27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Esquema triplo mostra benefício de SLP no câncer de mama HER2+/ HR+

mama 2020 bxEstudo global de fase 2 apresentado no SABCS 2023 mostrou que o esquema triplo com zanidatamab (zani) + palbociclibe (palbo) + fulvestranto (fulv) cumpriu o endpoint primário e mostrou ganho de sobrevida livre de progressão aos 6 meses em pacientes com câncer de mama avançado HER2+/HR+, com perfil de segurança administrável. “Esses resultados apoiam o desenvolvimento de um novo regime de tratamento sem quimioterapia para essa população de pacientes”, destacam os pesquisadores.


Regime neodjuvante de nivolumabe e quimioterapia mostra resultados no TNBC

mama 2021 6 bxCom taxas de resposta patológica completa (pCR) superiores a 50%, o regime neoadjuvante com nivolumabe e quimioterapia sem antraciclina por 12 semanas mostrou eficácia e segurança no tratamento do câncer de mama triplo negativo estágio I/II. Os resultados foram apresentados no SABCS 2023 e mostram que no subgrupo PD-L1 positivo a pCR foi ainda maior, alcançando 70,6%.

Estudo NATALEE mostra análise final de sobrevida livre de doença invasiva

BARRIOS NET OKResultados do ensaio de fase 3 NATALEE demonstraram que a adição de ribociclibe (RIBO) à terapia endócrina (TE) adjuvante mostrou benefício estatisticamente significativo de sobrevida livre de doença invasiva (iDFS) em pacientes com câncer de mama HR+/HER2− com doença inicial estágio II e III com risco de recorrência, incluindo aqueles com linfonodo negativo.  No SABCS 2023, apresentação em General Session destacou a análise final do endpoint primário de iDFS, com resultados que continuam a demonstrar o benefício significativo de iDFS com RIBO +TE. O trabalho tem participação do oncologista Carlos Barrios (foto).

T-DXd com anastrozol ou fulvestranto mostra atividade e segurança no câncer de mama HER2 low

laura testaNo SABCS 2023 foram apresentados os resultados de expansão de dose da Fase 1b do estudo global DESTINY-Breast08 (DB-08) que investiga combinações de trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) e terapia endócrina no câncer de mama metastático ou irressecável HR+/HER2low.  O estudo tem participação da oncologista Laura Testa (foto), do Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino, e mostra que a combinação de T-DXd com anastrozol ou fulvestranto foi ativa no tratamento de primeira ou segunda linha, com perfis de segurança controláveis com modificação da dose e prática clínica de rotina.

Impacto dos fatores socioeconômicos no diagnóstico do câncer de mama na América Latina

gustavo werutsky 21 bxPacientes latino-americanos com menor grau de escolaridade, solteiros e sem vínculo empregatício têm maior probabilidade de não realizar o rastreamento do câncer de mama e ser diagnosticado na fase sintomática da doença. É o que demonstra análise do estudo internacional LATINA, realizado pelo LACOG. Os resultados foram apresentados pelo oncologista Gustavo Werutsky (foto), primeiro autor do trabalho, na sessão de pôster do SABCS 2023.

Estudo de mundo real mostra resultados do regime APT no Brasil

bines 2019 bxEstudo de mundo real com participação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) buscou avaliar características clínicas e resultados de pacientes de quatro instituições oncológicas brasileiras que recebem paclitaxel adjuvante e trastuzumabe (regime APT) para câncer de mama HER2-positivo em estágio inicial. O trabalho tem como pesquisador sênior o oncologista José Bines (foto), do INCA, e mostrou resultados menos favoráveis do que os observados no ensaio clínico que embasou o regime APT.

Diferenças de SG entre HER2-low e outros subtipos de câncer de mama

andre mattar 24Estudo brasileiro selecionado para apresentação em pôster no SABCS 2023 utilizou dados do mundo real para avaliar os resultados de sobrevida de pacientes brasileiros com câncer mama tratados em um centro de referência com diferentes subtipos da doença, incluindo câncer de mama HER2-low. O mastologista André Mattar (foto), líder da mastologia do Hospital da Mulher - SP, é o primeiro autor do trabalho.

ROSET: SG de T-DXd no câncer de mama HER2+ com metástases cerebrais e/ou leptomeníngeas

meta cerebral mulher bxRevisão retrospectiva de prontuários mostrou eficácia promissora do conjugado de anticorpo-medicamento (ADC) trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) em pacientes com câncer de mama metastático HER2+ com metástases cerebrais e/ou carcinomatose leptomeníngea de longo prazo e fortemente pré-tratada. Os resultados atualizados de sobrevida global foram selecionados para apresentação em pôster no SABCS 2023.

DEBBRAH: T-DXd no câncer de mama HER2+/HER2-low e carcinomatose leptomeníngea

metastase cerebro 23O conjugado de anticorpo-medicamento (ADC) trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) mostrou atividade promissora e perfil de segurança favorável em pacientes com câncer de mama avançado HER2+ e/ou HER2-low com carcinomatose leptomeníngea patologicamente confirmada e sem tratamento prévio. Os resultados da coorte 5 do estudo de Fase 2 DEBBRAH foram apresentados na sessão Poster Spotlight do SABCS 2023.

Padrões de câncer de mama por gênero no Brasil

marcelo antoniniMarcelo Antonini (foto), mastologista do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo, é primeiro autor de estudo que buscou descrever o perfil epidemiológico do câncer de mama masculino no Brasil e compará-lo com o câncer de mama feminino. Os resultados foram apresentados no SABCS 2023.

TROPION-Breast01: resultados apoiam Dato-DXd no câncer de mama HR + / HER2‒

giuliano borgesO brasileiro Giuliano Borges (foto) é um dos coautores do ensaio global TROPION-Breast01 (NCT05104866), destacado em General Session no SABCS 2023. Os resultados demonstram benefício clínico e estatisticamente significativo de sobrevida livre de progressão com datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) em comparação com quimioterapia no câncer de mama receptor hormonal positivo HER2 negativo (HR+/HER2-), em todos os subgrupos avaliados, com perfil de segurança favorável.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519