28052020Qui
AtualizadoSeg, 25 Maio 2020 2am

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Pulmão

  • Câncer de pulmão e status do tabagismo no Brasil

    guilherme costa bxO câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo. No entanto, pouco se sabe sobre o quadro clínico e histológico de ex-fumantes com câncer de pulmão. Guilherme Jorge Costa (foto), do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, em Recife, é primeiro autor de estudo que integra o 2020 ASCO Virtual Scientific Program, com o perfil de mais de 20 mil pacientes com câncer de pulmão diagnosticados entre 2010 e 2016 no Brasil.

  • Impacto econômico do câncer no Brasil

    mariana cancela cymk bxMarianna de Camargo Cancela (foto), do INCA, é primeira autora de estudo selecionado para o 2020 ASCO Virtual Scientific Program, com dados que dimensionam parte dos custos indiretos da mortalidade prematura por câncer no Brasil, representando 0,2% do PIB brasileiro em 2016.

  • Atividade física e qualidade de vida no câncer de pulmão

    gilberto castroRevisão sistemática realizada por alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) buscou avaliar o efeito da atividade física sobre os sintomas e a qualidade da vida em pacientes com câncer de pulmão. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Supportive Care in Cancer. O oncologista Gilberto Castro (foto), chefe da Área de Oncologia Torácica do ICESP e médico do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é o autor sênior do trabalho.

  • Imunoterapia em combinação na primeira linha de tratamento do CPNPC com expressão de PD-L1

    approved NET OKA U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação dos inibidores de checkpoint nivolumabe (Opdivo®) e ipilimumabe (Yervoy®) para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) metastático com expressão de PD-L1 ≥1% e sem alterações EGFR ou ALK conhecidas. A aprovação é baseada na parte 1a do estudo de Fase III CheckMate -227. A agência norte-americana também aprovou o PD-L1 IHC 28-8 pharmDx (Agilent Technologies, Inc.) como um dispositivo de diagnóstico complementar para selecionar pacientes com CPNPC para o tratamento com a combinação.

  • Entendendo o gene RET e suas alterações

    drops genomica retEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista André Murad, diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP) e diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, aborda o gene RET e suas alterações.

  • Cessação do tabagismo e sobrevida em pacientes com câncer de pulmão

    aline fares bxApesar das evidências sobre a cessação do tabagismo e a diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão, ainda não é claro em quanto tempo podem ser observados benefícios de sobrevida após a interrupção do vício em pacientes com câncer de pulmão. Agora, um grande estudo internacional selecionado para poster discussion no ASCO 2020 demonstra que pacientes que param de fumar até dois anos antes do diagnóstico da doença aumentam suas chances de sobrevida. "A mensagem do estudo é clara: parar de fumar, qualquer que seja o momento, traz benefícios de sobrevida para os pacientes com câncer de pulmão”, afirma a oncologista brasileira Aline Fusco Fares (foto), fellow em pesquisa clínica no Princess Margaret Cancer Center, em Toronto, e primeira autora do estudo.

  • Estudo brasileiro discute prognóstico no derrame pleural maligno

    FERNANDO ABRAO NET OKFernando Abrão (foto) é  primeiro autor de estudo publicado no Journal of Thoracic Disease, desenhado com o objetivo de melhorar o prognóstico de pacientes com derrame pleural maligno e identificar aqueles com maior risco de recorrência.

  • FDA aprova primeira terapia-alvo no CPNPC com mutação no exon 14 do gene MET

    Pulm o 2017 NET OKA U.S. Food and Drug Administration aprovou o capmatinib (Tabrecta®, Novartis), primeira terapia-alvo indicada para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) metastático com mutação no exon 14 do gene MET (METex14). A agência norte-americana também aprovou o ensaio FoundationOne CDx (F1CDx) como um diagnóstico complementar para o capmatinib.

  • Novo anti PD-1 mostra ganho de sobrevida no câncer de pulmão

    CancroPulmaoO anti PD-1 cemiplimab (Libtayo)® mostrou ganho de sobrevida global, cumprindo seu principal endpoint como primeira linha de tratamento no câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em pacientes com expressão de PD-L1 ≥50%, no cenário da doença avançada ou metastática. Os dados são do ensaio de Fase III desenhado para comparar cemiplimab com quimioterapia baseada em platina nessa população de pacientes. Diante do benefício de sobrevida global, o ensaio foi encerrado por determinação do Comitê Independente de Monitoramento de Dados.

  • Radioterapia estereotática corpórea no câncer de pulmão de células não pequenas

    Robson Ferrigno NET OK 2Análise retrospectiva publicada no Journal of Radiology and Radiation Therapy relata a experiência do serviço de radioterapia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e avalia fatores preditivos de resultados em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, estádios iniciais e clinicamente inoperáveis tratados com radioterapia estereotática corpórea (SBRT). Quem comenta é o médico especialista em radioterapia Robson Ferrigno (foto), coordenador dos Serviços de Radioterapia dos Hospitais BP e BP Mirante e primeiro autor do trabalho.

