02052024Qui
AtualizadoQui, 02 Maio 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2019

Liderança médica na América Latina

MAX MANO SABCS NET OKO oncologista Max Mano (foto) é primeiro autor de estudo apresentado na Sessão de Pôster da ASCO 2019, com os resultados de um survey enviado a cerca de 8 mil membros de sociedades médicasde oncologia latino-americanas. O objetivo foi avaliar competências de liderança, no esteio de Citaku et el, autores que identificaram um conjunto de competências em líderes norte-americanos e europeus envolvidos com a educação médica.

Agora, Mano MS et al aplicaram essa mesma pesquisa a uma população de médicos latino-americanos envolvida com a oncologia e áreas correlatas, que detém posições de liderança.

A pesquisa foi enviada para cerca de 8 mil membros de sociedades médicas da região, a partir de uma plataforma web. Além das 63 perguntas com 5 respostas possíveis, foram coletados dados sobre tipo de instituição (privado versus público), país de atuação, especialidade principal, gênero, idade, tempo de experiência em oncologia e experiência em posição de liderança.

Os resultados mostram que em um total de 217 respondentes, a maior parte dos médicos latino-americanos atribuiu maior valor às competências de gestão de tarefas em comparação com médicos norte-americanos e europeus (91,37% de respostas "importantes" ou "muito importantes" vs 87,0%; p <0,0001). Outras competências avaliadas foram autogestão (87,45% vs 87,55%; p = NS), responsabilidade social (86,83% vs 87,48%; p = NS), inovação (86,69% ​​vs 85,31%; p = NS) e liderança de outros (83,31% vs 84,71%; p = NS).

Mano MS e colegas destacam que a responsabilidade social, “a primeira em importância na pesquisa com norte-americanos e europeus, foi apenas a terceira no levantamento latino-americano”.

Para os autores, os achados mostram que aspectos culturais podem influenciar a percepção de competências de liderança. “Nossos dados podem indicar que os atuais programas de treinamento de liderança de médicos devem ser adaptados para atender necessidades específicas e aspectos culturais de cada região”, concluem (Abstract #: 10517).

O estudo foi desenvolvido através do Lacog em colaboração com a ALSS (Academy of Leadership Sciences Switzerland).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519