13052024Seg
AtualizadoSex, 10 Maio 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coinfecção com vírus Epstein-Barr afeta a persistência do HPV oral

luisa lina villa 2020 bxA bióloga Luisa Lina Villa (foto) é coautora de estudo selecionado para apresentação no Congresso Anual da American Association for Cancer Research (AACR 2022) que investigou se a liberação oral do vírus Epstein-Barr (EBV), um marcador de replicação viral ativa, poderia servir como um biomarcador para infecção oral persistente e oncogênica por HPV em homens.

“As taxas de câncer de orofaringe (OPC) associadas à infecção pelo papilomavírus humano (HPV) estão aumentando em homens. O precursor obrigatório do câncer de orofaringe é uma infecção persistente com um tipo de HPV oncogênico que não pode ser eliminado apenas pela imunidade natural. No entanto, os fatores que influenciam a persistência do HPV na cavidade oral são desconhecidos. É plausível que a infecção a longo prazo com outros patógenos no mesmo local anatômico indique uma incapacidade geral de eliminar uma infecção oral”, argumentam os autores. “O vírus Epstein-Barr (EBV) é um herpes-vírus gama transmitido pela saliva que infecta 90% da população na idade adulta e se replica nas células epiteliais da orofaringe”, observam.

O estudo incluiu homens com infecção oral por HPV16 ou 18 presentes na consulta inicial do Estudo HPV Infection in Men (HIM) (n=63). Homens de Tampa, FL, EUA; Cuernavaca, México; e São Paulo, Brasil, foram acompanhados a cada 6 meses por uma mediana de 4,1 anos. Os homens preencheram um questionário de fatores de risco e forneceram uma amostra de gargarejo oral em cada visita.

As amostras orais do baseline, 6 meses e 12 meses foram genotipadas para HPV usando o sistema SPF10 PCR-DEIA-LiPA25. A presença de EBV foi avaliada na amostra do baseline usando PCR para amplificar e quantificar o DNA de EBV no instrumento Rotor-Gene Q MDx. Homens com o mesmo tipo de HPV oral presente na visita de 6 e 12 meses foram categorizados como HPV oral de 6 meses e 12 meses persistente, respectivamente. A associação entre EBV e infecção persistente por HPV foi investigada usando um modelo de regressão logística ajustado para idade, país e tabagismo.

Entre 63 homens com infecção oral por HPV 16/18 no início do estudo, 44 ​​infecções por HPV não persistiram, 19 persistiram por pelo menos 6 meses e 11 persistiram por pelo menos 12 meses. Entre a amostra total, 32 também tiveram EBV detectado no gargarejo oral no baseline. Entre os homens que não tiveram infecção persistente por HPV, 21 (47,7%) tiveram EBV detectado no baseline, enquanto 11 (57,9%) homens com infecção por HPV que persistiu por pelo menos 6 meses tiveram EBV detectável no baseline; e 9 (81,8%) dos homens que persistiram por 12 meses tiveram EBV detectado.

A carga viral média do EBV foi maior entre os homens que persistiram por pelo menos 12 meses (5,0 log cópias/ml) e foi significativamente maior em comparação com os homens que não persistiram (2,5 log cópias/ml; p=0,047). A detecção de EBV oral no baseline foi significativamente associada a um risco elevado de ≥12 meses de persistência de HPV 16/18 oral (aOR: 9,90; IC 95%: 1,38-70,96), mas não de ≥6 meses de persistência de HPV 16/18 (aOR : 1,62; IC 95%: 0,52-5,06).

“Esses dados suportam a hipótese de que a reativação do EBV pode ser um biomarcador de controle imunológico deficiente, levando ao aumento do risco de persistência oral do HPV. O uso de um biomarcador que identifique homens cuja infecção por HPV possa persistir seria uma ferramenta útil para permitir a triagem e detecção precoce de OPC”, concluíram os autores.

Referência: Session PO.PS01.02 - Biomarkers of Endogenous or Exogenous Exposures, Early Detection, and Biologic Effects - 2264 / 18 - Co-infection with Epstein-Barr virus impacts oral HPV persistence - Brittney L. Dickey, Anna R. Giuliano, Bradley Sirak, Martha Abrahamsen, Eduardo Lazcano-Ponce, Luisa L. Villa, Anna E. Coghill. Moffitt Cancer Center, Tampa, FL, National Institute of Public Health, Cuernavaca, Mexico, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519