08052024Qua
AtualizadoQua, 08 Maio 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Yoga na prevenção de complicações do tratamento no câncer de cabeça e pescoço

yogaA terapia com yoga, particularmente quando administrada a pacientes e seus cuidadores, parece ser uma estratégia benéfica de cuidados de suporte para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. O estudo é um dos destaques do 2023 ASCO Quality Care Symposium, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro em Boston, Estados Unidos. A brasileira Rosangela Silva, especialista em Intervenção Mente-Corpo no MD Anderson Cancer Center, é coautora do trabalho.

“Mucosite, inchaço na boca e garganta que pode causar feridas dolorosas na boca e dificuldade em engolir são efeitos colaterais comuns do tratamento do câncer de cabeça e pescoço e podem contribuir para o declínio da função física, como comer e beber. Esses declínios na função física tendem a estar associados ao aumento da utilização de cuidados de saúde, como visitas ao pronto-socorro e colocação de sondas de alimentação. Além disso, o tratamento do câncer de cabeça e pescoço também pode ser estressante para os cuidadores, e intervenções que possam ajudar a aliviar esses efeitos são extremamente necessárias”, observaram os autores.

O estudo incluiu 100 pacientes com câncer de cabeça e pescoço programados para receber ≥25 frações de radioterapia e seus cuidadores. A média de idade dos pacientes foi de 60,3 anos; 85% eram do sexo masculino e 15% do feminino; 79% eram brancos não hispânicos, 16% eram brancos hispânicos, 2% eram negros, 2% eram asiáticos e 1% eram birraciais. Entre os participantes do estudo, 67% tinham câncer em estágio inicial; e 54% estavam recebendo quimiorradioterapia. A mediana de idade dos cuidadores foi de 54,9 anos; 83% eram do sexo feminino e 17% do sexo masculino; 73% eram brancos não hispânicos, 15% eram brancos hispânicos, 7% eram asiáticos, 3% eram birraciais e 2% eram negros.

Os pacientes foram randomizados para praticar yoga com seu cuidador (n=34), yoga apenas para pacientes (n=33) ou cuidados habituais (n=33). Os programas de yoga consistiram em 15 sessões, presenciais ou por videoconferência, administradas paralelamente ao cronograma de radioterapia do paciente. O programa foi projetado para incluir posturas focadas na prevenção e redução dos efeitos colaterais comuns do tratamento do câncer de cabeça e pescoço, como alongamento e fortalecimento dos músculos do pescoço e faciais, posturas de corpo inteiro para prevenir a perda muscular e exercícios de respiração e meditação para criar um estado de relaxamento e sensação de bem-estar. “Os pacientes frequentemente sentem ansiedade durante a radioterapia e nesse estudo alguns usaram exercícios de relaxamento durante os tratamentos em vez de benzodiazepínicos”, observaram os autores.

Resultados

Informações sobre colocação de sonda de alimentação, visitas ao pronto-socorro e internações hospitalares foram extraídas dos prontuários médicos eletrônicos dos pacientes. Além disso, os pacientes preencheram a parte de autorrelato do Scored Patient-Generated Subjective Global Assessment (PG-SGA) semanalmente durante o período de radioterapia (5-6 semanas) para indicar sua ingestão alimentar atual em comparação com sua ingestão alimentar normal.

Os resultados mostraram que a frequência às sessões de yoga foi elevada em ambos os grupos, com 88% dos participantes a frequentarem pelo menos 10 sessões (13,1 sessões no grupo de pacientes-cuidadores e 13,3 sessões no grupo de pacientes.

Foi observado um efeito significativo favorecendo o grupo paciente-cuidador em comparação com o grupo de cuidados habituais para a função física e ingestão nutricional relatada pelo paciente. Os pacientes em ambos os grupos de yoga tiveram significativamente menos tubos de alimentação colocados em comparação com aqueles no grupo de cuidados habituais.

O efeito nas visitas ao departamento de emergência foi marginalmente significativo e o efeito nas internações hospitalares não foi significativo.

“A terapia de ioga, particularmente quando administrada a pacientes e cuidadores, parece ser uma estratégia benéfica de cuidados de suporte comportamental para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. Revelamos uma melhoria significativa da função física e da ingestão nutricional e menos tubos de alimentação em relação a um grupo de comparação de cuidados habituais. É necessário um estudo de eficácia comparativa maior”, concluíram os autores.

Os pesquisadores agora estão avaliando a intervenção dupla de yoga para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à quimiorradiação concomitante, e planeiam testar a aceitabilidade desta intervenção entre minorias e grupos desfavorecidos.

O estudo foi financiado pela American Cancer Society e está registrado em ClinicalTrial.Gov, NCT04607590.

Referência: Yoga-based supportive care for patients with head and neck cancer undergoing radiotherapy: Results of a three-arm randomized controlled trial.
First Author: Kathrin Milbury
Meeting: 2023 ASCO Quality Care Symposium
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session B
Track Health Care Access, Equity, and Disparities,Technology and Innovation in Quality of Care,Palliative and Supportive Care
Sub Track: Toxicity Prevention, Assessment, and Management
Clinical Trial Registration Number: NCT04607590
Citation: JCO Oncol Pract 19, 2023 (suppl 11; abstr 292)
DOI: 10.1200/OP.2023.19.11_suppl.292
Abstract #: 292

Poster Bd #: K3

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519