  • COVID-19: oncologia torácica anuncia registro global

    RIAD NET OKA taxa de mortalidade da COVID-19 parece ser maior na população caucasiana do que na população asiática. É o que sugere artigo de Passaro, A et al no Annals of Oncology,que enfatiza a importância de reconhecer pacientes com câncer de pulmão como população prioritária para testes da COVID-19 e anuncia a criação de um registro global, o TERAVOLT (Thoracic Cancers International coVid 19 Collaboration), para avançar nas pesquisas de avaliação de risco. Quem comenta é o cirurgião oncológico Riad Younes (foto), Diretor Geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

  • FDA aprova durvalumabe no câncer de pulmão pequenas células

    approved NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação do anticorpo monoclonal anti-PD-L1 durvalumabe (Imfinzi®, Astrazeneca) com etoposídeo e carboplatina ou cisplatina como tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão pequenas células com doença extensa. A aprovação foi baseada nos resultados do estudo de FASE III CASPIAN (NCT03043872).

  • COVID-19: recomendação propõe manejo de pacientes com câncer de pulmão avançado

    Pulm o 2017 NET OKDiante do novo coronavírus (COVID-19) como emergência de saúde pública, pacientes com câncer de pulmão avançado precisam ser monitorados. O alerta vem de estudo colaborativo chinês, mostrando que “durante a epidemia de COVID-19, uma diretriz para o manejo ideal de pacientes com câncer de pulmão avançado precisa urgentemente ser proposta para distinguir os sintomas do COVID-19 dos efeitos colaterais dos medicamentos antitumorais”.

  • COVID-19 em pacientes com câncer de pulmão

    covid 19 bxPesquisadores chineses reportaram no Journal of Thoracic Oncology (JTO) dois casos de pacientes submetidos recentemente a lobectomia para adenocarcinoma pulmonar nos quais foi identificada pneumonia por COVID-19 no momento da cirurgia. “Esses dois casos fornecem, oportunidades importantes para o estudo do COVID-19”, analisam.

  • Projeto CANOPY inicia recrutamento de pacientes com câncer de pulmão

    gilberto castroArtigo com participação do oncologista brasileiro Gilberto Castro (foto) publicado na edição de fevereiro da Journal of Thoracic Oncology discute o programa CANOPY, um conjunto de 3 ensaios clínicos de Fase III desenhados para avaliar a eficácia e segurança do anticorpo canakinumab em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP). Os estudos estão abertos a recrutamento, com participação de centros brasileiros.

  • SABR + imunoterapia no câncer de pulmão inicial

    gustavo schvartsman 19O oncologista Gustavo Schvartsman (foto) é o principal investigador de estudo de Fase II patrocinado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo é determinar a resposta patológica completa da combinação de radioterapia estereotática ablativa (SABR) e nivolumabe como tratamento neoadjuvante em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas em estágio inicial. O estudo está aberto a recrutamento, com a previsão de incluir 30 participantes.

  • Desafios no rastreamento do câncer de pulmão

    RASTREAMENTO NET OKEstudo que avaliou a prevalência do rastreamento do câncer de pulmão em 10 estados americanos mostra que 12,7% dos adultos com idades entre 55 e 80 anos cumprem os critérios para o rastreamento definidos pelo USPSTF, mas mostra que desse universo apenas 12,5% foram rastreados por tomografia computadorizada nos últimos 12 meses para avaliar lesões pulmonares. Os resultados são do relatório Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR)do Centers for Desease Control and Prevention (CDC).

  • Tromboembolismo no câncer de pulmão ROS1

    Santini 2018Estudo australiano publicado no Lung Cancer Journal descreveu o risco de tromboembolismo em pacientes com câncer de pulmão  não pequenas células (CPNPC) com rearranjo ROS1. O estudo envolveu seis hospitais australianos e os pacientes inscritos foram avaliados quanto à incidência de tromboembolismo (TE) venoso ou arterial, tempo e preditores, assim como foram avaliados os resultados, incluindo taxa de resposta objetiva (ORR) e sobrevida global (SG). O oncologista Fernando Santini (foto), do Hospital Sírio-Libanês, discute os achados.

  • NELSON trial e triagem para câncer de pulmão

    RASTREAMENTO NET OKResultados reportados na New England Journal of Medicine com dados de longo prazo do NELSON trial mostram que a triagem tomográfica em indivíduos de alto risco diminui a mortalidade por câncer de pulmão, além de permitir a detecção da doença em estágios mais precoces em relação aos controles. 

  • VIII Simpósio de Câncer de Pulmão

    pulmao 2020 bxCom o objetivo de traduzir para a prática clínica os avanços nas pesquisas em câncer de pulmão, o VIII Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão acontece nos dias 13 e 14 de março, em São Paulo.

Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519