fraca em comparação com o grupo controle, indicando supressão do sistema imunológico no microambiente tumoral.

Quando tratados por via intravesical apenas com PRP, os camundongos mostraram 28,6% de taxa de inibição da progressão tumoral; com OncoTherad 85,7% e com OncoTherad + PRP 10 mg/ml ou 20 mg/ml 71,4%.

Os tratamentos intravesicais levaram à ativação distinta do sistema imune inato mediado por TLRs 2 e 4 nas vias de sinalização de citocinas (dependente de MyD88) e interferons (dependente de TRIF). O tratamento combinado do OncoTherad + PRP aumentou (p <0,05) a porcentagem de células uroteliais TLR4 positivas e a intensidade de imunorreação para TLR4 em comparação com os tratamentos isolados e as imunorreatividades de NF-kB, IL-6, TLR4, IRF-3, e IFN-γ em comparação com o grupo de câncer. 

Os resultados demonstraram que o tratamento intravesical com OncoTherad associado ao PRP promoveu inibição significativa da progressão tumoral, possivelmente devido à atividade imunomoduladora envolvendo a via TLR. “Essa associação pode constituir uma nova estratégia terapêutica para pacientes com câncer de bexiga não músculo invasivo refratário”, concluíram os autores.

O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referência: Abstract #461 - A potential new therapeutic option for the treatment of nonmuscle invasive bladder cancer: Combination of intravesical oncotherad immunotherapy and platelet rich plasma (PRP). - Bianca Ribeiro de Souza Sasaki - J Clin Oncol 39, 2021 (suppl 6; abstr 461) - DOI: 10.1200/JCO.2021.39.6_suppl.461

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519