Com a expectativa de reunir mais de 800 participantes de diferentes regiões do País, além de convidados internacionais, a décima oitava edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (XVIII CSBTMO) será realizada entre nos dias 14 a 17 de agosto, em Belo Horizonte (MG). Simultaneamente ao encontro acontece o XIV Encontro Anual de Histocompatibilidade e Imunogenética.
A programação é voltada para a prática do transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), sob o aspecto multidisciplinar e, principalmente, por meio da experiência adquirida pelas equipes dos centros. “Esperamos fazer do evento um momento de reflexão sobre a prática dos TCTH em nosso meio, com ênfase em temas que estão precisando de definições e acertos para que possamos desenvolver mais e melhor a atividade no Brasil”, disse Wellington Morais de Azevedo, presidente do Congresso.
Entre os destaques da programação estão os desafios no transplante não aparentado, que tem crescido no Brasil; o tratamento da Doença do Enxerto Contra-Hospedeiro (DECH); efeitos tardios do TMO; transplante de células tronco hematopoiéticas em pediatria, nas doenças autoimunes e benignas; o papel da dieta no sucesso do TMO; entre outros. Também haverá mesas redondas de debate sobre a segurança do doador de medula óssea e políticas públicas de saúde relacionadas ao TMO.
XVIII Congresso da SBTMO
Data: 14 a 17 de agosto
Local: Hotel Mercure Lourdes – Belo Horizonte - MG
Informações e inscrições: www.congressosbtmo.org.br