21112018Qua
AtualizadoQua, 21 Nov 2018 12am

PUBLICIDADE
banner pfizer instuc 2018 468x60px

Por uma agenda positiva na pesquisa em câncer

JOAO VIOLA NET OKÀ frente da divisão de pesquisa experimental e translacional do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o médico João Viola (foto) reflete sobre o cenário da pesquisa em câncer e os desafios da assistência. "Hoje, estamos bem conscientes da importância de se fazer pesquisa brasileira. Temos instituições extremamente sólidas, com massa crítica de pesquisadores, temos médicos que são plenamente capazes de conduzir estudos com competência. Então, o problema não é a cultura institucional, mas existem sim barreiras importantes, a começar do baixíssimo investimento dedicado à Ciência no Brasil", avalia. Confira a entrevista exclusiva.


Eficiência e humanização

RAPHAEL BRANDÃO NET OKRaphael Brandão (foto), chefe do Américas Oncologia no Brasil, é um dos mais jovens especialistas à frente de um time de oncologia e defende mais racionalidade na prescrição.

Regulação, acesso e segurança do paciente

Jarbas Anvisa 2018Em entrevista exclusiva, o Diretor-Presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Júnior (foto), comemora a etapa final do sistema de rastreabilidade de medicamentos, diz que o Brasil avança nas primeiras aplicações de big data em saúde e que já está regulando a plantação de Cannabis para uso terapêutico. “Ter um ambiente regulatório que facilite a pesquisa clínica é muito importante para a Saúde no Brasil”, afirma. Confira.

Ética, acesso e inovação

AURO DEL GIGLIO NET OKEm entrevista, o oncologista Auro del Giglio (foto) discute questões que estão na agenda da oncologia mundial e aponta caminhos para ampliar acesso a novas tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Desafios e perspectivas

WILLIAM William 2018 NET OKEm entrevista, o oncologista William Nassib William Jr. (foto), diretor médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta os principais avanços em tumores de pulmão e cabeça e pescoço, pesquisa clínica, burn out e morte.

Imunoterapia, a nova vanguarda

TABAK NET OK 2Nome de referência da oncohematologia brasileira, o especialista Daniel Tabak (foto), diretor-médico do Centro de Tratamento Oncológico (CENTRON), no Rio de Janeiro, discute avanços e perspectivas da imunoterapia no tratamento do câncer.

SBRT tem nova diretoria

Arthur Accioly NET OKO radioterapeuta Arthur Accioly Rosa* (foto), atual coordenador do serviço de Radioterapia do Hospital Português, em Salvador, acaba de assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), com a perspectiva de ampliar a educação médica na especialidade e vencer as limitações de infraestrutura. Em entrevista ao Onconews, ele discute o cenário atual e os principais eixos da nova gestão da SBRT.

Valorização da cirurgia oncológica

Cláudio Quadros NET OKO cirurgião oncológico Cláudio Quadros* (foto), coordenador da equipe de cirurgia oncológica do Hospital São Rafael, e chefe do serviço de câncer colorretal e anal do Hospital Aristides Maltez assume a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) com o desafio de valorizar a cirurgia oncológica e garantir que o especialista seja qualificado e tenha condições de oferecer o melhor tratamento possível ao paciente com câncer. Em entrevista ao Onconews, o médico comenta sobre o momento atual da especialidade e fala dos objetivos da nova gestão. Confira.

SBOC tem nova diretoria

ON14 SIMON NET OKO oncologista Sergio Simon (foto), diretor do GBECAM e médico do Centro Paulista de Oncologia (CPO), do Grupo Oncoclínicas, assume a presidência da SBOC disposto a aumentar o número de associados e fortalecer programas de educação médica continuada. Durante o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, Onconews conversou com o especialista sobre o atual momento da oncologia brasileira e perspectivas para a área. Confira a entrevista exclusiva.

Abordagem global no controle do câncer

luis antonio santiniO médico e professor Luiz Antonio Santini (foto) foi empossado em julho de 2005 e por mais de 10 anos foi diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA. Em entrevista exclusiva ao Onconews, Santini fez um balanço dos 80 anos do INCA e analisou o cenário da oncologia no Brasil.

Prevenção e diagnóstico oportuno

PILAR OFICIAL NET OKMaria Del Pilar Estevez Diz (foto) aponta caminhos para melhorar a assistência oncológica na saúde pública. À frente da oncologia clínica de um dos principais centros públicos de tratamento do câncer da América Latina, ela destaca o papel da prevenção e lembra que o diagnóstico oportuno pode melhorar as taxas de cura.

O desafio da sustentabilidade

Em entrevista durante a ASCO 2017, o oncologista Gilberto Lopes apontou caminhos para avançar na sustentabilidade e na qualidade da assistência.Com o aumento da incidência do câncer, países ricos e pobres devem buscar alocação racional dos recursos para vencer as barreiras do acesso.

Lições de Vida de Humberto Torloni

torloni 2014 5Em sua edição inaugural, Onconews teve a honra de publicar uma entrevista com o patologista Humberto Torloni, que faleceu dia 5 de maio em São Paulo. Acompanhe os melhores momentos da entrevista concedida em abril de 2014, além de um ensaio fotográfico inédito, em um tributo à memória de um dos maiores nomes da oncologia brasileira.

Evidência e credibilidade científica

Atallah_Vale_Essa.jpgEm entrevista exclusiva, o médico Álvaro Nagib Atallah, Diretor do Centro Cochrane do Brasil, fala sobre o atual modelo de ciência, discute desfechos clínicos e defende a medicina baseada em evidências. “É um escape da barbárie, em todos os sentidos”, afirma o especialista, em um debate que assume importância crescente na oncologia. Confira.

Pioneirismo e excelência

Angelita_NET_OK.jpgEm entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama (foto) discute prevenção do câncer colorretal, evolução da cirurgia e o crescimento da participação feminina na carreira médica.

Um novo paradigma

ON16_PG6_ENTREVISTA_CLARISSA_OPCAO1_NET_OK.jpgA oncologista Clarissa Mathias (foto), médica do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), do Grupo Oncoclínicas, e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), fala de carreira, comenta a presença feminina na prática médica e o cenário do câncer de pulmão no Brasil.

Pesquisa clínica em pauta

GREYCE_NET_OK_3.jpgGreyce Lousana (foto), da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, fala dos desafios e perspectivas da pesquisa clínica brasileira, tema que envolve um emaranhado regulatório e desperta debates acalorados em meio a um cenário de incertezas.

Avanços e promessas

ON14_SIMON_NET_OK.jpgO oncologista Sergio Simon (foto), Professor Associado da UNIFESP, sócio-fundador do Centro Paulista de Oncologia (CPO), do Grupo Oncoclínicas, e criador do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM), fala do cenário do câncer de mama, da prevenção ao tratamento. 

Publicidade
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
Merck 300x250 2018
Publicidade
banner logoBMS 2018 300x250
Publicidade
ad lilly 300X250px
Publicidade
banner abbvie2018 300X250p