03052024Sex
AtualizadoQui, 02 Maio 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Papel atual da ressecção pulmonar robótica no tratamento primário do câncer de pulmão

ricardo terra bxOs cirurgiões torácicos Eserval Rocha Júnior e Ricardo Terra (foto) são coautores de estudo publicado no Journal of Thoracic Disease que revisou a literatura sobre o status atual da cirurgia robótica para câncer de pulmão com foco nos principais pontos de fronteira: ressecções sublobares, qualidade da linfadenectomia, ressecções complexas, resultados pós-operatórios e tecnologias inovadoras.

“A cirurgia torácica robô-assistida (do inglês, RATS - Robotic-assisted thoracic surgery) tem sido cada vez mais aplicada ao tratamento primário do câncer de pulmão. Dada as facilidades proporcionadas pela plataforma robótica na manipulação de tecidos e na precisão dos movimentos, há uma constante indagação sobre sua contribuição para a melhoria dos resultados cirúrgicos. Além disso, a possibilidade de realizar ressecções complexas de forma minimamente invasiva usando uma abordagem robótica começa a se tornar possível à medida que aumenta a curva de aprendizado dos centros de tratamento”, observam os autores.

De acordo com os dados atuais, o surgimento da plataforma robótica parece estar alinhado com a disseminação das ressecções sublobares. Os benefícios tecnológicos inerentes à plataforma também parecem promover um aumento da qualidade da linfadenectomia e uma curva de aprendizagem mais curta quando comparada com a videocirurgia torácica (VATS), com resultados oncológicos equivalentes.

Sua aplicação em ressecções complexas como manga brônquica já apresenta resultados consistentes e novas aquisições de tecnologia como reconstruções tridimensionais, realidade aumentada e inteligência artificial tendem a ser implementadas colaborando com a digitalização da cirurgia.

“Considerando a literatura atualmente disponível, a cirurgia robótica para ressecção de câncer de pulmão é pelo menos equivalente à abordagem VATS. No entanto, mais tempo de prática e ensaios clínicos prospectivos são necessários para identificar benefícios mais exatos”, concluíram os autores.

Referência: Rocha Júnior E, Terra RM. Robotic lung resection: a narrative review of the current role on primary lung cancer treatment. J Thorac Dis. 2022 Dec;14(12):5039-5055. doi: 10.21037/jtd-22-635. PMID: 36647483; PMCID: PMC9840053.

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519