22032019Sex
AtualizadoQua, 20 Mar 2019 10pm

banner_freud_adv_468x60.jpg

Aliança contra o tabaco

ON28 PG4 ENTREVISTA GILBERTO CASTRO 2 NET OKCom uma carreira dedicada à pesquisa, ensino e assistência, o oncologista Gilberto Castro (foto), responsável pelo Grupo de Oncologia torácica e Cabeça e Pescoço do ICESP e orientador do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, quer reforçar a tônica na prevenção do câncer. O especialista acaba de assumir a presidência do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e quer aumentar a inserção da pesquisa brasileira no cenário internacional.


Em defesa da oncogenética

CASALI 2018 NET OKConsiderado um dos precursores da oncogenética no Brasil, José Claudio Casali (foto) fala de carreira e das perspectivas para a especialidade, destacando a importância de ampliar acesso a testes e painéis genômicos e os desafios para a expansão. "Discutir genômica em um Brasil que também convive com a desnutrição é uma missão até hoje desafiadora, imagine isso 20 anos atrás", diz.

Eficiência e humanização

RAPHAEL BRANDÃO NET OKRaphael Brandão (foto), chefe do Américas Oncologia no Brasil, é um dos mais jovens especialistas à frente de um time de oncologia e defende mais racionalidade na prescrição.

Regulação, acesso e segurança do paciente

Jarbas Anvisa 2018Em entrevista exclusiva, o Diretor-Presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Júnior (foto), comemora a etapa final do sistema de rastreabilidade de medicamentos, diz que o Brasil avança nas primeiras aplicações de big data em saúde e que já está regulando a plantação de Cannabis para uso terapêutico. “Ter um ambiente regulatório que facilite a pesquisa clínica é muito importante para a Saúde no Brasil”, afirma. Confira.

Ética, acesso e inovação

AURO DEL GIGLIO NET OKEm entrevista, o oncologista Auro del Giglio (foto) discute questões que estão na agenda da oncologia mundial e aponta caminhos para ampliar acesso a novas tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Desafios e perspectivas

WILLIAM William 2018 NET OKEm entrevista, o oncologista William Nassib William Jr. (foto), diretor médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta os principais avanços em tumores de pulmão e cabeça e pescoço, pesquisa clínica, burn out e morte.

Imunoterapia, a nova vanguarda

TABAK NET OK 2Nome de referência da oncohematologia brasileira, o especialista Daniel Tabak (foto), diretor-médico do Centro de Tratamento Oncológico (CENTRON), no Rio de Janeiro, discute avanços e perspectivas da imunoterapia no tratamento do câncer.

SBRT tem nova diretoria

Arthur Accioly NET OKO radioterapeuta Arthur Accioly Rosa* (foto), atual coordenador do serviço de Radioterapia do Hospital Português, em Salvador, acaba de assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), com a perspectiva de ampliar a educação médica na especialidade e vencer as limitações de infraestrutura. Em entrevista ao Onconews, ele discute o cenário atual e os principais eixos da nova gestão da SBRT.

Valorização da cirurgia oncológica

Cláudio Quadros NET OKO cirurgião oncológico Cláudio Quadros* (foto), coordenador da equipe de cirurgia oncológica do Hospital São Rafael, e chefe do serviço de câncer colorretal e anal do Hospital Aristides Maltez assume a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) com o desafio de valorizar a cirurgia oncológica e garantir que o especialista seja qualificado e tenha condições de oferecer o melhor tratamento possível ao paciente com câncer. Em entrevista ao Onconews, o médico comenta sobre o momento atual da especialidade e fala dos objetivos da nova gestão. Confira.

SBOC tem nova diretoria

ON14 SIMON NET OKO oncologista Sergio Simon (foto), diretor do GBECAM e médico do Centro Paulista de Oncologia (CPO), do Grupo Oncoclínicas, assume a presidência da SBOC disposto a aumentar o número de associados e fortalecer programas de educação médica continuada. Durante o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, Onconews conversou com o especialista sobre o atual momento da oncologia brasileira e perspectivas para a área. Confira a entrevista exclusiva.

Abordagem global no controle do câncer

luis antonio santiniO médico e professor Luiz Antonio Santini (foto) foi empossado em julho de 2005 e por mais de 10 anos foi diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA. Em entrevista exclusiva ao Onconews, Santini fez um balanço dos 80 anos do INCA e analisou o cenário da oncologia no Brasil.

Prevenção e diagnóstico oportuno

PILAR OFICIAL NET OKMaria Del Pilar Estevez Diz (foto) aponta caminhos para melhorar a assistência oncológica na saúde pública. À frente da oncologia clínica de um dos principais centros públicos de tratamento do câncer da América Latina, ela destaca o papel da prevenção e lembra que o diagnóstico oportuno pode melhorar as taxas de cura.

O desafio da sustentabilidade

Em entrevista durante a ASCO 2017, o oncologista Gilberto Lopes apontou caminhos para avançar na sustentabilidade e na qualidade da assistência.Com o aumento da incidência do câncer, países ricos e pobres devem buscar alocação racional dos recursos para vencer as barreiras do acesso.

Lições de Vida de Humberto Torloni

torloni 2014 5Em sua edição inaugural, Onconews teve a honra de publicar uma entrevista com o patologista Humberto Torloni, que faleceu dia 5 de maio em São Paulo. Acompanhe os melhores momentos da entrevista concedida em abril de 2014, além de um ensaio fotográfico inédito, em um tributo à memória de um dos maiores nomes da oncologia brasileira.

Evidência e credibilidade científica

Atallah_Vale_Essa.jpgEm entrevista exclusiva, o médico Álvaro Nagib Atallah, Diretor do Centro Cochrane do Brasil, fala sobre o atual modelo de ciência, discute desfechos clínicos e defende a medicina baseada em evidências. “É um escape da barbárie, em todos os sentidos”, afirma o especialista, em um debate que assume importância crescente na oncologia. Confira.

Pioneirismo e excelência

Angelita_NET_OK.jpgEm entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama (foto) discute prevenção do câncer colorretal, evolução da cirurgia e o crescimento da participação feminina na carreira médica.

Um novo paradigma

ON16_PG6_ENTREVISTA_CLARISSA_OPCAO1_NET_OK.jpgA oncologista Clarissa Mathias (foto), médica do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), do Grupo Oncoclínicas, e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), fala de carreira, comenta a presença feminina na prática médica e o cenário do câncer de pulmão no Brasil.

Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner abbvie2018 300X250p