22102017Dom
AtualizadoQui, 19 Out 2017 3pm

banner_freud_adv_468x60.jpg

Abordagem global no controle do câncer

luis antonio santiniO médico e professor Luiz Antonio Santini (foto) foi empossado em julho de 2005 e por mais de 10 anos foi diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA. Em entrevista exclusiva ao Onconews, Santini fez um balanço dos 80 anos do INCA e analisou o cenário da oncologia no Brasil.


Prevenção e diagnóstico oportuno

PILAR OFICIAL NET OKMaria Del Pilar Estevez Diz (foto) aponta caminhos para melhorar a assistência oncológica na saúde pública. À frente da oncologia clínica de um dos principais centros públicos de tratamento do câncer da América Latina, ela destaca o papel da prevenção e lembra que o diagnóstico oportuno pode melhorar as taxas de cura.

O desafio da sustentabilidade

Em entrevista durante a ASCO 2017, o oncologista Gilberto Lopes apontou caminhos para avançar na sustentabilidade e na qualidade da assistência.Com o aumento da incidência do câncer, países ricos e pobres devem buscar alocação racional dos recursos para vencer as barreiras do acesso.

Lições de Vida de Humberto Torloni

torloni 2014 5Em sua edição inaugural, Onconews teve a honra de publicar uma entrevista com o patologista Humberto Torloni, que faleceu dia 5 de maio em São Paulo. Acompanhe os melhores momentos da entrevista concedida em abril de 2014, além de um ensaio fotográfico inédito, em um tributo à memória de um dos maiores nomes da oncologia brasileira.

Evidência e credibilidade científica

Atallah_Vale_Essa.jpgEm entrevista exclusiva, o médico Álvaro Nagib Atallah, Diretor do Centro Cochrane do Brasil, fala sobre o atual modelo de ciência, discute desfechos clínicos e defende a medicina baseada em evidências. “É um escape da barbárie, em todos os sentidos”, afirma o especialista, em um debate que assume importância crescente na oncologia. Confira.

Pioneirismo e excelência

Angelita_NET_OK.jpgEm entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama (foto) discute prevenção do câncer colorretal, evolução da cirurgia e o crescimento da participação feminina na carreira médica.

Um novo paradigma

ON16_PG6_ENTREVISTA_CLARISSA_OPCAO1_NET_OK.jpgA oncologista Clarissa Mathias (foto), médica do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), do Grupo Oncoclínicas, e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), fala de carreira, comenta a presença feminina na prática médica e o cenário do câncer de pulmão no Brasil.

Pesquisa clínica em pauta

GREYCE_NET_OK_3.jpgGreyce Lousana (foto), da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, fala dos desafios e perspectivas da pesquisa clínica brasileira, tema que envolve um emaranhado regulatório e desperta debates acalorados em meio a um cenário de incertezas.

Avanços e promessas

ON14_SIMON_NET_OK.jpgO oncologista Sergio Simon (foto), Professor Associado da UNIFESP, sócio-fundador do Centro Paulista de Oncologia (CPO), do Grupo Oncoclínicas, e criador do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM), fala do cenário do câncer de mama, da prevenção ao tratamento. 

Lições da nutrição oncológica

DAN_WAITZBERG.jpgEm entrevista exclusiva, Dan Waitzberg (foto), diretor presidente do GANEP Nutrição Humana e coordenador do Grupo de Pesquisa (NAPAN) da FMUSP, fala sobre a relação entre câncer e nutrição, o manejo da síndrome da anorexia-caquexia (SAC) no paciente oncológico, prevenção e nutrigenética.

Protagonismo e experiência

ON11_ENTREVISTA_PG6TO7_OPTION3_NET_OK.jpgCom uma das carreiras mais celebradas na oncologia, o cirurgião oncológico Marcos Moraes (foto), presidente do conselho de curadores da Fundação do Câncer, fala sobre questões que vão da judicialização da saúde ao impacto do custo das novas drogas oncológicas. O especialista defende a importância de revalorizar a relação médico-paciente e propõe um novo olhar sobre as prioridades em saúde.

Estratégia de gestão

ON10_ENTREVISTA_PG6TO7_OPTION2_NET_OK_2.jpgGustavo Fernandes (foto), presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), fala da realidade da oncologia nacional e de questões que vão do desafio do acesso aos biossimilares. Ele cita Ijuí, Jaú e Barretos como modelos inspiradores e aponta caminhos para fazer a diferença.

Ciência e sociedade

CARMINO_BAIXA.jpgEm entrevista exclusiva, Cármino Antonio de Souza (foto), diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e presidente do Congresso HEMO 2015, discute da regulação sanitária ao modelo brasileiro de P&D e defende um grande pacto pela saúde. "Hoje, quem quiser trabalhar sozinho vai morrer de solidão, porque não existe mais isso. A palavra de ordem é cooperar", afirma.

A hora da virada

felipecoimbra_NET_OK.jpgTemas complexos estão na agenda da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Nesta entrevista, o que pensa o paraense Felipe José Fernandez Coimbra, diretor do núcleo de cirurgia abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, e presidente da SBCO sobre o cenário brasileiro da cancerologia cirúrgica.

Mamografia de qualidade, como garantir?

Linei.jpgLinei Augusta Brolini Delle Urban (foto), coordenadora do Programa de Certificação de Qualidade em Mamografia, defende a mamografia anual a partir dos 40 anos e explica como garantir a qualidade do exame. "Os médicos têm que participar desse esforço e recomendar as suas pacientes que façam a mamografia em locais comprometidos com a qualidade", afirmou.

Desigualdades na assistência

FRONTPAGE_ENTREVISTA_RUFFO_Baixa.jpgRuffo de Freitas Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, analisa o cenário do câncer de mama no Brasil, perspectivas e desafios. “Favorecer e fortalecer o direito da mulher é reconhecer que vazios de infraestrutura precisam ser enfrentados”, afirma o especialista.

Palavra de expert

Buzaid_Portal.jpgAntonio Carlos Buzaid, chefe geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, fala da paixão pela carreira, do seu interesse por casos difícieis e do desafio humano que marca a rotina da oncologia. O especialista comenta ainda a polêmica do bevacizumabe e analisa os avanços na imunoterapia. "Das terapias sistêmicas, a imunoterapia é a que tem o maior potencial de erradicação da doença", afirma.

Publicidade
AD_Pfizer_2017_ 300x250px.jpg
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner logo astellas 300x250
Publicidade
banner assine 300x250