11122018Ter
AtualizadoSáb, 08 Dez 2018 11pm

PUBLICIDADE
banner pfizer instuc 2018 468x60px

Microbiota e câncer, novas perspectivas

microbiota intestinal NET OKA prestigiada revista Science considerou estudos com microbioma entre os avanços do ano, nas edições de 2011 e 2013. Hoje, o entusiasmo é ainda maior e começa a ter impacto na pesquisa e no tratamento do câncer, indicando que esse universo invisível está cada vez mais em pauta no contexto da oncologia.Agora, estudos corroboram o papel do microbioma intestinal também na resposta aos inibidores de checkpoint imune. Afinal, quais as interações entre o microbioma e os novos tratamentos que atuam no sistema imune? Como essa extensa população - nada menos que 30 trilhões de bactérias por humano – interfere com a eficácia e segurança dos modernos imuno-oncológicos? Confira.


Big Data, limites e possibilidades

Big data e saudePara muitos, a próxima fronteira da inovação virá do Big Data. Mas a visão está longe de ser unanimidade. A hiperconectividade facilitou o acesso a um universo de informação e seu compartilhamento, mas não dá para ignorar que questões centrais continuam a desafiar a nova era da informação.

Destaques ONCO – 21 anos de atualização científica

Destaques2018 3Em sua 21ª edição, Destaques ONCO trouxe para a oncologia brasileira a síntese dos estudos que marcaram o programa científico da ASCO 2018, em evento que reuniu expoentes da especialidade para discutir tendências, avanços e controvérsias do encontro de Chicago.

Burnout, um desafio silencioso

BURN OUT BAIXANunca se falou tanto em burnout na Oncologia – mas ainda é pouco. Oncologistas do mundo inteiro tipificam uma das populações mais afetadas pela chamada síndrome da exaustão profissional, descrita por Freudenberger em 1974, e que hoje parece ter impacto ainda maior na prática médica. Onconews conversou com os principais centros de câncer, públicos e privados, e parece que estamos longe de reconhecer a real dimensão do problema.

Ioga mostra resultados

IOGA NET OKEstudo realizado no MD Anderson Cancer Center com cuidadores e pacientes com câncer de pulmão avançado tratados com radioterapia demonstrou que a ioga traz benefícios para os dois grupos. As descobertas foram apresentadas no 2017 Palliative and Supportive Care in Oncology Symposium.

Apoio à prática médica

CELULAR BAIXAAplicativos desenvolvidos por especialistas brasileiros contribuem para a tomada de decisão e ajudam a disseminar o melhor padrão de cuidados.

Desafios da oncologia de precisão

Alvo medicina personalizada NET OKA era da medicina personalizada tem impulsionado o uso de abordagens moleculares na prática clínica, mas limitações importantes ainda inibem a adoção de métodos mais modernos na rotina da oncologia brasileira. Existem caminhos para ampliar o alcance dessa medicina de precisão e aumentar a confiabilidade dos diagnósticos na era pós-genômica? Especialistas mostram que sim e ensinam como é possível aumentar a acurácia diagnóstica.

Mutações acionáveis e seleção terapêutica

DNA 2017Nos últimos anos, a crescente oferta de terapias direcionadas a alvos moleculares específicos tem reformulado a assistência oncológica em diferentes cenários e mostra que identificar genes acionáveis pode fazer toda a diferença.

Biopsia líquida: a próxima fronteira

Biopsia Liquida NET OKPlataformas mais complexas de NGS e exames por PCR digital prometem oferecer maior sensibilidade para detectar alterações gênicas em amostras com quantidades restritas de DNA tumoral, como as biópsias líquidas.

Pesquisa Clínica em debate

Pesquisa 1 News OKGreyce Lousana, da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, e o oncologista Fábio Franke, presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, falam do Projeto de Lei que discute a pesquisa clínica no Brasil, atualmente em tramitação no Congresso.

Custo e benefício clínico

FARMACOECONOMIA ON6 NET OKEstudo publicado em junho no Lancet Oncology1 discute custo e benefício dos modernos tratamentos de câncer e conclui que a oferta de cuidados ótimos para o paciente de câncer em um sistema de saúde sustentável exigirá reconciliar o custo das novas drogas e o benefício clínico. Quem fala sobre os dados apresentados no estudo é Rachel Riera, do Centro Cochrane do Brasil, médica especialista em Economia da Saúde.

O valor da prevenção

LUISA NET OKPelo segundo ano consecutivo, a relação entre câncer e HPV ganhou destaque na agenda científica da ASCO. “É o aval de uma Sociedade que vive de terapêutica, para nos dizer que não devemos esquecer do valor da prevenção”, avalia Luisa Lina Villa (foto), coordenadora do Instituto do HPV (INCT-HPV) e ex-diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa em Câncer.

Publicidade
ad lilly 300X250px
Publicidade
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
Merck 300x250 2018
Publicidade
banner logoBMS 2018 300x250
Publicidade
banner abbvie2018 300X250p