29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2019

Lei dos 60, inteligência artificial e acesso ao tratamento oncológico

sandra gioia bxInstituída com o objetivo de facilitar a navegação do paciente no sistema de regulação, a chamada Lei dos 60 ainda enfrenta barreiras. Estudo selecionado para publicação eletrônica no ASCO 2019 mostra os resultados de uma experiência com inteligência artificial que pretende garantir o acesso de pelo menos 70% dos pacientes com câncer de mama ao tratamento dentro do prazo de 60 dias, além de construir um modelo capaz de prever se o paciente cumpre ou não o período estabelecido na lei. A primeira autora é a mastologista Sandra Gioia, coordenadora do programa de navegação do paciente da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

 

De agosto de 2017 a maio de 2018, 105 pacientes de 33 a 80 anos (média de 59 anos) foram recrutados para navegação. Para o desenvolvimento da análise estatística, foram utilizados três modelos de machine learning (AdaBoost, Decision Tree e GaussianNB).

Os resultados mostram que a navegação de pacientes gerou uma experiência positiva no sistema público de saúde carioca. “O estudo não alcançou a taxa de sucesso de 70% de conformidade com a Lei, como pretendido (tendo atingido 52%). No entanto, as barreiras que o navegador de pacientes não consegue superar, como a falta de recursos humanos e suprimentos médicos, foram relatadas às autoridades de saúde e aos administradores do hospital”, descrevem os autores.

A partir dos dados coletados, foram identificados 38 atributos importantes para o cumprimento da Lei dos 60, o que pode representar uma oportunidade de implementar estratégias para aplicar adequadamente a legislação vigente e melhorar a experiência de navegação do paciente.

O estudo foi reconhecido como Projeto Inovador no Controle de Câncer de Mama no Brazilian Breast Cancer Symposium, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio em Pirenopólis, Goiás.

Referência: Prediction of attendance to the "60 days law" within the patient navigation program to breast cancer in Rio de Janeiro, Brazil. - J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr e13100)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519