21102018Dom
AtualizadoSáb, 20 Out 2018 9pm

PUBLICIDADE
banner pfizer instuc 2018 468x60px

Coberturas Especiais

EVITA: qualidade de vida de pacientes com câncer de colo do útero no Brasil

Poster EVITA esmoEstudo multicêntrico liderado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG) avaliou a qualidade de vida relacionada à saúde (HQoL) em pacientes com câncer de colo do útero recém diagnosticado no país. Os resultados foram apresentados pela oncologista Angélica Nogueira-Rodrigues (foto), presidente do EVA/GBTG, durante sessão de pôster na ESMO 2018, em Munique.


PALOMA-3 mostra benefício de sobrevida global

Massimo Cristofanilli PALOMA NET OKOs resultados do estudo PALOMA-3, apresentado pelo oncologista Massimo Cristofanilli (foto) no Simpósio Presidencial da ESMO 2018 no sábado, 20, mostram que palbociclibe em combinação com fulvestranto melhorou a sobrevida global em mulheres com câncer de mama metastático HR +/ HER2- que progrediram à terapia hormonal. Os dados foram publicados simultaneamente no New England Journal of Medicine.

Vídeo: destaques no câncer de próstata

andrey adrianoAndrey Soares, chair do LACOG-GU, e o oncologista Adriano Silva, comentam os destaques da sessão de câncer de próstata que marcou o primeiro dia da ESMO 2018. Entre os highlights está o GETUG 12, estudo que avaliou quimioterapia no câncer de próstata localizado, com doença de alto risco. Os dados do estudo de Fase II que discutiu cabazitaxel versus novos agentes hormonais também concentraram a atenção no congresso europeu, além do estudo de Fase III (ERA-223) com resultados da combinação de abiraterona e radium-223. Assista.

Vídeo: pesquisa translacional na ESMO 2018

murad esmo2018André Murad discute os destaques da sessão de pesquisa translacional da ESMO 2018, com novos resultados da chamada biópsia líquida. A análise do ATLAS (Plasma cell-free DNA (cfDNA) assays for early multi-cancer detection: the Circulating Cell-Free Genome Atlas (CCGA) study) está entre os highlights, assim como trabalhos que ilustram diferentes aplicações do DNA tumoral circulante (Pan-cancer assessment of BRCA1/2 genomic alterations (GAs) by comprehensive genomic profiling (CGP) of tissue and circulating tumor DNA (ctDNA)). Assista.

Biossimilares: falta educação médica

biossimilaresOncologistas querem mais educação sobre biossimilares, aponta pesquisa realizada pela ESMO. Relatório do IQVIA Institute for Human Data Science mostra que os gastos da União Europeia com o tratamento do câncer ultrapassaram 24 bilhões de euros em 2016, sendo os medicamentos biológicos responsáveis por quase 40% das despesas. Estima-se que a introdução de biossimilares para os três principais medicamentos oncológicos permita economizar até 2 bilhões de euros em toda a Europa somente em 2021.

Imunoterapia melhora sobrevida no câncer de mama triplo negativo

Peter Schmid NET OKA imunoterapia melhora a sobrevida em alguns pacientes com câncer de mama metastático triplo negativo, de acordo com os resultados do estudo IMpassion130 apresentado sábado, 20, no Simpósio Presidencial da ESMO 2018. “São resultados que vão mudar nossa forma de tratar a doença triplo-negativa”, disse Peter Schmid (foto), primeiro autor do estudo e diretor clínico do Centro de Câncer de Mama de St. Bartholomew, líder do Centro de Medicina Experimental da Universidade Queen Mary, em Londres. Os dados foram publicados simultaneamente no New England Journal of Medicine.

Adesão ao tratamento hormonal e risco de recorrência no câncer de mama

Mama News 1Quase uma em cada seis mulheres pré-menopáusicas em tratamento para câncer de mama em estágio inicial não adere adequadamente à terapia hormonal com tamoxifeno após um ano de tratamento, colocando-se potencialmente em maior risco de recorrência. Os dados são de estudo prospectivo francês apresentado na ESMO 2018.

Terapia epigenética no câncer de mama avançado

Mama NET OKTerapias endócrinas são a base do tratamento para pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, mas a resistência à terapia endócrina é frequente, levando à progressão ou recorrência da doença. Estudo apresentado no Simpósio Presidencial da ESMO 2018 no sábado, 20, mostrou os primeiros resultados da terapia epigenética com inibidor de histona deacetilase (HDAC) em pacientes com câncer de mama avançado receptor hormonal positivo.

ESMO 2018 discute seis meses de trastuzumabe no câncer de mama HER2

MAMA bxMulheres com câncer de mama inicial HER2-positivo com tumores pequenos têm sobrevida livre de doença semelhante com nove semanas de tratamento com trastuzumabe adjuvante comparadas com aquelas tratadas por um ano, com menor risco de toxicidade cardíaca. Os dados são de uma análise de subgrupo do estudo Short-HER apresentada na ESMO 2018, em Munique. Um segundo estudo também mostra que o tratamento de seis meses com trastuzumabe adjuvante foi custo-efetivo, com uma economia média de aproximadamente 11.300 euros por paciente comparado ao tratamento com o padrão de 12 meses.

ESMO debate acesso e desigualdades no cenário europeu

Kerstin Vokinger NET OKAlguns países europeus demoram mais que o dobro do tempo que outros para avaliar tecnologias de saúde e prover a incorporação e reembolso de novos medicamentos contra o câncer após sua aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). O tempo médio de decisão é superior a um ano em alguns países, como aponta estudo apresentado na ESMO 2018. Kerstin Vokinger (foto), pesquisadora do Hospital Universitário de Zurique e coautora do estudo, comenta os achados do trabalho.


Publicidade
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
Merck 300x250 2018
Publicidade
banner logoBMS 2018 300x250