29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2018

Estudo EVITA mostra desafios na prevenção do câncer cervical no Brasil

logo EVA QuadradoSelecionado na ASCO 2018 para publicação eletrônica, o estudo EVITA é uma avaliação prospectiva da casuística de câncer de colo de útero em instituições brasileiras. O trabalho está sendo realizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG) com apoio do LACOG, com o objetivo de delinear os perfis sócio-demográfico das pacientes, do rastreamento e do tratamento do câncer de colo de útero no país, além de levantar desfechos clínicos de sobrevida e qualidade de vida. A oncologista Angélica Nogueira-Rodrigues, presidente do EVA/GBTG, comenta o trabalho.

 

"Nesta primeira análise dos dados que será apresentada na ASCO, menor nível de escolaridade e renda foram associados a pior adesão aos testes de triagem e “falta de vontade” foi a razão expressa por 47% das pacientes com câncer para justificar a falta de adesão prévia a exames de rastreamento, enfatizando a importância do trabalho direcionado de conscientização para a reversão das altas taxas de incidência e mortalidade pela doença no país", afirma a oncologista Angélica Nogueira-Rodrigues, presidente do EVA/GBTG.

O EVITA se propôs a avaliar prospectivamente as taxas de rastreamento anteriores ao diagnóstico de câncer cervical em 16 instituições, representando as cinco regiões brasileiras. Como critérios de inclusão foram consideradas pacientes com idade ≥ 18 anos e câncer cervical (CC) estágio I a IV invasivo.

Os resultados refletem dados de 631 pacientes inscritas de janeiro de 2016 a novembro de 2017, com idade média de 49,3 anos ao diagnóstico. A distribuição por estadiamento I, II, III e IV foi de 12,8%, 35,2%, 37,9% e 10,1%, respectivamente. A maioria das pacientes tinha 8 anos de educação formal (49,8%), renda pessoal de 1 salário mínimo (88,7%), e foi tratada no sistema público de saúde (95,2%), sendo 52% fumantes. O carcinoma espinocelular foi a histologia mais frequente (73,9%).

A análise dos dados mostra que 87,5% das pacientes realizaram o teste papanicolaou pelo menos uma vez na vida, podendo ter sido o exame diagnóstico. Os motivos mais frequentes relatados pelas pacientes para não realizar o papanicolaou foram falta de vontade (46,9%), vergonha ou constrangimento (19,7%) e falta de conhecimento (19,7%). "A realização do exame foi mais de quatro vezes maior em pacientes com oito ou mais anos de estudo, comparado a pacientes sem escolaridade (16,9% x 3,8%, p<0,01) e cerca de duas vezes superior naquelas que exercem atividade remunerada e têm parceiros estáveis, comparadas com as desempregadas e sem parceiros estáveis, respectivamente (14% e 8,8%, p 0,03; 17,5 e 8,9% p0,02)", observa Angélica.

As conclusões do estudo mostram que a menor taxa de rastreamento do CC está associada a disparidades sociais, como menor renda e nível educacional, e não ter parceiro estável. “É importante ressaltar que a falta de vontade é um dos principais motivos relatados pelas pacientes para não realizar o papanicolau. Este dado reforça que campanhas de conscientização sobre a doença e orientação sobre prevenção devem ser uma prioridade governamental, especialmente centrada na população mais carente”, recomendam os autores.

O câncer de colo uterino (CC) é a quarta malignidade mais comum em mulheres no mundo e cerca de 85% dos casos são diagnosticados atualmente em países subdesenvolvidos. O rastreamento eficaz com exame de Papanicolaou e teste de HPV pode reduzir a incidência do câncer cervical em cerca de 90%.

Referência: J Clin Oncol 36, 2018 (suppl; abstr e17510) - Social disparities and patients’ attitudes are associated with lower rates of cervical cancer screening in Brazil: Results of EVITA study (LACOG 0215).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519