27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Pesquisadores brasileiros mostram resultados de SBRT pulmonar no WCLC 2023

przybysz wclcO rádio-oncologista Daniel Przybysz (na foto, à esquerda) é autor sênior de estudo aceito no programa científico do Congresso Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC), que analisou retrospectivamente os efeitos do tratamento e a segurança da radioterapia estereotáxica corporal (SBRT) pulmonar de até 10 frações em uma coorte brasileira.

AEGEAN: durvalumabe perioperatório no câncer de pulmão

carlos henrique teixeira bxA adição de durvalumabe perioperatório à quimioterapia neoadjuvante não teve impacto adverso na cirurgia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecável e foi associada a um perfil de segurança cirúrgica tolerável, de acordo com o ensaio de fase 3 AEGEAN, apresentado no Congresso Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2023), realizado em Singapura. O oncologista brasileiro Carlos Henrique Teixeira (foto) é coautor do trabalho.

DESTINY-Lung02: análise primária de trastuzumabe deruxtecana no CPCNP com mutação HER2

WILLIAM William 2018 NET OK 2Análise primária do estudo de Fase II DESTINY-Lung02 mostrou que o conjugado de anticorpo-medicamento (ADC) trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®, Daiichi-Sankyo/AstraZeneca) continuou a demonstrar respostas robustas e duradouras em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas não escamoso irressecável e/ou metastático com mutação HER2 (HER2m) previamente tratados. Os resultados foram apresentados no WCLC 2023 e publicados simultaneamente no Journal of Clinical Oncology (JCO)1. "A alta atividade de trastuzumabe deruxtecan em pacientes com mutação em HER2 é um marco para a oncologia torácica, iniciando uma nova era de medicina personalizada para tratamentos baseados em ADCs", avalia o oncologista William Nassib William Jr. (foto). 

Osimertinibe mostra benefício de SLP no câncer de pulmão avançado

gilberto lopes 23Destaque do programa científico do Congresso Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2023), o estudo FLAURA2 demonstrou benefício da combinação de osimertinibe e quimioterapia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com doença avançada e mutação EGFR, promovendo melhora clínica e estatisticamente significativa nessa população de pacientes em comparação com osimertinibe em monoterapia. "O FLAURA2 estabelece o melhor resultado para sobrevida livre de progressão já encontrado em tratamento de primeira linha para pacientes com câncer de pulmão e mutações EGFR e passa a ser uma nova opção padrão", afirma o oncologista Gilberto Lopes (foto).

Sistema de classificação modificado para adenocarcinomas pulmonares

erik thunnissen wclcUma abordagem modificada de classificação do adenocarcinoma pulmonar aumenta significativamente a reprodutibilidade e pode ser uma melhoria no atual sistema de classificação da Organização Mundial da Saúde. Erik Thunnissen (foto), do Departamento de Patologia do VU Medical Center, em Amsterdã, Holanda, apresentou os resultados do estudo na Sessão Presidencial do WCLC 2023.

TALENT: Programa nacional de triagem de câncer de pulmão em Taiwan mostra bons resultados

pan chyr yangO Programa Nacional de Detecção Precoce do Câncer de Pulmão de Taiwan detectou 85% dos casos de câncer de pulmão nas fases 0 ou 1, demonstrando que o rastreamento do câncer de pulmão pode detectar a doença em uma fase suficientemente precoce para permitir uma intervenção mais eficaz. Os resultados do programa foram apresentados por Pan-Chyr Yang (foto), do Hospital Universitário Nacional de Taiwan, na Sessão Presidencial da Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2023), em Singapura.

MARS2: Ainda há papel para cirurgia no mesotelioma pleural em estágios iniciais?

RIAD NET OKApresentado na Sessão Presidencial do WCLC 2023, o estudo MARS2 (Mesothelioma And Radical Surgery 2), multicêntrico e randomizado, avaliou a efetividade e o custo-efetividade da cirurgia (pleurectomia e decorticação extensa, radical) em pacientes com mesotelioma pleural localizado. O cirurgião torácico Riad Younes (foto) comenta os resultados do trabalho.

Valor preditivo dos PROs na sobrevida no CPCNP avançado

paciente jovem mama 2019 bxEstudo selecionado para apresentação em sessão mini-oral no WCLC 2023 avaliou a utilidade preditiva dos resultados relatados pelos pacientes (PROs) para a sobrevida de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado tratados com cemiplimabe nos estudos de fase 3 EMPOWER-Lung 1 e EMPOWER-Lung 3.

COVID-19 e impacto no câncer de pulmão no Brasil

auro jean 2023Jean Schoueri (na foto, à esquerda), é primeiro autor de estudo selecionado no WCLC 2023, que analisa o impacto da COVID-19 nas curvas epidemiológicas de câncer de pulmão no Brasil e nas despesas orçamentárias dos sistemas de saúde brasileiro. O oncologista Auro del Giglio é o autor sênior do trabalho.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519