29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Segundo câncer de mama primário em jovens sobreviventes de câncer de mama

Estudo de Brantley et al. publicado no Jama Oncology mostra que o teste genético da linha germinativa é importante entre pacientes jovens com câncer de mama para determinar o risco futuro de desenvolver um segundo câncer de mama primário e informar tanto a tomada de decisão do tratamento quanto os cuidados de acompanhamento.

Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama (CM) primário com idade igual ou inferior a 40 anos, dados anteriores sugerem que o risco de um segundo CM é maior do que o das mulheres mais velhas após um primeiro CM primário. Neste estudo, o objetivo foi estimar a incidência cumulativa e caracterizar os fatores de risco de um segundo CM primário entre pacientes jovens com CM.

Os pesquisadores consideraram participantes inscritos no Young Women's Breast Cancer Study, um estudo prospectivo envolvendo 1.297 mulheres com idade ≤ 40 anos diagnosticadas com CM estágio 0 a III de agosto de 2006 a junho de 2015. Demografia, testes genéticos, tratamento e os dados dos resultados foram coletados por meio de pesquisas com pacientes e revisão de prontuários médicos. Uma análise do tempo até o evento foi usada para levar em conta riscos concorrentes ao determinar a incidência cumulativa de segundo CM primário e modelos de risco de subdistribuição Fine-Gray foram usados para avaliar associações entre fatores clínicos e risco de segundo CM primário. Os dados foram analisados de janeiro a maio de 2023.

Os autores descrevem que a base de análise compreendeu 685 mulheres com CM estágio 0 a III submetidas à mastectomia unilateral ou mastectomia como cirurgia primária, com idade média de 36 anos ao diagnóstico. Em um seguimento mediano de 10,0 (7,4-12,1) anos, 17 pacientes (2,5%) desenvolveram segundo CM primário; 2 desses pacientes tiveram câncer na mama ipsilateral após mastectomia. O tempo mediano desde o diagnóstico primário de CM até o segundo CM foi de 4,2 anos.

Os resultados mostram que entre 577 mulheres que foram submetidas a testes genéticos, o risco de um segundo CM primário em 10 anos foi de 2,2% para aquelas que não eram portadoras de uma variante patogênica (12 de 544) e de 8,9% para portadoras de uma variante patogênica (3 de 33). Em análises multivariadas, o risco de um segundo CM primário foi maior entre portadores de variantes patogênicas versus não portadores (razão de risco de subdistribuição [sHR], 5,27; IC 95%, 1,43-19,43) e mulheres com CM primário in situ versus CM invasivo (sHR, 5,61; 95% IC, 1,52-20,70).

“Os resultados deste estudo de coorte sugerem que  jovens sobreviventes de CM sem uma variante patogênica da linha germinativa têm baixo risco de desenvolver um segundo CM primário nos primeiros 10 anos após o diagnóstico”, concluem os autores. Esses achados mostram que os resultados dos testes genéticos da linha germinativa podem informar a tomada de decisão do tratamento, assim como os cuidados de acompanhamento nesta população.

Referência: Brantley KD, Rosenberg SM, Collins LC, et al. Second Primary Breast Cancer in Young Breast Cancer Survivors. JAMA Oncol. Published online April 11, 2024. doi:10.1001/jamaoncol.2024.0286


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519