27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Brasileiros são premiados pelo melhor poster do ESMO 2023 em câncer de pulmão

poster esmo maysa 1Estudo de pesquisadores brasileiros foi eleito o melhor poster do ESMO 2023 na categoria câncer de pulmão metastático.  O trabalho é uma revisão sistemática e meta-análise sobre eventos adversos neurocognitivos em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) tratados com o inibidor de TKI lorlatinib. O oncologista Thiago Madeira recebeu a premiação em nome do grupo de pesquisa, que tem como autora sênior a oncologista Maysa Silveira Vilbert, do Princess Margaret Cancer Center, e como primeiro autor Jonathan Priantti, estudante de medicina da Universidade Federal do Amazonas e membro da Liga Acadêmica de Oncologia do Amazonas (LAO-AM).


Estudo agnóstico mostra atividade de ADCs em tumores sólidos com mutações HER2

André MuradNo estudo DESTINY-PanTumour01, apresentado no ESMO 2023, foram observadas taxas de resposta promissoras com trastuzumabe deruxtecana em pacientes fortemente pré-tratados com diferentes tipos de câncer. “O estudo DESTINY-PanTumor01 mostrou atividade pantumoral clinicamente significativa e duradoura de T-DXd em pacientes com uma ampla gama de mutações HER2 pré-especificadas em tumores sólidos, além de câncer de pulmão”, diz o oncologista André Murad (foto), que analista os principais resultados.

Selpercatinib mostra ganho de SLP no CPCNP RET+

guilherme harada 23Resultados de estudo de fase 3 apresentados no ESMO 2023, com publicação simultânea na New England Journal of Medicine, mostram que selpercatinib prolongou significativamente a sobrevida livre de progressão comparado à quimioterapia à base de platina com ou sem pembrolizumab em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado positivo para fusão RET. “É um estudo que consolida selpercatinib em primeira linha para essa população de pacientes”, diz o oncologista Guilherme Harada (foto), do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, que comenta os principais achados.

DUO-E: nova estratégia no câncer de endométrio avançado

andreia melo 2020 bxA combinação de imunoterapia com carboplatina/paclitaxel (CP) melhorou a sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes com câncer de endométrio avançado. Shannon N. Westin, do MD Anderson Cancer Center, apresentou no ESMO 2023 o estudo de fase 3 DUO-E, com resultados que demonstram benefício significativo da adição de durvalumabe ao padrão de primeira linha nesse cenário de tratamento, seguido da manutenção de durvalumabe ± olaparibe. O trabalho foi publicado simultaneamente no Journal of Clinical Oncology (JCO), em artigo com participação da oncologista Andreia Melo (foto).

Dato-DXd é nova opção no câncer de mama HR+/HER2-

Bardia bxO estudo de Fase 3 TROPION-Breast01 avalia datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) versus quimioterapia em pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, HER2- negativo (HR+/HER2-) irressecável ou metastático, previamente tratados. O estudo alcançou o endpoint co-primário e mostrou ganho de sobrevida livre de progressão com benefício clínico e estatisticamente significativo, achado que apoia Dato-DXd como nova opção de tratamento nessa população de pacientes. O oncologista Fabio Franke (foto), investigador principal do Oncosite – Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia – comenta os resultados.

TROPION-Lung01: Dato-DXd mostra benefício de SLP no câncer de pulmão avançado

aaron lisbergCom apresentação de Aaron E. Lisberg (foto) em Sessão Presidencial no ESMO 2023, o ensaio de fase 3 (TROPION-Lung01) que avaliou datopotamab-deruxtecan (Dato-DXd) em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado ou metastático, com ou sem alterações genômicas acionáveis, mostrou benefício clínico e estatisticamente significativo de sobrevida livre de progressão.

PSMAfore: 177Lu-PSMA-617 no câncer de próstata metastático resistente à castração

jose mauricio 21 bxO tratamento com o radioligante 177Lu-PSMA-617 prolongou a sobrevida livre de progressão radiológica em comparação com a troca de inibidores do receptor androgênico em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração PSMA+ virgens de taxano, com um perfil de segurança favorável. Os resultados do estudo PSMAfore foram apresentados na Sessão Presidencial 3 do ESMO 2023. “Esse estudo traz a possibilidade de realizar esse tratamento para um cenário mais precoce da doença, antes do recebimento de quimioterapia para doença metastática resistente à castração”, esclarece o oncologista José Mauricio Mota (foto).

PACIFIC-6 mostra resultados de eficácia e segurança

luiz henrique araujo 22O ensaio PACIFIC-6 mostrou no ESMO 2023 resultados de eficácia e segurança de durvalumabe no câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em pacientes com doença estágio III que não são elegíveis para quimiorradioterapia concomitante. “A eficácia foi superior aos dados históricos de pacientes tratados com quimiorradioterapia sequencial e semelhante àquela observada com durvalumabe no estudo PACIFIC”, diz Luiz Henrique Araújo (foto), diretor regional de Oncologia da DASA, que analisa os principais achados.

AEGEAN: ctDNA e resposta patológica no tratamento perioperatório do CPCNP ressecável

pulmao 23 3No estudo AEGEAN, durvalumabe perioperatório (D) + quimioterapia neoadjuvante resultou em melhor resposta patológica completa (pCR), melhor resposta patológica (MPR) e sobrevida livre de eventos prolongada versus quimioterapia neoadjuvante isolada em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecável. No ESMO 2023, os pesquisadores apresentaram análises exploratórias de ctDNA, incluindo associação de depuração de ctDNA (CL) com pCR ou MPR, com resultados que apontam ctDNA CL como potencial biomarcador de resposta precoce.

RT + imunoterapia é nova opção para CPCNP irressecável em pacientes frágeis

pulmao 23Pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) estágio III irressecável, inelegíveis para quimioterapia, incluindo pacientes frágeis, podem ser tratados com segurança com a combinação de radioterapia (RT) torácica seguida de imunoterapia. É o que sugerem os resultados do ensaio de fase 2 (DUART), que avalia durvalumabe após RT.

Exposição a poluentes aumenta o risco de câncer de mama

poluicao mulher 2 1A poluição do ar, classificada como cancerígena para os seres humanos, persiste como grande preocupação de saúde pública. O congresso ESMO 2023 apresentou o primeiro estudo a investigar o risco de câncer de mama associado à exposição de longo prazo à poluição do ar, tanto na residência quanto no local de trabalho, demonstrando que um incremento de 10 μg/m3 de material particulado (PM2,5) na atmosfera aumentou em 28% o risco de câncer de mama.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519