29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

Células dendríticas, imunidade antitumoral e imunoterapia

Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que são as células dendríticas, sua relação com a imunidade tumoral e seu papel potencial na eficácia do tratamento com imunoterapias atuais. Confira.

Por André Marcio Murad*

As células dendríticas (DCs) são um grupo heterogêneo de células imunes inatas apresentadoras de antígenos que regulam a imunidade adaptativa, inclusive contra o câncer. Portanto, é importante compreender as atividades precisas das DCs em tumores e pacientes com câncer.

A classificação dos subconjuntos de DCs tem sido historicamente baseada na ontogenia; no entanto, análises unicelulares agora revelam adicionalmente uma diversidade de estados funcionais de DCs no câncer.

As DCs podem promover a ativação de potentes células T antitumorais e respostas imunes através de numerosos mecanismos, embora também possam ser sequestradas por fatores mediados por tumores para contribuir para a tolerância imunológica e a progressão do câncer.

Consequentemente, as atividades das DC são frequentemente determinantes-chave da eficácia das imunoterapias, incluindo os inibidores do ponto de verificação imunológico. Potenciar as funções antitumorais das DCs ou usá-las como ferramentas para orquestrar a imunidade anticâncer de curto e longo prazo tem um potencial terapêutico imenso, mas ainda subexplorado. As DCs são necessárias para o sucesso das imunoterapias atuais pelo seu potencial inerente de direcionar as DCs para a terapia do câncer.

drops dendriticas

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519