03062020Qua
AtualizadoSeg, 01 Jun 2020 5pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Gastrointestinal

  • Trastuzumabe deruxtecan no câncer colorretal metastático HER2+

    Colorretal OK NET OK ASCO 2016Apresentado em sessão oral no ASCO 2020, o estudo multicêntrico de Fase II DESTINY-CRC01 demonstrou bons resultados do anticorpo droga-conjugado trastuzumabe deruxtecan (T-DXd) em pacientes com câncer colorretal metastático HER2-positivo refratários à terapias padrão.

  • TAPUR: olaparibe mostra resultados no câncer de próstata e pâncreas BRCA-mutado

    DNA 2017 NET OKOs resultados positivos de duas coortes do estudo Targeted Agent and Profiling Utilization Registry (TAPUR) fornecem evidências de mundo real para apoiar dados recentes de ensaios clínicos que demonstram o papel do olaparibe no tratamento de câncer de próstata e pâncreas avançado com mutações BRCA1/2. Os resultados foram selecionados para o programa científico do ASCO 2020 (Abstracts #4637 e #5567).

  • Novo regime no carcinoma hepatocelular avançado

    Hepatocelular NET OKEstudo apresentado no ASCO 2020 demonstrou atividade clínica encorajadora e perfil de segurança tolerável do regime combinado de anti-CTLA4 em combinação com anti-PD-L1 em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado (Abstract #: 4508).

  • IDEA: resultados finais sobre adjuvância no câncer de cólon

    rivadavio 2020Destaque do panorama gastrointestinal, a apresentação dos resultados finais de sobrevida global (SG) e sobrevida livre de doença (SLD) em 5 anos do International Duration Evaluation of Adjuvant Chemotherapy (IDEA) Collaboration continuam a apoiar o uso de CAPOX adjuvante por três meses para a grande maioria dos pacientes com câncer de cólon estágio III. “Os dados apresentados necessitam ser amplamente e consistentemente adotados pelos serviços de oncologia, dado sua significância clínica”, avalia o oncologista Rivadávio Antunes de Oliveira (foto), preceptor e chefe da residência de Oncologia Clínica do Hospital do Câncer de Londrina (HCL).

  • SWOG S1505: Quimioterapia perioperatória no câncer de pâncreas ressecável

    Pancreas 2 NET OKApresentado na sessão oral de GI-não colorretal do ASCO 2020, o estudo randomizado de fase II SWOG S1505 avaliou o potencial de controle precoce da doença sistêmica com quimioterapia perioperatória em pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático ressecável (Abstract #4504).

  • Quimioterapia com platina no câncer de pâncreas metastático HR-mutado 

    CASALI 2018 NET OKPacientes com câncer de pâncreas metastático com mutações somáticas ou na linhagem germinativa nos genes de reparo do DNA apresentaram melhores resultados clínicos com a quimioterapia à base de platina em comparação com pacientes sem essas mutações. Os resultados foram publicados na Clinical CancerResearch, periódico da American Association for Cancer Research(AACR). O oncogeneticista José Cláudio Casali (foto), chefe do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center e 2º Diretor Científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), comenta o trabalho.

  • Biomarcadores preditivos no câncer de canal anal: 5 anos de seguimento

    camila motta venchiarutti moniz bxA oncologista Camila Motta Venchiarutti Moniz (foto), pesquisadora do ICESP e do IDOR, é primeira autora do estudo de coorte prospectivo que teve como objetivo avaliar biomarcadores preditivos (Ki-67, PD-L1, papilomavírus humano (HPV), status HIV e mutações encontradas no DNA tumoral) no carcinoma de células escamosas do canal anal (SCCAC, da sigla em inglês). O estudo marca a presença brasileira no 2020 ASCO Virtual Scientific Program, com dados de 5 anos de acompanhamento (Abstract #: 4053).

  • Impacto econômico do câncer no Brasil

    mariana cancela cymk bxMarianna de Camargo Cancela (foto), do INCA, é primeira autora de estudo selecionado para o 2020 ASCO Virtual Scientific Program, com dados que dimensionam parte dos custos indiretos da mortalidade prematura por câncer no Brasil, representando 0,2% do PIB brasileiro em 2016.

  • Mutações germinativas no câncer de pâncreas

    livia munhoz bxLívia Munhoz Rodrigues (foto) é primeira autora de estudo com apoio da FAPESP, que explorou a frequência e o espectro de mutações germinativas em uma população multiétnica de pacientes com câncer de pâncreas. O estudo foi selecionado no programa científico da edição virtual do ASCO 2020 e incluiu pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Abstract #: e16749).

  • Interação entre câncer e distúrbio pós-séptico

    caio abner bxEstudo brasileiro multicêntrico publicado no Journal for Immunotherapy of Cancer demonstrou que os linfócitos T reguladores produzidos após uma infecção grave podem inibir o câncer colorretal induzido por inflamação intestinal (colite). O trabalho foi tema de doutorado do médico Caio Abner Leite (foto), doutor em Oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center.

