27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Olaparibe versus capecitabina no câncer de mama metastático com mutação germinativa

mama5Análise post-hoc de ensaio randomizado de fase III (OlympiAD) comparando a eficácia de olaparibe versus capecitabina no câncer de mama metastático em pacientes com mutação germinativa BRCA (gBRCAm) foi apresentada no ESMO Breast Cancer 2023. Os resultados mostram que em todas as populações analisadas, o tratamento com olaparibe foi associado a uma melhora mediana de SLP versus tratamento de escolha do médico ou capecitabina.

ICARUS-BREAST01 mostra dados de patritumab deruxtecan no câncer de mama

gustavo werutsky 21 bxEstudo de fase II de braço único (ICARUS-BREAST01) que envolveu pacientes com câncer de mama avançado HR+ HER2-, não selecionados para expressão HER3, apresentou no ESMO Breast Cancer 2023 resultados que demonstram sinais precoces da atividade do conjugado anticorpo droga patritumab deruxtecan (HER3-DXd), com perfil de segurança administrável. O oncologista Gustavo Werutsky (foto), chair do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), comenta os resultados.

Câncer de mama na pré-menopausa e qualidade de vida

Estudo que investigou a Qualidade de Vida (QV) a longo prazo e a saúde sexual de mulheres na pré-menopausa, em média 9,5 anos (variando de 5 a 15) após o diagnóstico de câncer de mama positivo para receptor hormonal (HR +) foi destaque em apresentação mini-oral no ESMO Breast Cancer 2023. Os dados são do Austrian Breast and Colorectal Cancer Group (ABCSG) com participação de 11 centros austríacos, e mostram que os efeitos do tratamento do câncer são persistentes após 10 anos do diagnóstico e na maioria das vezes pronunciados em mulheres que receberam quimioterapia adicional.

Revisão sistemática mostra benefício dos degradadores seletivos de receptores de estrogênio no câncer de mama avançado

santigo cescaOs degradadores seletivos de receptores de estrogênio (SERDs) são uma alternativa promissora de tratamento após progressão da doença à terapia endócrina (ET) de primeira linha para pacientes com câncer de mama avançado receptor hormonal positivo (HR+), HER2 negativo. Revisão sistemática e meta-análise realizada por pesquisadores do AC Camargo Cancer Center buscou avaliar a eficácia de SERDS oral versus padrão de tratamento (SOC) de ET de acordo com a mutação ESR1 (ESR1mut). O residente Roberto Santiago Novello é o primeiro autor do trabalho; a oncologista Marcelle Goldner Cesca é a autora sênior.

ICESP avalia resultados de longo prazo da imunoterapia neoadjuvante no TNBC

renata mariana 2023 1Estudo do ICESP selecionado para apresentação em poster no ESMO Breast Cancer 2023 avaliou os resultados de longo prazo da imunoterapia neoadjuvante associada à quimioterapia no câncer de mama triplo negativo (TNBC, da sigla em inglês) em pacientes com doença inicial. A oncologista Mariana Gouveia (na foto, à esquerda) é a primeira autora do trabalho, que tem Renata Colombo Bonadio como autora sênior.

Ácido zoledrônico na neoadjuvância do câncer de mama HER2+

susanne crocamoEstudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que integra o programa do ESMO Breast Cancer 2023 apresenta resultados de 5 anos do regime ZoNAnTax, que avalia a adição de ácido zoledrônico (ZOL) a um regime neoadjuvante contendo trastuzumabe, antraciclina e docetaxel no câncer de mama HER2+. Os autores mostram que os dados de sobrevida livre de doença (SLD) e sobrevida global (SG) em 5 anos são tão expressivos quanto os relatados por estudos com pertuzumabe no mesmo cenário, o que sugere que a adição de ácido zoledrônico possa ser considerada nesse cenário.  O trabalho tem como primeira autora a oncologista Susanne Crocamo (foto), do núcleo de pesquisa em câncer de mama do INCA.

Pacientes do ensaio DESTINY-Breast02 relatam qualidade de vida com trastuzumabe deruxtecana

mama3No ensaio DESTINY-Breast02 trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) melhorou a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global versus o tratamento de escolha do médico (TPC, da sigla em inglês) em pacientes com câncer de mama HER2+ resistentes/refratários a trastuzumabe entansina (T-DM1) (Krop et al. SABCS 2022). No ESMO Breast 2023, dados relacionados à saúde e qualidade de vida (QoL) foram apresentados pelos pacientes.

DESTINY-Breast04: trastuzumabe deruxtecana apresenta dados de segurança

vanessa petry bxO ensaio DESTINY-Breast04 (NCT03734029) demonstrou melhora significativa de sobrevida global e livre de progressão com trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) versus o tratamento de escolha do médico (TPC) em pacientes com câncer de mama metastático HER2-low (IHC 1+ ou IHC 2+/hibridização in situ negativa), com segurança gerenciável. No ESMO Breast Cancer 2023, a oncologista Hope Hugo apresenta dados de segurança adicionais, em análise destacada em sessão oral. A oncologista Vanessa Petry (foto) comenta os resultados.

EMERALD: pacientes relatam qualidade de vida com elacestrant

No estudo de fase III EMERALD (NCT03778931) os pesquisadores relataram sobrevida livre de progressão (SLP) significativamente maior, com perfil de segurança gerenciável, com elacestrant versus terapia endócrina (TE) padrão (SoC) no câncer de mama ER+/HER2 – avançado, em pacientes que progrediram a inibidores de ciclinas (CDK4/6i) mais TE. Agora, o encontro europeu apresenta dados relatados pelos pacientes (PROs, do inglês Patient Reported Outcomes).


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519