27072021Ter
AtualizadoSeg, 26 Jul 2021 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

GENITURINÁRIO

  • Radioterapia adjuvante no câncer de próstata

    Hanriot Net OKEstudo de coorte que avaliou mais de 26 mil pacientes com câncer de próstata de alto risco em um seguimento mediano de 8,16 anos concluiu que a radioterapia adjuvante deve ser considerada em homens com câncer de próstata com estadiamento T3/4, com linfonodos pélvicos positivos (pN1) ou escore de Gleason de 8 a 10, impactando significativamente na redução do risco de mortalidade. Os resultados estão em artigo de Anthony V. D´Amico e colegas, no Journal of Clinical Oncology (JCO), em acesso aberto. “Este estudo não somente é provocativo, como retrata bem que há que se escolher quem vai se beneficiar de radioterapia adjuvante ou de resgate”, analisa Rodrigo Hanriot (foto), coordenador do Serviço de Radioterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

  • Associação de fadiga e resultados no câncer avançado

    caponero 2019 bxOs participantes de estudos em oncologia com fadiga clinicamente significativa (do inglês, CSF) no baseline tiveram pior sobrevida e experimentaram mais eventos adversos em comparação com participantes sem CSF. Os resultados são de uma análise de quatro ensaios do SWOG e foram publicados no JCO Oncology Practice. "A fadiga é um sintoma presente em 80% dos pacientes durante o tratamento antineoplásico e, com o advento da terapia-alvo, passou a ser mais significativo do que náuseas, dor ou outros sintomas”, observa o Ricardo Caponero (foto), oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

  • FDA aprova enfortumab vedotin no câncer urotelial avançado

    approved NET OKA agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou dia 9 de julho o registro regular de enfortumab vedotin (PADCEV®), além da expandir a indicação do novo agente, um conjugado anticorpo-droga que representa a primeira e única terapia aprovada pelo FDA para pacientes com câncer urotelial inelegíveis a cisplatina e que receberam uma ou mais linhas de tratamento. A decisão do FDA é baseada nos resultados de sobrevida global do ensaio EV-301, que demonstrou a superioridade de enfortumab vedotin frente à quimioterapia nessa população de pacientes.

  • MRI no rastreamento do câncer de próstata

    oliver clarosArtigo de M Eklund e colegas publicado na New England Journal of Medicine discute a biópsia orientada por ressonância magnética (MRI) no contexto do rastreamento do câncer de próstata1. Os resultados mostraram que a estratégia não foi inferior à biópsia padrão e resultou em menos detecção de câncer sem significância clínica.  "O estudo reforça o conhecimento atual de que a biópsia randômica tem acurácia inferior em relação a biópsias guiadas por fusão de imagens de Ultrassonografia e Ressonância Multiparamétrica de Próstata", destaca Oliver Rojas Claros (foto), urologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

  • Tratamento do câncer de próstata avançado e função cognitiva

    funcao cognitiva bxEstudo de coorte avaliou a função cognitiva de homens que receberam entre uma e quatro linhas de tratamentos para câncer de próstata avançado. Afinal, existe impacto de docetaxel, enzalutamida, abiraterona ou radio 223 na função cognitiva desses pacientes? Resultados reportados no Jama Network Open dia 2 de julho mostram que não.

  • KEYNOTE-426: resultados de longo prazo no carcinoma renal de células claras avançado

    Sergio Azevedo NET OK 2Selecionada para apresentação oral no ASCO 2021, análise final do estudo de fase III KEYNOTE-426, com mediana de acompanhamento de 42,8 meses, confirmou a eficácia e segurança da combinação de pembrolizumabe eaxitinibe em comparação com sunitinibe como tratamento de primeira linha do carcinoma de células claras renais avançado (ccRCC). O oncologista Sergio Azevedo (foto), Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e Chefe do Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), é coautor do trabalho.