  • FDA aprova ripretinib para o tratamento de quarta linha de GIST

    aprovado 2019 bxA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou o ripretinib (QINLOCK™, Deciphera Pharmaceuticals, Inc.) para a quarta linha de tratamento de pacientes adultos com tumor estromal gastrointestinal avançado (GIST) que receberam tratamento prévio com 3 ou mais inibidores de quinase, incluindo o imatinibe. A aprovação é baseada no estudo de Fase III INVICTUS.

  • Entendendo o gene RET e suas alterações

    drops genomica retEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista André Murad, diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP) e diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, aborda o gene RET e suas alterações.

  • Impacto da duração da radioterapia na sobrevida global do carcinoma espinocelular de canal anal

    Hanriot Net OKAtrasos no tratamento são comuns no carcinoma espinocelular do ânus e canal anal (SCCA, da sigla em inglês), refletindo a toxicidade da quimiorradiação (QRT). Estudo que investigou os efeitos da duração da radioterapia na sobrevida global de pacientes com SCCA tratados com QRT publicou os resultados, em artigo de Mehta et al., no Journal of Gastrointestinal Oncology. “Artigos como este vêm reforçar o conceito de que tecnologia bem empregada pode salvar vidas, promover melhor qualidade de vida nas pessoas tratadas e com relação de custo-efetividade plenamente justificada", avalia Rodrigo Hanriot (foto), coordenador do serviço de Radioterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

  • Controvérsias no tratamento e manejo do câncer retal

    Rodrigo Oliva Perez 2018 NET OKOs cirurgiões oncológicos Angelita Habr-Gama e Rodrigo Perez (foto) são co-autores de artigo de revisão publicado no ASCO Educational Book que traça um panorama do tratamento e manejo do câncer retal, em cenários ainda bastante controversos da doença. “A incorporação de novas modalidades de tratamento aumentou significativamente a complexidade do tratamento e manejo do câncer retal, incluindo terapia perioperatória para doença localmente avançada e preservação de órgãos para aqueles com resposta completa ao tratamento pré-operatório”, destacam os autores.

  • FDA aprova primeira terapia-alvo no colangiocarcinoma

    colangio bxFood and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu aprovação acelerada ao pemigatinib (Pemazyre®, Incyte Corporation), para tratamento de pacientes adultos com colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático, previamente tratados, com fusões ou rearranjos de FGFR2. A decisão foi baseada nos resultados do estudo Fase II FIGHT-202, que avaliou a segurança e a atividade antitumoral do pemigatinib em pacientes com colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático previamente tratado, com e sem fusões ou rearranjos de FGFR2.

  • Estudo avalia modelo de predição de risco de câncer de pâncreas

    PancreasUm modelo de predição de risco que combina fatores genéticos e clínicos com biomarcadores circulantes identificou indivíduos com risco significativamente maior de câncer de pâncreas. Liderado por Peter Kraft, professor de epidemiologia na Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública, em Boston, o trabalho foi publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, periódico da American Association for Cancer Research (AACR).

  • FDA aprova combinação de terapias-alvo no câncer colorretal metastático BRAFV600E mutado

    Colorretal OK NET OK ASCO 2016A agência norte-americana Food and Drug Administration(FDA) aprovou a combinação de encorafenibe (Braftovi®) e cetuximabe (Erbitux®) para o tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático com mutação BRAFV600E após tratamento prévio. A aprovação é baseada nos resultados do estudo de Fase III BEACON CRC.

  • Quimioterapia adjuvante no câncer de vias biliares

    rafael caparica bxO oncologista Rafael Caparica (foto), fellow do Institut Jules Bordet, Bélgica, é primeiro autor de revisão sistemática e meta-análise que avaliou o benefício da quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer de vias biliares. Os resultados foram publicados no periódico Critical Reviews in Oncology/Hematology.

  • Trastuzumabe pós-progressão não mostra benefício no câncer gástrico ou JEG

    tiago castria semana baixaEstudo japonês de Fase II que avaliou o uso contínuo de trastuzumabe além da progressão no câncer gástrico ou de junção gastroesofágica avançado HER2 positivo (T-ACT Study) mostrou que a estratégia não melhorou a sobrevida livre de progressão desses pacientes. Os resultados estão em artigo de Makiyama, A et al, no Journal of Clinical Oncology. O oncologista Tiago Biachi de Castria (foto), médico do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês, analisa os resultados do estudo.

  • A terapia neoadjuvante melhora os resultados em pacientes com câncer de pâncreas ressecável?

    raphael araujo bxO cirurgião oncológico Raphael Araújo (foto), médico da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e do Hospital Israelita Albert Einstein, é primeiro autor de artigo exclusivo que analisa se a terapia neoadjuvante melhora os resultados de sobrevida em pacientes com câncer de pâncreas ressecável. O trabalho conta com a colaboração da médica especialista em radioterapia Ana Carolina Pires de Rezende e do oncologista clínico Diogo Bugano.

Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519