28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2018

Barreiras limitam participação de adolescentes e jovens na pesquisa em câncer

adolescente NET OKLimites de idade estabelecidos para a participação em estudos clínicos impedem que pacientes adolescentes e jovens adultos participem de estudos projetados para seu tipo de tumor. É o que sustenta estudo apresentado na ESMO 2018, que destacou barreiras para a inclusão de crianças e jovens de 12 a 25 anos em estudos clínicos, sugerindo uma necessidade de abordagens mais adaptadas “para dar a esta população de pacientes mais acesso à inovação terapêutica”.

 

Na Europa, a idade mínima legal para participar de estudos clínicos é de 18 anos. “Nós sabemos, no entanto, que algumas meninas irão desenvolver precocemente câncer de mama geneticamente herdado e não há estudos para essa população. A situação é semelhante para alguns adolescentes com linfomas ou sarcomas”, disse a autora do estudo, Aurore Vozy, do Instituto Gustave Roussy, em Villejuif, França.

Para avaliar a disponibilidade e acessibilidade de estudos com novos tratamentos para pacientes jovens com câncer, o estudo revisou todos os estudos de fase I e fase II abertos no Instituto Gustave Roussy entre 2012 e 2017 para tumores sólidos ou linfomas.

No período de seis anos, 465 ensaios foram abertos, mas apenas 65 incluíram adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. "Os pacientes nessa faixa etária tiveram acesso a menos de 15% de todos os estudos de fase inicial em nosso instituto”, observou Vozy. Dos 62 ensaios pediátricos abertos na instituição no mesmo período, mais da metade não recrutou pacientes entre 19 e 25 anos.

Entre os 389 estudos que não foram abertos a adolescentes e jovens adultos, os autores argumentam que 55% poderiam ter sido relevantes para essa população de pacientes. “Isso significa que os pacientes têm negado o acesso a medicamentos inovadores que estão disponíveis no mesmo centro de tratamento onde eles continuam a receber terapia convencional”, acrescentou a pesquisadora.

A análise levanta uma questão urgente, que é o atual limite de idade para estudos clínicos na Europa, destacando a importância de mais flexibilidade. “Isso já foi feito com sucesso nos EUA, onde a idade mínima para participação no estudo foi reduzida para 12 anos”, defende a autora.

Referências: Abstract 424P_PR ‘Inclusion of adolescents in adult early phase trials and young adults in paediatric early phase trials: a reality or a myth?’ will be presented by Aurore Vozy during Poster Display Session on Monday, 22 October 2018, 12:45 to 13:45 (CEST) in the Poster Area Networking Hub - Hall A3. Annals of Oncology, Volume 29 Supplement 8 October 2018

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519