  • ARCHES: eficácia de enzalutamida no câncer de próstata metastático hormônio sensível

    Prostata 2018 2 NET OKA adição de enzalutamida (ENZA) à terapia de privação androgênica (ADT, da sigla em inglês) reduziu o risco de progressão radiográfica em pacientes com câncer de próstata metastático hormônio sensível (mHSPC). Agora, novos dados de análise post hoc apresentada no ASCO 2021 demonstram que ENZA + ADT proporciona benefício clínico em pacientes com metástases ósseas, independentemente da carga da doença óssea, apoiando a utilidade de ENZA nessa população de pacientes.

  • JAVELIN Bladder 100: Manutenção em primeira linha no carcinoma urotelial avançado – análise de subgrupos

    EDUARDO ZUCCA BXNo estudo de fase III JAVELIN Bladder 100, avelumabe de manutenção em primeira linha + melhor tratamento de suporte prolongou significativamente a sobrevida global vs BSC isolado em pacientes com carcinoma urotelial avançado que não progrediram à quimioterapia à base de platina. Agora, em Poster Discussion no ASCO 2021, foram apresentadas análises post hoc de subgrupos clínicos e genômicos. O oncologista Eduardo Zucca (foto), Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto do Câncer Brasil (ICB), comenta os resultados.

  • Breast Cancer Index e benefício da terapia estendida com inibidor de aromatase

    silvio melhor bxEstudo cooperativo do NRG Oncology/NSABP destacado em sessão oral mostra resultados do Breast Cancer Index (BCI) como preditor do benefício da terapia estendida com inibidor de aromatase no câncer de mama receptor hormonal (RH+). “O estudo conclui que o BCI preditivo não discriminou o benefício do letrozol estendido em relação ao intervalo livre de recorrência, e que a recorrência à distância foi tempo dependente”, esclarece o mastologista Silvio Bromberg (foto).

  • Terapia de privação androgênica e sobrevida em pacientes com câncer de próstata com COVID-19

    mateus1Mateus Bringel Oliveira Duarte (foto), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é primeiro autor de estudo financiado pela FAPESP e selecionado para o programa científico do ASCO 2021. Estudos anteriores sugeriram que a terapia de privação androgênica (ADT) poderia reduzir a infecção por SARS-COV2. Nesta análise, os pesquisadores avaliam se existe associação entre ADT e maior sobrevida em pacientes com câncer de próstata com COVID-19.

  • Paisagem genômica do câncer de próstata

    brancos negros bxDiferentes fatores ajudam a explicar as profundas variações na incidência, mortalidade e desfechos do câncer de próstata (CaP) entre raças / etnias, entre eles barreiras no acesso a cuidados que incluem a medicina genômica e de precisão. É o que mostra estudo apontado entre os destaques do panorama GU-próstata do ASCO 2021 selecionado para sessão oral, indicando que homens de ascendência africana têm menos acesso a painéis genômicos no percurso terapêutico na comparação com homens de ascendência europeia e são menos propensos a receber tratamentos em ensaios clínicos, mesmo com mutações acionáveis.

  • Classificador de risco genômico no câncer de próstata

    dzik 2021Pesquisadores do Moffitt Cancer Center apresentaram resultados de um classificador de risco genômico (Decypher), agora testado prospectivamente em uma coorte de validação que combina homens afro-americanos (AAM) e não afro-americanos (NAAM). Quem comenta é o oncologista Carlos Dzik (foto), diretor médico da Oncologia DASA – regional São Paulo.

  • SWOG S1216: estudo estabelece novo marco de sobrevida no câncer de próstata metastático hormônio sensível

    Neeraj Agarwal 2020 bxEnsaio randomizado de fase III (SWOG S1216) comparando a terapia de privação de androgênio (ADT) mais o agente experimental TAK-700 com ADT mais bicalutamida em pacientes com diagnóstico recente de câncer de próstata metastático hormônio sensível foi destaque em sessão oral do ASCO 2021, em apresentação de Neeraj Agarwal (foto), do Huntsman Cancer Institute (HCI). “Este ensaio estabelece um novo marco para as estimativas de sobrevida nessa população de pacientes”, sustentam os autores.

