27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Microbioma tem assinaturas distintas por raça, etnia e idade no câncer retal

Microbioma IntestinalPesquisadores do UT Southwestern Medical Center analisaram uma coorte diversificada de pacientes submetidos a tratamento definitivo para câncer retal e identificaram assinaturas distintas do microbioma intestinal associadas à raça e etnia, assim como a idade de início da doença. O estudo foi publicado no Journal of Immunotherapy and Precision Oncology, com resultados que podem apoiar futuros esforços de prevenção e tratamento baseados na manipulação do microbioma.

As disparidades na incidência e no resultado do câncer retal são multifatoriais na etiologia, mas podem ser devidas, em parte, a diferenças na composição do microbioma intestinal. Neste estudo, os pesquisadores usaram abordagens estatísticas robustas para avaliar a composição e abundância do microbioma intestinal em uma coorte diversificada de pacientes com câncer retal recebendo tratamento definitivo, categorizados por idade (< 50 vs ≥ 50 anos), raça e etnia (hispânicos brancos vs não hispânicos) e resposta à terapia.

Entre 64 pacientes (47% diagnosticados antes dos 50 anos; 47% hispânicos brancos) com idade mediana de 51 anos, a análise mostrou agrupamento significativo por raça e etnia (p < 0,001) e por idade no início da doença (Aitchison p = 0,022, Bray-Curtis p = 0,035). Pacientes hispânicos brancos tiveram enriquecimento da família bacteriana Prevotellaceae (mudança de dobra LinDA 5,32, mudança de dobra MaAsLin2 5,11, p ajustado combinado = 0,0007). Nenhuma diferença significativa na composição do microbioma foi associada à resposta à terapia neoadjuvante. No geral, 52% tiveram resposta completa ou quase completa, incluindo resposta patológica e resposta radiográfica.

Em conclusão, o estudo mostrou assinaturas distintas na composição e abundância do microbioma intestinal por raça, etnia e idade em um grupo de pacientes com câncer retal, com hispânicos brancos mostrando presença significativa de um tipo específico de bactéria (Prevotellaceae).

A crescente incidência de câncer colorretal (CCR) de início precoce, definido como um diagnóstico de CCR em pacientes com menos de 50 anos idade, tornou-se uma preocupação crescente ao longo das últimas quatro décadas. Esta tendência está particularmente associada com tumores retais, com importantes disparidades raciais e étnicas na apresentação e nos desfechos dos pacientes.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto no Journal of Immunotherapy and Precision Oncology.

Referência: Journal of Immunotherapy and Precision Oncology (2024). https://doi.org/10.36401/JIPO-23-30

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519