  • Terapia óssea no câncer de próstata

    osso homem 2021 bxAnálise que atualizou os dados de segurança do ensaio de Fase III (PEACE III) avaliando a combinação de enzalutamida (ENZA) mais Ra223 versus ENZA isoladamente foi apresentada no ASCO 2021, com dados que reforçam a importância de agentes de proteção óssea (BPA, da sigla em inglês).

  • Pembrolizumabe é nova opção para tratamento adjuvante do câncer renal

    daniel araujo bxEnsaio multicêntrico de Fase 3 (KEYNOTE-564) avaliou o anti PD-1  pembrolizumabe  versus placebo em pacientes com ccRCC confirmado histologicamente, com risco intermediário alto (pT2, Gr 4 ou sarcomatoide, N0 M0; ou pT3, qualquer Gr, N0 M0) e alto risco (pT4, qualquer Gr, N0 M0; ou pT qualquer estágio, qualquer Gr, N + M0), ou M1 NED (nenhuma evidência de doença após tumor primário + metástases de tecidos moles completamente ressecadas ≤1 ano de nefrectomia) (Leibovich et al, 2003 ; Fuhrman et al, 1982). Quem comenta é o oncologista Daniel Vilarim (foto), chefe do serviço de oncologia clínica do Hospital de Base, em São José do Rio Preto, SP.

  • VISION trial: Lu-PSMA aumenta sobrevida global no mCRPC previamente tratado

    jose mauricio 21 bxSelecionado para a Sessão Plenária do ASCO 2021 (LBA4), o estudo VISION demonstrou que a adição de 177Lu-PSMA-617 ao tratamento padrão ou de suporte melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão radiográfica (rPFS) e a sobrevida global (SG) em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) em comparação com o padrão de cuidados isolado. “Os resultados do estudo VISION impactarão de forma significativa a prática médica”, observa o oncologista José Maurício Mota (foto), chefe do Serviço de Oncologia Clínica Geniturinária do ICESP/FMUSP e médico da Oncologia D’Or. O oncologista Michael J. Morris, chefe da Seção de Câncer de Próstata no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, é o primeiro autor do trabalho.

  • ASCO destaca importância do rastreamento de câncer de próstata em afro-americanos

    carlos anselmo lima bxEstudo observacional apontado entre os destaques do ASCO 2021 indica que o rastreamento do câncer de próstata pode ser útil em indivíduos de alto risco. A análise é de pesquisadores da Universidade da Califórnia e envolveu quase 5 mil afro-americanos de 40 a 55 anos. Os resultados sugerem que aumentar a intensidade do rastreamento por PSA nessa população reduziu em quase 40% o risco de doença metastática de novo, com redução de quase 25% no risco de morte entre os mais jovens. Carlos Anselmo Lima (foto), coordenador do Registro de Câncer de Base Populacional de Aracaju, comenta os resultados.

  • Enfortumabe-vedotina no câncer urotelial

    bexiga 2020Artigo de Yu et al. publicado 12 de maio no Lancet Oncology reporta novos dados de enfortumabe-vedotina em pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático. O novo agente experimental é um anticorpo droga-conjugado direcionado à Nectina-4, uma proteína altamente expressa no carcinoma urotelial.

  • Custo do câncer de próstata metastático pela metodologia Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC)

    rafael vargas bxO oncologista Rafael José Vargas Alves (foto), médico do Hospital Santa Rita (Porto Alegre/RS) e professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), é o primeiro autor de estudo publicado no International Journal of Technology Assessment in Health Careque estimou o custo do tratamento do câncer de próstata metastático (CPM) pela metodologia Custeio Baseado em Atividade e Tempo (do inglês, time-driven activity-based costing - TDABC) na perspectiva de um hospital filantrópico do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Linfadenectomia no câncer de próstata localizado, qual a evidência?

    murilo luz bxEstudo do Prostate Cancer Working Group e de pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center publicado 14 de abril na European Urologycoloca em perspectiva um tema ainda controverso: o papel e a extensão da linfadenectomia pélvica (PLND) no tratamento cirúrgico do câncer de próstata clinicamente localizado.

Publicidade
NEXT FRONTIERS 2021
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519